Massimo - 15/05/2014

quinta-feira, 15 de maio de 2014

EUTERPE E OS GARIS

Unindo as comemorações do aniversário de Nova Friburgo às homenagens aos garis — cujo dia também se comemora a 16 de maio — a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense vai desfilar com uma representação desses profissionais.

Além disso, em iniciativa conjunta com o Gama, a banda distribuirá 20 mil prospectos com a poesia "Lixeiros”, reproduzido na edição de terça-feira desta coluna.

Parabéns ao Gama e à Euterpe pelas justas homenagens.


CURIOSIDADE

As informações divulgadas pela Euterpe trazem uma curiosidade interessante.

"A denominação de ‘gari’ começou a ser usada por causa do empresário francês Pedro Aleixo Gary, que, ainda na época do Brasil Império, em 1876, foi contratado pela Corte Brasileira para organizar o serviço de limpeza na cidade do Rio. Os funcionários que trabalhavam na coleta de lixo passaram a ser chamados de ‘turma do gari’ ou, simplesmente garis.”


VOU DE TÁXI (1)

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a realização de audiência pública proposta pelo vereador Marcelo Verly, no próximo dia 26, às 9h, para discutir projeto do Executivo que dispõe sobre o serviço de transporte individual de passageiros.

O popular táxi.

Na véspera da audiência, representantes dos taxistas serão recebidos pelo prefeito Rogério Cabral para tratar desse e de outros temas.


VOU DE TÁXI (2)

Conforme as palavras de Verly, "a intenção é mediar as intenções da Prefeitura em regulamentar o serviço para melhorar a sua qualidade, padronizar a frota e permitir a sua ampliação, e as necessidades dos profissionais que já atuam no segmento”.

Atualmente, cerca de 280 táxis circulam pela cidade, superando a proporção estabelecida em lei, de um profissional para cada mil habitantes.

A proposta da Prefeitura sinaliza uma autonomia a cada 500 habitantes, o que permitiria a atuação de algo entre 360 e 370 taxistas.


DIVÃ (1)

Leitor escreve ao Massimo para fazer um desabafo que merece ser compartilhado.

"Lendo a respeito da Lei que regulamenta um mutirão para solucionar a divida ativa do município, deixo uma sugestão. Será que nós, friburguenses, não poderíamos também aprovar uma lei que apurasse todas as necessidades do município, e condicionássemos o pagamento das dívidas pendentes à solução dos problemas relacionados? Afinal, cobrar é muito fácil, o fazer que é trabalhoso.”


DIVÃ (2)

E continua: "Gostaria que o governo municipal tivesse a mesma iniciativa para resolver os problemas da cidade, que tem que arrecadar fundos para sustentar sua estrutura pública inoperante. Infelizmente, a cada dia, tenho a certeza de que ainda teremos um longo período de ‘escuridão política’ pela frente, mas como diz aquele jargão, cada povo tem o governo que merece. Afinal, se eles estão lá, foi através do voto de confiança de milhares de friburguenses esperançosos e hoje, com certeza, desiludidos”.


STAM EM DESTAQUE

A foto de hoje foi feita na praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói.

A Stam — sempre ela — produziu essa bela peça de incentivo à torcida pela seleção e a posicionou de modo a ser a última imagem vista por quem está saindo do Rio de Janeiro rumo ao norte.

Vai, Brasil! Vai, Stam!


PEDIDO DE INFORMAÇÃO (1)

O vereador José Sebastião Rabello, o popular Zezinho do Caminhão, elaborou recentemente um pedido de informação inspirado por carta de leitor de A VOZ DA SERRA.

Tomando como base os questionamentos manifestados por Eduardo Sanches em carta publicada no dia 15 de abril, a respeito da instalação de câmeras em diversos pontos da cidade, o vereador elaborou documento com 19 perguntas, que acabou sendo rejeitado por maioria de votos no plenário.

Fica, contudo, a prestação de contas da iniciativa.


PEDIDO DE INFORMAÇÃO (2)

Outro pedido de informação, desta vez assinado por Pierre Moraes, pede apenas acesso à folha de pagamento de todo o funcionalismo público municipal desde janeiro de 2013.

O pedido foi aprovado, mas o vereador lembra que já havia solicitado as mesmas informações outras vezes, sem ser atendido.

Na sessão de terça-feira, 13, ele chegou a afirmar que, caso não seja atendido dessa vez, poderá entrar com processo de representação junto ao Ministério Público, por crime de responsabilidade.

A conferir.


EM TEMPO...

Existe a previsão de que o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, passe no gabinete do prefeito Rogério Cabral antes de receber a Comenda Barão de Nova Friburgo no Teatro Municipal.

Na pauta do encontro, a assinatura de convênio para colaboração no projeto da Cidade Inteligente, com direito à criação de uma sala de gerenciamento de crises.

Também a conferir.


É HOJE!

Está marcada para a noite de hoje, a partir de 19h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, a cerimônia de entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo e dos títulos de cidadania friburguense indicados e aprovados pelo Poder Legislativo de Nova Friburgo.

Ao todo, 42 nomes estão sendo homenageados.


ELE MERECE (1)

O professor Lucien Alhanati — que inclusive já assinou Ponto de Vista em A VOZ DA SERRA — recebeu moção honrosa do vereador Cláudio Damião, em cerimônia realizada anteontem no Sanatório Naval.

Lucien foi professor de física e titular de Mecânica na Escola Naval e, ao se aposentar, veio morar em Bom Jardim e lecionar no Colégio N.S. das Mercês.


ELE MERECE (2)

Os alunos que tiveram o privilégio de assistir às suas aulas sabem que eram excelentes.

A cerimônia contou com as presenças do diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, do geólogo Guilherme Estrella e também de uma das personalidades mais emblemáticas do Colégio Mercês e, por que não, de Nova Friburgo: a Irmã Francisca.


BLITZ DO IPVA

A Secretaria de Ordem e Mobilidade divulgou os números da operação de fiscalização do IPVA realizada ontem, na Avenida Julius Arp, entre 10h e 13h.

Ao todo, uma moto e oito carros foram apreendidos, além de uma CNH suspeita de ser falsificada.

Também foram distribuídas 18 notificações a motoristas e motociclistas.


ÓTIMO EXEMPLO

Parece mentira, mas não é.

O empresário Ronaldo Ferreira, da Larissa Elásticos, vai dar de presente — isso mesmo, de presente! — ao povo friburguense o show da banda Detonautas, a ser realizado domingo, 18, a partir das 20 horas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Fica o bom exemplo, a quem quiser seguir.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.