Colunas
Massimo — 15/03/2016

Representação diplomática
Ao menos durante esta semana, a Câmara Municipal de Nova Friburgo não poderá contar com seu onipresente embaixador.
O vereador Gustavo Barroso, vejam só, foi a vítima mais recente da dengue em nossa cidade, e está de atestado médico até sexta-feira, 18.
É o preço que se paga por estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Passa bem
Brincadeiras à parte, Gustavo felizmente se recupera bem.
Que ninguém se assuste, portanto, se ele não for visto em algum evento realizado por esses dias.
Voz do povo
A pérola partiu da mesma fonte que informou sobre o doente ilustre.
“Cá pra nós Sr.Aedes... Tanto político aí merecendo ser derrubado, e logo o Gustavo?”
Inesquecível
Essa quem narra é o polivalente camarada Girlan Guilland.
“Realizamos neste dia 13 o 'Domingo da Gratidão', com missa e homenagens ao padre Mielli, pelos 37 anos de seu falecimento. O evento realizado pelo Núcleo de Ex-alunos do Graças já atingiu seu objetivo: iniciar entendimentos para a reabertura do colégio, cujas atividades foram suspensas em janeiro. O pároco Fábio Felipe apoia integralmente a proposta e conta com o apoio de ex-alunos e de toda comunidade.”
Parênteses
O colunista, como não poderia deixar de ser, apoia a causa e torce para que tal união de esforços tenha êxito e consiga dar nova vida a esta histórica instituição friburguense.
Ir e vir
Entrou em vigor à 0h de hoje a nova tarifa de R$ 3,70 para os ônibus municipais.
Não é barato, e para a concessão do reajuste o prefeito Rogério Cabral fez algumas exigências à Faol, tais como: colocação de painel eletrônico na rodoviária; abertura do sinal de GPS dos coletivos ao Poder Concedente; aquisição de dez ônibus até 10 de maio (em cumprimento ao acordo anterior) e mais dez ônibus a serem entregues até 10 de setembro deste ano, todos com ar condicionado, GPS e câmeras; adição de duas horas de integração ao tempo previsto da viagem; e cumprimento da Lei Orgânica Municipal, concedendo gratuidade aos idosos com faixa etária entre 60 a 64 anos de idade.
Filho bonito
Quanto à gratuidade, aliás, já começaram a pipocar as habituais declarações entre alguns políticos da cidade, valorizando as próprias colaborações para a concretização da conquista.
É a velha história: todo mundo quer ser pai de um filho bonito.
DNA
Nesta caso, no entanto, a paternidade é conhecida, e teve origem em 2009 através da emenda à Lei Orgânica proposta pelo vereador Professor Pierre, e apoiada por todos os integrantes da legislatura anterior.
Sem desconsiderar, é claro, algumas importantes contribuições no Legislativo e no Executivo para que a lei fosse cumprida.
Mas aí já é outra história...
Nem esquentou
O vereador e pré-candidato a prefeito Renato Abi-Ramia nem esquentou o lugar, como diz a expressão popular, em sua rápida passagem pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros).
Considerando a atual dança das cadeiras entre os parlamentares em Brasília, que repercute diretamente sobre o tempo de televisão para cada legenda e a participação ou não em debates eleitorais, Renato aceitou o convite do ex-governador Anthony Garotinho e fez as malas para o PR.
Divórcio amigável
A mudança, no entanto, foi previamente arquitetada com o próprio Pros de Hugo Leal e Ricardo Figueira.
É correto concluir, portanto, que o partido continua a desempenhar papel de destaque neste grupo político em âmbito municipal.
Juventude empreendedora (1)
O vereador Marcelo Verly, que é também coordenador de projetos e extensão do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, entrou em contato com o Massimo para celebrar a aprovação do Senado à regulamentação de empresas juniores em universidades.
A votação aconteceu na última quinta-feira, 10.
Juventude empreendedora (2)
Por aqui, lembra, Verly, são três as empresas juniores em atividade.
A saber: Serra Jr. Engenharia (Uerj); Geração Júnior (Estácio) e Hórus Consultoria Jr. (Cefet).
Em tempos de crise, são bons ventos de renovação para a economia.
Concurso 2015
O vereador Zezinho do Caminhão - que, por sinal, soprou velinhas ontem, 14 - entrou em contato com o colunista para confirmar a data da audiência com o prefeito Rogério Cabral, solicitada por manifestantes na sessão da última quinta-feira, 10, contrários à forma como foram conduzidos os testes de aptidão física.
O prefeito irá receber uma pequena comitiva em seu gabinete, às 15h30 da próxima quinta-feira, 17.
Gasparzinho (1)
Enquanto parte da população vai às ruas protestar contra a corrupção, surgem os primeiros sinais de que nas próximas eleições municipais vai continuar valendo tudo, do jeito como sempre foi.
Se no passado tivemos informações plantadas em veículos sem ética e vários casos de candidatos de aluguel, bancados por outras candidaturas com o único intuito de difamar adversários, parece que este ano foi aberto um novo campo de batalha e desinformação: os perfis falsos em redes sociais.
Gasparzinho (2)
Aparentemente, ao longo dos próximos meses devem circular diversas publicações apócrifas, espalhadas por perfis inventados, defendendo determinada candidatura e atacando as demais.
Os primeiros casos, o colunista pode testemunhar, já começaram a acontecer.
Aos (e)leitores, portanto, fica a dica: se a fonte original da informação não for conhecida, não compartilhem nem acreditem sem confirmação.
Noção de espaço
Por WhatsApp o leitor envia a foto que ilustra a coluna de hoje.
E aí, que tal a noção de espaço dos donos destas motos, estacionadas semana passada em frente à Câmara Municipal, na Rua Augusto Spinelli?
Egoísmo? Imagina...

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário