Massimo — 14/10/2015

quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Foto de capa

Começando bem

É sempre bom começar os trabalhos semanais com uma boa notícia.

De acordo com o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, divulgado recentemente pelo MEC, Nova Friburgo ocupa a quinta colocação entre os 92 municípios fluminenses no que se refere ao ensino fundamental.

Índice

O novo indicador, lançado este mês, será bianual e é fruto de estudo do Centro de Liderança pública (CLP), com apoio das fundações Roberto Marinho e Lemann, e também do Instituto Península.

Além de considerar a nota do Ideb, o índice se baseia em critérios como escolaridade de professores e taxa de atendimento na educação infantil.

Termômetro

Fontes na Secretaria Municipal de Educação apontam o bom resultado como reflexo, entre outros fatores, do investimento em capacitação das equipes.

Especialmente a partir da gestão de Tânia Trilha, juntamente à então subsecretária pedagógica, Cristina Abrahão.

Mas, claro, acima de tudo esta é uma vitória coletiva.

Por outro lado...

Há que se observar, no entanto, o mau desempenho obtido pelo Estado do Rio de Janeiro, que ficou com média 4,1 em dez pontos possíveis e ocupa a 15ª posição entre os 26 estados mais o Distrito Federal.

A média nacional foi de 4,5 pontos, e a friburguense de 4,7.

Nota esta que valeu a posição de nº 1.774, entre os 5.570 municípios brasileiros.

Não quer só comida

Conforme a coluna havia antecipado, no fim de semana foram realizadas duas reuniões de emendas participativas do deputado Glauber Braga em Nova Friburgo.

Durante a manhã de sábado, 10, o encontro foi no Alto de Olaria, e à tarde em Conselheiro Paulino.

Sintomaticamente, nas duas comunidades o desejo da maioria foi de que o investimento de R$1 milhão seja direcionado a melhorias na saúde pública.

Segue

No Alto de Olaria a comunidade apresentou nove propostas vinculadas às pastas de educação, saúde, infraestrutura e projeto social. A proposta que recebeu mais votos foi para construção de um posto de saúde na Rua Xingu.

Já em Conselheiro Paulino 12 ideias foram apresentadas e entraram em votação. A escolhida pela comunidade foi para compra de aparelhos para o posto de saúde do distrito.

É hoje!

Hoje, 14, das 9h às 12h, a Associação Pestalozzi de Nova Friburgo promoverá uma palestra sobre as mudanças que teremos nas organizações sociais devido à aplicabilidade da Lei 13.019, conhecida como Marco Regulatório das Organizações Sociais.

As inscrições podem ser feitas através deste email, conforme ficha de inscrição em anexo.

Valor: R$ 30.

Também é hoje!

Truticultores de Nova Friburgo têm reunião marcada hoje, 14, às 16h, no Sebrae.

Na pauta, o fortalecimento do setor, com a retomada da Associação dos Truticulturores, e o Festival de Truta, em novembro.

Caminhos cruzados

Quem acompanhou as eleições municipais de 2012 deve se lembrar da situação que envolveu o PR a partir do momento em que o ex-vereador Edson Flávio, à época presidente da sigla, anunciou sua candidatura a prefeito.

Após sofrer intervenção estadual, o partido que tinha 25% dos vereadores de Nova Friburgo acabou não elegendo nenhum na legislatura seguinte.

Página virada

O episódio, claro, gerou mágoas profundas à época.

Nos últimos três anos, contudo, o mundo deu suas voltas e eis que tanto Edson Flávio quanto o também ex-vereador pelo PR, Isaque Demani, constam atualmente entre os prováveis nomes do PMDB para as eleições proporcionais no ano que vem.

Apenas Reinaldo Rodrigues não seguiu o mesmo caminho.

Ao que consta, a (re)união foi uma vitória diplomática de Grace Arruda.

Aproveitamento urbano

Enquanto não surge uma definição a respeito do espelho d’água da Praça Dermeval Barbosa Moreira, a criançada tratou logo de dar nova serventia ao lugar durante o Dia das Crianças.

Um leitor atento capturou o momento, e também a paz com que um camarada cochilava a alguns metros dali.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.