Colunas
Massimo — 14/08/2015
Bom sinal
Os professores Rui Marques e Maria Georgina, respectivamente ex-presidente da Faperj e atual diretora do Centro de Tecnologia e Ciências da Uerj, visitaram o campus do IPRJ e o prefeito Rogério Cabral nesta terça-feira, 11.
A passagem de ambos pela cidade possui grande relevância, uma vez que os dois são pré-candidatos nas eleições para Reitoria e Vice-Reitoria da Uerj, a serem realizadas em outubro.
Cá entre nós...
Há quem diga que ambos são os favoritos a substituírem o friburguense Ricardo Vieiralves no comando da instituição.
O contato com o campus regional da Uerj e com o próprio prefeito, portanto, não deixa de ser positivo para a continuidade dos planos ambiciosos de expansão, especialmente caso a dupla confirme as expectativas e saia vencedora do pleito em outubro.
A conferir.
Haja gasolina
Se alguém quiser acompanhar de perto a agenda do prefeito Rogério Cabral hoje, é melhor encher o tanque do carro.
Às 11h da manhã, por exemplo, ele inaugura ponte no Alto Schuenck, distrito de Amparo.
Pouco mais tarde, 12h30 e 13h30, ele inaugura parquinhos em praças de Lumiar e São Pedro da Serra, respectivamente.
Tem mais...
Às 16h Rogério visita as instalações da usina de asfalto na companhia de diversos vereadores.
E, por fim, às 18h ele participa de reunião no Ibelga, em São Lourenço.
Os frentistas agradecem.
À moda antiga
Já faz alguns dias, mas vale o registro.
Em tempos de teleconferências e grupos em aplicativos e redes sociais, a secretária de Educação, professora Tânia Trilha, optou pela moda antiga e conseguiu reunir recentemente 120 dos 127 diretores de escolas municipais para um café da manhã, com o objetivo de informar pessoalmente a respeito dos ótimos resultados das simulações da prova Brasil, que é um dos mecanismos de avaliação do Ideb.
Bons índices
O prefeito Rogério Cabral também participou do encontro, juntamente às subsecretárias administrativa e pedagógica, Patrícia Pimentel e Cristina Abrahãao, e ao vereador Sérgio Louback.
“Com a perspectiva de elevação do Ideb, mesmo atravessando um ano de recessão, conseguiremos manter os repasses financeiros nos valores atuais, apesar dos cortes já realizados”, explicou a secretária.
Exterminador de riscos (1)
Ninguém discute que nossa cidade tem vários problemas das mais diversas complexidades para resolver. Contudo, volta e meia ainda surgem notícias animadoras.
A mais recente delas dá conta que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Civil, fornecerá uma estação robotizada que, acreditem, consegue prever movimentações de terra.
Exterminador de riscos (2)
De acordo com a secretaria municipal de Defesa Civil, a estação será instalada na Escola Municipal Lafayete Bravo Filho, no Bairro Floresta, e terá alcance para monitorar também as localidades Rosa Branca e Granja Mimosa, numa região onde a topografia configura área de risco.
Exterminador de riscos (3)
A Estação Total Robotizada (ETR), como é chamada, é capaz de cobrir toda a área a seu redor num raio de 2,5 quilômetros, 24h por dia. A ETR funciona repercutindo sinais de laser a sensores, denominados prismas, que retransmitem o sinal à estação. O mínimo deslocamento dos prismas e as menores alterações de suas posições indicam anomalias no terreno.
E o que é melhor: esses movimentos de massa de terra são obtidos com antecedência de até três dias e fornecem subsídios para a emissão de alertas prévios.
Exterminador de riscos (4)
Os prismas serão instalados em plataformas de concreto, juntamente com pluviômetros e sensores de sola, formando uma rede de coleta de dados.
Os dados têm envio imediato pela internet para o Cemaden, que os analisa e toma as devidas medidas.
Todo esse equipamento totaliza investimentos em torno de R$ 1,1 milhão.
Petrópolis e Teresópolis também receberão estações semelhantes.
Universidade do Esporte (1)
O secretário estadual de esportes, Marco Antônio Cabral, recebeu na tarde desta quarta-feira, 12, uma comitiva friburguense que incluiu o próprio prefeito Rogério Cabral e também Eduardo Jácome, autor do projeto que pretende transformar Nova Friburgo num centro nacional de referência para a formação de esportistas de alto rendimento.
Universidade do Esporte (2)
A ideia de Jácome, de que a Uerj possa retornar ao imóvel da antiga Fundação Getúlio Vargas, desta vez com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação voltados à prática esportiva, foi recebida com entusiasmo pelo jovem secretário, que agendou visita às instalações no próximo dia 27, uma quinta-feira.
Questão de justiça
Cá entre nós, um espaço tão nobre e tradicional como o citado imóvel tem mesmo que abrigar algum projeto ousado e de grande relevância para o município.
Nada mais injusto do que reduzi-lo a um monumento à catástrofe climática de 2011, como tem sido o caso nos últimos quatro anos.
Boas ideias não faltam.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário