Colunas
Massimo – 14/05/2015
Twenty-one (1)
Como já esperado, a Câmara aprovou na sessão da última terça-feira a manutenção dos 21 vereadores para o próximo mandato eletivo.
Ânimos acirrados como sempre, coube a Nami Nassif e Ricardo Figueira exporem na tribuna os principais argumentos pró e contra a medida.
Twenty-one (2)
Ricardo defende o posicionamento de que a emenda constitucional 58 estabelece somente o limite máximo de edis dentro das linhas populacionais.
Já Nami afirma categoricamente que Nova Friburgo não poderia ter menos do que 20 vereadores, e que esta é uma questão jurídica e técnica, não política.
Twenty-one (3)
Outros vereadores a favor da medida, como Marcio Damazio e Marcelo Verly, reiteraram também a economia feita durante a gestão de Damazio à frente da casa, mesmo com os 21 vereadores.
Dado interessante para uma análise fria é que, nos últimos dez anos, duas das três maiores devoluções da Câmara foram feitas pela atual legislatura.
Twenty-one (4)
A defesa mais curiosa sobre a manutenção dos 21 vereadores, no entanto, foi a do vereador Gabriel Mafort.
Para ele, se o argumento fosse economia para a Câmara, que se reduzisse o número de assessores para cada vereador, já que ele mesmo não precisa de todos os seis assessores a que tem direito.
Faz sentido.
Transparência
Entre alguns requerimentos de informação rejeitados pela Câmara ontem, estava um de Zezinho do Caminhão sobre o montante pago ao leiloeiro na questão da compra da Ypu.
O requerimento questionava se o valor, em torno de R$758 mil, fora devolvido à PMNF com as devidas correções.
Pergunta fácil de ser respondida, ainda que mais da metade dos vereadores não tenha interesse em fazê-la.
Comércio (1)
Segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), as vendas no Brasil durante o Dia das Mães tiveram redução de 0,59% em 2015.
É o pior resultado em seis anos.
Comércio (2)
Felizmente em Nova Friburgo a situação foi um pouco melhor que a média nacional, com as vendas na cidade registrando aumento de 2% em relação a 2014.
Principalmente nos setores de vestuário, calçados e perfumaria.
Bom sinal.
Saúde (1)
Mas o auditório só começou a encher mesmo conforme se aproximava o momento da apresentação do secretário de Saúde, Luis Fernando.
Apoiado por diversos profissionais da Saúde que compareceram ao local, Luis Fernando expôs todo o trabalho que foi feito durante sua gestão, mostrando melhoras em diversos indicadores acompanhados de fotografias.
Saúde (2)
Como já antecipado pela coluna de ontem, o secretário também aproveitou a ocasião para expressar o desejo de voltar a ser vereador e disponibilizar o seu atual cargo.
Seu substituto, ao que tudo indica, é o atual controlador da PMNF, Rafael Tavares.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário