Colunas
MASSIMO - 14/04/2015
Tristeza
Esta semana, como tantas outras, começa sob a sombra de um fim de semana muito acidentado em nossas ruas e estradas.
Triste, muito triste.
Não é possível que nada possa ser feito por cada um de nós para colocar um fim a essa carnificina.
Para guardar (1)
“A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado.” (Eduardo Galeano)
A vez da CDL
Depois de debater a prevenção a doenças renais e prestar homenagens aos 70 anos de A VOZ DA SERRA, chegou a vez da Câmara relembrar os 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas.
A entidade, fundada no dia 8 de setembro de 1964, será homenageada na sessão específica de hoje, às 17h30, por iniciativa dos vereadores Nami Nassif e Marcelo Verly.
Tamanho da casa
Em meio à sequência de sessões solenes e aos feriados que tradicionalmente salpicam o mês de abril, a Câmara aguarda pela próxima sessão ordinária para que possa aprovar a manutenção dos 21 vereadores para o período 2017-2020.
A medida é dada como certa nos bastidores, e sustenta-se sobre a argumentação de que o maior número de parlamentares não impediu um aumento no volume de recursos devolvidos pelo Legislativo ao fim de cada ano.
Respingou
A polêmica e impopular aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4.330/04, que abre a possibilidade de terceirizar ilimitadamente tanto na iniciativa privada quanto em órgãos da administração pública indireta, já respingou em Nova Friburgo.
Descontente com a postura assumida por seu partido, que votou de forma favorável ao projeto, o vereador Christiano Huguenin acenou com a possibilidade de deixar o Solidariedade.
Entenda
Após aprovar o texto-base semana passada, hoje a Câmara deve votar os destaques do projeto. Para entrar em vigor o texto ainda tem que ser aprovado pelo Senado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.
Na prática, caso a legislação seja sancionada, a terceirização de funcionários para exercer a tarefa-fim das companhias fica liberada para empresas públicas e sociedades de economia mista, como é o caso da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios e do BNDES, entre outros órgãos.
A propósito
Ao todo foram 324 votos a favor do texto, 137 contra e duas abstenções.
O deputado friburguense Glauber Braga votou contra o PL.
Por falar nisso
Christiano Huguenin presta hoje depoimento na Polícia Federal de Macaé, às 14h30, justamente para dar esclarecimentos a respeito da apreensão de panfletos apócrifos junto à sua assessoria, que faziam ataques à candidatura de Glauber Braga, na reta final da campanha eleitoral do ano passado.
Segue
Nas vezes em que se pronunciou sobre o assunto, Christiano sempre afirmou ter recebido o material sem qualquer conhecimento a respeito do conteúdo, e que a apreensão ocorreu justamente quando os panfletos seriam descartados.
Para guardar (3)
“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” (Eduardo Galeano)
Moção de louvor
Ao fim da sessão solene proposta por Marcelo Verly que celebrou os 70 anos de AVS, os vereadores se reuniram para entregar Moção de Louvor à diretora do jornal, Adriana Ventura, e o vice-diretor, Gabriel Ventura.
A foto é da colega Cristiana Paixão.
Para guardar (4)
“Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca.” (Eduardo Galeano)
Para guardar (5)
“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano)
Mais simples
O Sebrae reúne hoje em Cantagalo representantes das prefeituras da região, para o 1º Encontro Menos Burocracia + Desenvolvimento, no Hotel Fazenda Gamela.
A Carta de Intenção dos Municípios para Integração na Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) será assinada pelos prefeitos presentes.
Protestos
Seguindo a tendência nacional, em Nova Friburgo os protestos contrários ao governo federal repetiram-se no último domingo, 12, em escala menor do que no dia 15 de março.
A polícia contou 30 manifestantes, os organizadores falaram em 50.
Como no mês anterior, os ativistas receberam o apoio de boa parte dos motoristas que passaram pelo local.
Chafariz
Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava pela Praça Getúlio Vargas na tarde fria da última sexta-feira, 10. Afinal, não é todo dia que se vê uma mulher nadar de lingerie nas águas geladas do chafariz.
Animada, a senhora mergulhava e conversava com os pedestres sem qualquer inibição. Segundo o comando da Guarda Municipal, ela foi autuada e levada para o Hospital Municipal Raul Sertã, por suspeita de apresentar transtorno psiquiátrico. As imagens do banho viralizaram na internet.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário