Massimo — 13/08/2015

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O que se fala e o que se vê (1)

A Prefeitura, através da Smomu, afirma que está multando veiculados estacionados irregularmente na cidade através das câmeras do Cidade Inteligente. 

Apesar disto, e mesmo com uma câmera logo na entrada da Av. Alberto Braune e alguns agentes na área, o estacionamento irregular na via continua rolando solto como sempre, conforme o flagrante fotográfico da tarde de ontem.

O que se fala e o que se vê (2)

Ou seja, ou se está multando horrores e muita gente vai tomar susto quando recebê-las nas próximas semanas, ou, mesmo com a presença das câmeras, a única coisa que mudou na cidade foi que agora a famosa “vista grossa” é em HD. 

A conferir.

Trânsito (1)

E falando do trânsito, apesar das novas intervenções da Prefeitura nas vias no entorno do Paissandu, um problema antigo continua sem resolução. 

Já que recordar é viver, em outubro de 2014 a Avenida Julius Arp sofreu um recapeamento asfáltico. A obra, no entanto, foi entregue sem nenhuma sinalização horizontal em desacordo com o capítulo VII, artigo 88 do Código de Trânsito Brasileiro.

Trânsito (2)

A VOZ DA SERRA e a coluna alertaram para o problema na época em mais de uma ocasião e, ainda em 2014, a Smomu confirmou que a “sinalização horizontal (…) está sendo providenciada e, em breve, será colocada no local”.

Isto foi em dezembro de 2014. 

Tocha

E o primeiro nome confirmado como carregador da tocha olímpica é do ex-campeão olímpico de voleibol em 2004 e tricampeão da liga mundial, Nalbert. 

Os nomes dos indicados a participar do revezamento da tocha na cidade ainda não foram divulgados, mas a tendência é que também representem maciçamente o esporte.

Novo diretor (1)

O tradicional colégio Anchieta acaba de anunciar a chegada do professor Ricardo Alencar Ribeiro, dono de vasta experiência educacional em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, como seu novo diretor acadêmico.

Novo diretor (2)

Recém-chegado a Nova Friburgo, Ricardo já traça elogios à cidade e seu novo desafio.

“A minha impressão da cidade foi a melhor possível. Nova Friburgo me parece um lugar de gente acolhedora e atenciosa, uma cidade de excelente clima e gastronomia. Para mim, é uma nova missão na vida, que devo cumprir com zelo, amor e presença.” 

Boa sorte ao novo diretor.

Churrasco

E a equipe do Anchieta também está organizando um churrasco para seus ex-alunos: no sábado, 5 de setembro, para alunos formados antes de 1981, e no domingo,  para alunos de 1982 em diante. 

Uma boa pedida para os que sentem saudades do tempo de escola.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a administração do colégio. 

Petição

Já faz alguns dias que começou a circular na internet a petição intitulada “Prefeito de Nova Friburgo (RJ): Ofereça atendimento médico no SUS sem intermediação”, cujo conteúdo resumido é reproduzido abaixo.

Aspas (1)

“Em Nova Friburgo, o paciente só pode ser atendido por um especialista se tiver o encaminhamento de um clínico geral, e não pode marcar a consulta diretamente, seu nome é colocado numa lista de espera, da qual geralmente não sai, a não ser se tiver algum pistolão. Considerando esse absurdo, reivindicamos que qualquer paciente possa marcar consulta com um especialista, como um urologista, por exemplo, sem necessitar de fila de espera. Isso agilizaria o diagnóstico de possíveis doenças graves, como o câncer.”

Ponte

Diante de tal proposição, o Massimo fez a ponte e procurou a Secretaria de Saúde para ouvir o que ela teria a dizer a respeito.

“O acesso desorganizado facilita o privilégio de alguns, assim como impede que outras pessoas sequer tenham acesso ao Sistema Único de Saúde. Logo, a triagem do paciente no âmbito do SUS é necessária para a garantia do acesso democrático a qualquer usuário do Sistema. E para se garantir este acesso democrático, deve-se organizar o acesso ao sistema.”

Como?

“Criando critérios de acesso e fortalecendo a Atenção Básica, para que os médicos generalistas atendam toda a demanda e, somente em casos necessários, seja feito o encaminhamento aos especialistas. A Secretaria de Saúde possui uma equipe multidisciplinar que envolve técnicos da Atenção Básica, e também de Controle, Regulação e Avaliação. Esta equipe está criando um protocolo de encaminhamento para especialidades, com referência e contra referência, que funcionará estabelecendo critérios para referenciar o encaminhamento ao profissional indicado.”

Segue

“Outra ação paralela para reduzir a fila de espera por médicos especialistas é a busca de treinamento contínuo e qualificação dos médicos da Atenção Básica. Os médicos especialistas da rede estão realizando cursos e treinamentos para os médicos da Atenção Básica, em sua maioria de clínicos das ESF (Estratégia de Saúde da Família), para qualificar e selecionar a demanda para as especialidades.”

Resta esperar, portanto, que as medidas tenham o efeito desejado.

Uber (1)

Apesar de não ter nenhum carro  do Uber circulando na cidade, o projeto de lei apresentado pelo vereador Christiano Huguenin que proíbe o aplicativo na cidade em proteção aos taxistas tem dado o que falar.

Além do reflexo negativo nas mídias sociais, alguns leitores enviaram mensagens para a coluna.

Uber (2)

Um deles foi o leitor Claudio Ribeiro, que questiona se o vereador também tem algum projeto para melhorar o serviço e o custo dos táxis em Nova Friburgo, um dos serviços mais caros do estado. 

É, faz sentido. 

TCE

A Câmara Municipal recebeu do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro a aprovação das suas contas do exercício de 2013 com quitação plena ao presidente da Câmara, Marcio Damazio. 

O resultado foi elogiado por todos os vereadores da Casa que enalteceram o trabalho do presidente e sua equipe. 

CMNF (1)

A sessão da última terça-feira ocorreu sem maiores contratempos e quatro projetos do executivo foram votados e aprovados por unanimidade.

Um dos projetos trata da lei de incentivo fiscal às microcervejarias que concede desconto de IPTU para cervejarias locais. 

Os outros três projetos de lei tratavam de mudar um pouco a estrutura e funcionalidade da Fundação Dom João VI para lhe dar mais autonomia para desenvolver ações no que tange a memória da cidade.

Todos os projetos, muito bem-vindos. 

CPI (1)

Uma das expectativas para a sessão desta quinta-feira é a apresentação do pedido de CPI da dívida pública, projeto dos vereadores Marcelo Verly e Ricardo Figueira. 

O pedido já tem 14 assinaturas e soma-se aos outros dois pedidos já pendentes na casa relativos à CPI da saúde e do tratamento de esgoto. 

CPI (2)

Fontes confiáveis comentam que ainda pode ser apresentada mais uma proposta de CPI nas próximas semanas.

Para uma Câmara que não queria nenhuma CPI até recentemente, até por que segundo alguns nobres edis pedidos de CPI são palanque eleitoral, parece que ninguém quer ficar sem a sua em 2015. 

A conferir.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.