Massimo — 13/06/2015

sábado, 13 de junho de 2015

Petição

Já faz alguns dias que começou a circular na internet uma petição intitulada “Prefeito de Nova Friburgo (RJ): Ofereça atendimento médico no SUS sem intermediação”, cujo conteúdo resumido é reproduzido abaixo.

Aspas (1)

“Em Nova Friburgo, o paciente só pode ser atendido por um especialista se tiver o encaminhamento de um clínico geral, e não pode marcar a consulta diretamente, seu nome é colocado numa lista de espera, da qual geralmente não sai, a não ser se tiver algum pistolão. Considerando esse absurdo, reivindicamos que qualquer paciente possa marcar consulta com um especialista, como um urologista, por exemplo, sem necessitar de fila de espera. Isso agilizaria o diagnóstico de possíveis doenças graves, como o câncer.”

Ponte

Diante de tal proposição, o Massimo fez a ponte e procurou a Secretaria de Saúde para ouvir o que ela teria a dizer a respeito.

“O acesso desorganizado facilita o privilégio de alguns, assim como impede que outras pessoas sequer tenham acesso ao Sistema Único de Saúde. Logo, a triagem do paciente no âmbito do SUS é necessária para a garantia do acesso democrático a qualquer usuário do Sistema. E para se garantir este acesso democrático, deve-se organizar o acesso ao sistema.”

Como?

“Criando critérios de acesso e fortalecendo a Atenção Básica, para que os médicos generalistas atendam toda a demanda e, somente em casos necessários, seja feito o encaminhamento aos especialistas. A Secretaria de Saúde possui uma equipe multidisciplinar que envolve técnicos da Atenção Básica, e também de Controle, Regulação e Avaliação. Esta equipe está criando um protocolo de encaminhamento para especialidades, com referência e contra referência, que funcionará estabelecendo critérios para referenciar o encaminhamento ao  profissional indicado.”

Segue

“Outra ação paralela para reduzir a fila de espera por médicos especialistas é a busca de treinamento contínuo e qualificação dos médicos da Atenção Básica. Os médicos especialistas da rede estão realizando cursos e treinamentos para os médicos da Atenção Básica, em sua maioria de clínicos das ESF (Estratégia de Saúde da Família), para qualificar e selecionar a demanda para as especialidades.”

Resta esperar, portanto, que as medidas tenham o efeito desejado.

Potencial

Conforme a coluna comentou dias atrás, foram muitas as reclamações em relação a abusos cometidos pelos jovens que tomaram parte na edição 2015 dos Jogos Jurídicos estaduais, aqui em Nova Friburgo. Alguns dos quais, inclusive, registrados em vídeo.

Por outro lado, segundo dados levantados pelo Convention Bureau junto aos hotéis da cidade, principalmente os do Centro, durante a realização do evento (4 a 7 de junho) a taxa de ocupação foi de aproximadamente 99%, com impactos bastante positivos para o setor.

Ou seja

Os jogos nos deram mais um exemplo do potencial de nossa cidade para promover e sediar eventos de grande porte, e também das próprias possibilidades atreladas a tais eventos para o fomento do Turismo e todos os setores com os quais ele dialoga.

Mas, da mesma forma, nos deram igualmente um exemplo de que certos eventos podem ser mais interessantes do que outros, a depender do público a que se dirigem.

Radar regional (1)

O defensor público-geral, André Luís Machado de Castro, e o governador Luiz Fernando Pezão, inauguram na próxima segunda-feira, 15, às 11h, as novas instalações da Defensoria Pública do Estado em Duas Barras.

Localizada no andar térreo de um prédio novo, a nova sede dispõe de ar condicionado e rampa de acesso.

Radar regional (2)

Segundo o defensor público Marcelo Carletto, que há dez anos atua na comarca, as instalações antigas eram inadequadas.

“No antigo endereço, exatos 21 degraus separavam a Defensoria de Duas Barras da calçada. Muitas vezes desci até a rua para atender pessoas com problemas de mobilidade. Com a nova sede, ganhamos condições dignas de trabalho”.

A nova instalação também tem um banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais.

Radar regional (3)

O novo endereço da Defensoria Pública em Duas Barras é Rua Orlando Pagnuzzi, 60, loja B – Centro.

E o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, a partir das 11h.

Para agendamento é necessário chegar até as 15h, mas casos urgentes não precisam de marcação prévia.

Radar regional (4)

Enquanto isso, em Bom Jardim, uma articulação envolvendo o vereador Adail (PP), o secretário estadual de Meio Ambiente, André Corrêa, e o secretário geral de governo do Estado, Affonso Monnerat, ajudou a viabilizar uma obra aguardada há bastante tempo: o desassoreamento do Rio Grande, no bairro São Miguel.

A dragagem era uma reivindicação da comunidade, principalmente após os acontecimentos climáticos de 2011.

Arraiá da Impera

Essa é para quem anda com saudades de uma boa festa junina.

A partir das 16h deste sábado, 13, acontece o “Arraia da Impera”, na quadra da Imperatriz de Olaria.

As atrações incluem a banda Camouflage, Quadrilha do Tcha Tcha Tcha, bingo, muitas brincadeiras, forró, DJ e, claro, as infalíveis comidas típicas.

A entrada é franca, é só chegar.

Relembrando

A coluna já havia informado, mas não custa relembrar.

Também neste sábado, 13, por iniciativa do vereador Joelson do Pote, a Câmara Municipal realiza reunião solene em comemoração aos 30 anos do coral Cantomusarte.

O encontro acontece às 18h, na própria sede do Legislativo, e é aberto ao público.

Arte e memória

Já na segunda-feira, 15, é a vez do Colégio Anchieta agregar ainda mais arte e história ao seu já tão rico patrimônio.

Está marcada para 19h a “Apresentação do monumento em louvor a São José de Anchieta”, idealizado pelo Padre Luiz Antonio de Araujo Monnerat e executado pelo artista plástico Felga de Moraes.

Oportunidade

O Centro de Formação do Vestuário, órgão da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, está com inscrições abertas para cursos do setor de moda.

Interessados devem se inscrever na própria sede do Cevest, na Avenida Alberto Braune nº 223.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2525-9132.

Amor comunitário

Além de ser o Dia dos Namorados, o dia 12 de junho também é – ao menos em Nova Friburgo – o Dia Municipal das Associações de Moradores.

E é justamente de uma delas, a Amaps, da Ponte da Saudade, que envia a imagem que ilustra a coluna de hoje.

Desrespeito comunitário

Por incrível que possa parecer, ao longo da antiga linha férrea Leopoldina, num dos caminhos mais bonitos de nossa região, muitas pessoas continuam a descartar lixo e entulhos às margens do Rio Santo Antônio.

Vamos lá, gente. Um mínimo de consciência, por favor!

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.