Colunas
MASSIMO - 13/02/2015
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
CARO ÓCIO (1)
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta terça-feira, 10, a edição 2015 do estudo "O Custo Econômico dos Feriados para a Indústria”.
E o resultado foi bastante contundente.
CARO ÓCIO (2)
Conforme os dados apresentados, a indústria brasileira pode perder até R$ 64,6 bilhões neste ano em decorrência de 11 feriados nacionais e 32 estaduais que caem em dia de semana.
O valor representa cerca de 4,8% do Produto Interno Bruto industrial brasileiro.
Em 2014, a título de comparação, este índice ficou em 3,6%.
CARO ÓCIO (3)
O estudo aponta ainda que os prejuízos não se limitam às empresas, uma vez que as paralisações na atividade industrial significam perda de arrecadação tributária para o governo.
Nos cálculos da Firjan, a União e os 27 estados podem deixar de arrecadar R$ 18,1 bilhões da indústria de transformação neste ano graças aos feriados nacionais e estaduais.
CARO ÓCIO (4)
A saber: neste ano o país terá, em dias de semana, três feriados nacionais e um estadual a mais que no ano passado.
O estudo "O Custo Econômico dos Feriados para a Indústria”, com estimativa de perda para todos os estados, pode ser acessado através do endereço http://ow.ly/IOkyA
OU SEJA
Há quem diga que, diante do custo dos feriados, o melhor é aproveitar bastante cada um deles, para justificar os custos.
Mas, por favor, sempre com responsabilidade ao conduzir ou namorar.
CARNAVAL NO TRÂNSITO (1)
Em resposta às notas publicadas pela coluna na edição de quarta-feira, 11, alguns agentes de trânsito procuraram o Massimo a fim de dar explicações sobre a fiscalização no período de carnaval.
Segundo os agentes em questão, a Avenida Alberto Braune já não apresenta mais condições de receber os desfiles, e a instalação das arquibancadas representa um grande problema para o trânsito e o comércio.
CARNAVAL NO TRÂNSITO (2)
Ainda de acordo com os agentes, ao longo deste período específico o comércio depende de uma boa dose de tolerância para poder fazer carga e descarga, e por isso a postura dos fiscais não deveria ser encarada como vista grossa, mas sim, como provida de bom senso.
"Se nós formos multar cada irregularidade que é cometida nesses dias”, afirmou um dos agentes, "a cidade vai parar e ninguém vai trabalhar”.
Está feito o registro.
SANGUE BOM (1)
O gabinete do vereador Eder Carpi — o Ceará — levou para a Câmara Municipal uma iniciativa parecida com a que a colega Anne Lise Ruiz, da TV Zoom, propôs recentemente aos membros da imprensa friburguense.
Ou seja: desafiar os companheiros a doarem sangue no hemocentro do Hospital Raul Sertã.
SANGUE BOM (2)
O vereador e sua equipe deram o exemplo na última sexta-feira, 6, quando doaram sangue e lançaram o desafio aos demais vereadores e assessores da Câmara Municipal de Nova Friburgo, para que façam o mesmo.
Uma iniciativa muito legal. Tomara que a moda pegue.
A PROPÓSITO...
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado, evitar alimentação gordurosa nas três horas que antecedem a doação e apresentar documento original com foto.
PRESTANDO CONTAS
O ex-secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, coronel Hudson de Aguiar, entrou em contato com a coluna para apresentar o balanço final de sua atuação à frente da pasta.
Os números serão apresentados com o devido detalhamento em matéria futura de AVS, mas desde já o coronel agradece publicamente aos subsecretários Claudecir Ribeiro da Silva (Mobilidade); Guilherme Spitz (Posturas) e Ronald Pereira (Guarda Municipal) pelo comprometimento a serviço da municipalidade.
IGUAL PARA TODOS? (1)
A 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) decidiu na última terça-feira, 10, pelo arquivamento da ação penal contra o inglês Raymond Whelan, executivo da Match Services acusado de chefiar a máfia dos ingressos que agiu durante a Copa do Mundo de 2014.
IGUAL PARA TODOS? (2)
Com relação aos outros dez acusados, no entanto, o processo continua a correr normalmente, em segredo de justiça.
A investigação do caso, como os leitores da coluna lembram bem, coube ao delegado friburguense Fábio Barucke.
CORTE ELEITA
O carnaval friburguense já tem rei e rainha definidos.
Na noite de quarta-feira, 11, os nomes de Rogério de Souza Mello e Ana Paula da Silva Macário foram escolhidos para comandar os festejos de 2015.
A bela Ana Paula representa a escola Unidos da Saudade, única agremiação a desfilar este ano pela Avenida Alberto Braune.
FOLIA ACESSÍVEL
O clique da competente fotógrafa Amanda Tinoco chama a atenção para um detalhe muito bacana.
Um palanque na Avenida Alberto Braune sendo montado com rampa de acesso a cadeirantes.
A festa, afinal, só faz sentido se for para todos, não é verdade?
FUMAÇA SEM FOGO
Como o Massimo sempre repete, nem sempre onde há fumaça há fogo.
A sede da Fundação Dom João VI de Nova Friburgo, no casarão localizado na Praça Getulio Vargas, promete dar um bom exemplo disso.
Hoje, 13, entre 9h e 16h, o imóvel passará por procedimento para finalização do processo de descupinização, através da chamada termonebulização.
O procedimento poderá emitir fumaça, mas ninguém precisa se preocupar. Não é incêndio, não.
EM TEMPO...
O Massimo deseja a todos um ótimo carnaval, com muitas festas e — acima de tudo — livre de acidentes.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário