Massimo — 12/09/2015

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Para não esquecer

“Pessoas más não podem ser bons jornalistas. Só uma boa pessoa se esforça para compreender os outros, suas intenções, sua fé, seus interesses, suas dificuldades, suas tragédias.”

Ryszard Kapuscinski

Para identificar

“Cada árvore é conhecida pelo seu fruto.”

Jesus Cristo

Lei das Carretas

Uma das pautas mais aguardadas na sessão de quinta-feira, 10, na Câmara Municipal era a votação da lei do Executivo que pretende regulamentar a circulação de carretas no perímetro urbano friburguense.

A questão é polêmica, envolve diretamente interesses conflitantes, e por isso diversos parlamentares sentiram que o tema merecia ser alvo de um debate mais amplo.

Aspas

“Retiramos o projeto sobre a proibição das carretas, atendendo a solicitações de vereadores tanto da base governista quanto da oposição, e propusemos a realização de uma Audiência Pública no próximo dia 18, às 15h, para ampliar o debate na mesma linha do que foi feito recentemente em relação aos taxistas”, resumiu o vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Verly.

A propósito

Nova Friburgo deve receber em breve a preciosa visita do filósofo e pedagogo Gaudêncio Frigotto, de longa trajetória ligada à pesquisa sobre políticas em educação.

Professor de Verly no doutorado em políticas públicas e formação humana que o parlamentar está cursando na Faculdade de Educação da Uerj, Frigotto foi convidado a palestrar por aqui em outubro, e mostrou-se entusiasmado com a possibilidade.

A data e o local da apresentação serão confirmados nos próximos dias.

CPI das águas (1)

A composição da Comissão Parlamentar de Inquérito que pretende apurar a qualidade do serviço de tratamento de esgoto prestado pela concessionária responsável deve ser definida já na semana que vem.

O presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, estipulou até quinta-feira, 17, o prazo para que os blocos partidários apresentem suas indicações.

CPI das águas (2)

Naturalmente, as preferências devem recair sobre aqueles parlamentares que não participam da CPI da Saúde.

Mas esta não é uma regra, obviamente.

Por falar nele...

O presidente do Legislativo, por sinal, está sorrindo de orelha a orelha.

Tudo porque a aguardada torre de celular na localidade de Centenário, pela qual trabalhou intensamente, já está praticamente pronta.

E as de Conquista e Riograndina seguem o mesmo caminho.

Parênteses

Verdade seja dita: além de propor sessão específica na Câmara para aumentar a oferta de telefonia móvel na zona rural, Damazio também se reuniu no Rio com representantes de todas as principais operadoras, e trabalhou pela liberação das necessárias licenças ambientais.

Todas as torres citadas devem ser compartilhadas por diversas operadoras.

Por sinal

A sessão de quinta-feira, 17, será solene em comemoração aos cinquenta anos da profissão do administrador, e também em celebração ao dia municipal do administrador.

Na ocasião serão homenageados pelo Conselho Regional de Administração (CRA), a partir de indicação de Marcelo Verly — autor da lei que instituiu a data — diversos gestores e empreendedores da cidade.

Entre eles a diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura.

O padre e a missa

Enquanto continuam a todo vapor as reuniões com vistas à composição do cenário eleitoral de 2016, muita gente conserva “um olho no padre e outro na missa”, como se falava antigamente.

O gato e o peixe

De um lado, costuram possíveis alianças, promovem nomes e negociam apoios em esfera regional.

De outro, acompanham as negociações em Brasília, tanto no que diz respeito à eventual abertura da janela para transferências partidárias, quanto à possível dilatação do prazo para a filiação até maio de 2016, ainda em tempo de concorrer às próximas eleições municipais.

Ponto central

A questão é que alguns dos principais nomes nessa disputa vivem situações, digamos, desconfortáveis em suas respectivas siglas, entende?

E, sem a certeza sobre o partido que irão defender, fica difícil negociar parcerias mais sólidas...

UPA (1)

O Massimo falou na coluna de sexta-feira a respeito da UPA de Conselheiro.

Pois bem, cabe salientar que a Prefeitura não recebe a parcela estadual dos repasses relativos à unidade desde fevereiro deste ano, mas ainda assim vem honrando os compromissos junto ao Instituto Unir Saúde, organização social que administra a UPA.

UPA (2)

Já o Instituto Unir, por sua vez, informou que não existem débitos de qualquer natureza com a empresa LMFaz — espécie de empresa terceirizada da empresa terceirizada, que atuava na prestação de serviços gerais — que justifiquem ou impeçam o pagamento das devidas indenizações aos funcionários cujos contratos foram rescindidos.

UPA (3)

De acordo com nota divulgada pela Secom, “no intuito de solucionar a questão da melhor maneira possível, foi marcada uma reunião entre a empresa LMFaz e a Prefeitura, através do procurador do Município e do secretário de Saúde, na próxima terça-feira, 15, às 10h30”.

Cá entre nós

Às vezes parece haver muitos intermediários entre o dinheiro que deixa os cofres públicos e o serviço que é prestado lá no fim das contas, não é não?

Justa homenagem

Por sua contribuição à literatura e à medicina, José El-Jaick foi homenageado pelo vereador Cláudio Damião na tarde de quinta-feira, 10.

Médico pediatra com quatro décadas de atuação, e escritor há mais de 20 anos, El-Jaick recebeu a Moção de Louvor das mãos do parlamentar no plenário da Casa Legislativa.

Homenagem mais que justa.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.