Massimo — 12/06/2015

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Plano de educação

O vice-presidente da Câmara Municipal, Marcelo Verly, informa que o projeto do Plano Municipal de Educação para 2015-2025, elaborado com base nas deliberações da Conferência Municipal de Educação, foi protocolado na secretária da Casa na última terça-feira, 9.

A expectativa é de que seja votado já no próximo dia 18, uma quinta-feira.

Dados educacionais (1)

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Secretaria de Educação, está dando continuidade ao processo de capacitação das equipes escolares em relação ao sistema e-Cidade, software público para gestão, e prosseguindo com a inserção dos dados das unidades escolares.

Dados educacionais (2)

Todas as creches e escolas de conjunto já completaram a inserção das informações referentes ao ano letivo de 2015, faltando apenas 30 colégios para o término de todas as unidades escolares.

A partir da inserção dos dados, o núcleo central da SME pode consultar as informações de cada instituição. Futuramente, os dados serão utilizados no censo escolar e será dada capacitação também para que professores possam utilizar o sistema.

Dados educacionais (3)

O objetivo, de acordo com a coordenadora do NTM, Alessandra Jaccoud, é agilizar e facilitar a consulta aos dados das unidades, quer seja pela própria equipe escolar, quer seja pelo núcleo central da Secretaria.

Posteriormente, a intenção é permitir que os pais ou responsáveis também tenham acesso ao sistema para checar informações como nota e frequência.

A conferir.

Beatle Noel

Além de todos os motivos tradicionais e religiosos intrínsecos às celebrações do dia dedicado a Santo Antônio, a comunidade terá ainda um incentivo a mais para comparecer à Praça do Suspiro na noite do próximo domingo, 14, quando o mais friburguense dos ingleses, o simpático Noel O’Mahony, fará uma apresentação de seu consagrado repertório, que inclui Beatles, Sinatra, Elvis e outras preciosidades dos anos 60 e 70.

O show é gratuito e começa às 20h.

Vocação incentivada (1)

A Prefeitura está em vias de concluir um projeto de lei de incentivo à criação e comercialização das Cervejas Artesanais de Nova Friburgo, dentro da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro – Cerveja das Montanhas.

O projeto, que será implantado em Nova Friburgo e na região Serra Verde Imperial, foi apresentado inicialmente pelo Sebrae como forma de apoio às microcervejarias do estado. O Ministério do Turismo, a Secretaria Estadual de Turismo e a TurisRio participam conjuntamente do trabalho.

Vocação incentivada (2)

Conforme a explicação oficial, o incentivo à fabricação e comercialização das cervejas artesanais tem como objetivo desenvolver a cultura cervejeira para a criação de um novo produto turístico.

A rigor, já existem na cidade diversos rótulos de reconhecida qualidade, e o crescimento do setor é visto como oportunidade de fomento do aparelhamento turístico local.

Estímulos (1)

Desde agosto de 2014 as microcervejarias que produzem até três milhões de litros anuais (com, no mínimo, 90% de cereais maltados ou extrato de malte) e vendem não mais do que 200 mil litros por mês já podem se beneficiar da redução do ICMS.

E as que seguirem as normas ambientais pré-estabelecidas receberão, por isso, uma certificação, e podem ser contempladas com a isenção de até 100% no IPTU, a isenção de até 100% na Taxa de Emissão de Alvará, facilitação na emissão de licenças e tramitação administrativa prioritária.

Aspas

“Criar facilitadores para os fabricantes estimula o aumento da produção e a concorrência. E a ampliação da cultura cervejeira regional contribui efetivamente para a geração de emprego, o desenvolvimento econômico e, ainda, agrega mais um elemento à cesta de produtos turísticos de Nova Friburgo”, avaliou o secretário municipal de Turismo e Marketing, Nauro Grehs.

Recuperação econômica

Enquanto não é divulgado o parecer sobre a possível inclusão na lista de municípios beneficiados com tributação especial do ICMS, Nova Friburgo e Teresópolis já podem comemorar a inclusão no Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses.

Sobre o Fundo

Criado em 2005, este é o mecanismo pelo qual o governo financia atividades geradoras de emprego e renda, com juros de 2% ao ano e um prazo de 25 anos para pagamento.

Os financiamentos são válidos para indústria, agroindústria, agricultura familiar, micro e pequenas empresas, serviços e comércio atacadista. O valor do financiamento pode chegar a 80% do total do projeto, e varia de acordo com a capacidade de pagamento da empresa.

Aspas (2)

Um dos articuladores da inclusão das duas cidades no Fundo, o deputado estadual Wanderson Nogueira considerou este o marco inicial “do renascimento econômico e social de Nova Friburgo e Teresópolis”.

E acrescentou: “Não acredito em desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico. A inclusão dos municípios nesse fundo representa mais emprego e renda para nossa região. As linhas de crédito são muito interessantes e beneficiam tanto o empresário quanto o trabalhador”.

Próximos passos

O parlamentar também anunciou a organização de um Fórum de Desenvolvimento Econômico a ser realizado no dia 31 de julho em Nova Friburgo, no qual o secretário estadual Marco Capute estará presente para tirar dúvidas dos interessados no Fundo e debater a questão da tributação especial do ICMS.

O evento será aberto a todos.

Bom exemplo

A foto de hoje mostra um ótimo exemplo a ser seguido pela população, porque também precisamos fazer a nossa parte, correto?

Imagine como seria bom se todas as lixeiras em nossa cidade fossem assim, cobertas, como esta no Cascatinha.

Fica a sugestão.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.