MASSIMO - 11/11/2014

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

COTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO (1)

O governador Pezão sancionou e o Diário Oficial do Estado publicou na última sexta-feira, 7, a Lei 6914, de autoria do deputado estadual Zaqueu Teixeira (PT), que estabelece o sistema de cotas em universidades públicas estaduais também para os cursos de pós-graduação.


COTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO (2)

Conforme o texto aprovado, 12% das vagas passam a ser destinadas a negros e indígenas graduados, enquanto outros 6% ficam reservados para pessoas com deficiência, ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.


COTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO (3)

Nas cotas aos alunos de instituições privadas, são englobados beneficiários de bolsas de estudo como Fies, Prouni ou qualquer outro incentivo governamental.

As mesmas regras do sistema de cotas para a graduação são aplicadas a cursos oferecidos em parceria com fundações públicas, privadas ou entidades sem fins lucrativos.


COTAS PARA PÓS-GRADUAÇÃO (4)

Em Nova Friburgo, além das graduações em engenharia mecânica e engenharia de computação, a Uerj oferece ainda mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais, e mestrado e doutorado em modelagem computacional.

A promessa, tanto do governo quanto da reitoria, é de que nos próximos anos essa oferta seja substancialmente ampliada.


POR FALAR NISSO...

O Ministério da Educação autorizou, na semana passada, a criação de dois novos cursos no campus da Universidade Federal Fluminense em Nova Friburgo.

Já a partir de 2015, as aguardadas graduações em fisioterapia e de terapia ocupacional começam a funcionar com quarenta vagas cada.


NAS MELHORES FAMÍLIAS

O mais novo viral nos whatsapps da cidade, vejam só, é a foto de uma viatura da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana sendo rebocada por outra viatura da mesma secretaria.

O motivo? Falta de combustível.

O episódio ocorreu no último fim de semana, quando a viatura acompanhava a cavalgada de Nossa Senhora Aparecida. Fontes indicam que o veículo em questão estaria com problema na boia de medição de gasolina, e que já teria ficado a seco anteriormente, na semana passada.


CÁ ENTRE NÓS...

Brincadeiras à parte, a reforma administrativa não parece ter sido positiva para o trânsito.

São problemas demais, embrulhados em burocracia demais, para poucas pessoas tentarem resolver.

Não é fácil não.


EM TEMPO

Alheios a esse tipo de problema, os cavalos seguiram firmes até o fim do percurso planejado.

Menos mal.


CENA INUSITADA

Quem passou na manhã de sábado pelo antigo campo do Serrano Futebol Clube, em Olaria, testemunhou uma cena inusitada.

José Eduardo Siqueira, gerente de futebol do nosso Frizão, cortava pessoalmente a grama do campo de futebol.

É o que se chama de jogar nas onze, entende?


SINO DA CATEDRAL

Fala, leitor!

"Quando me mudei para o Centro, admito que fiquei incomodada com o sino da Catedral tocando de hora em hora. Especialmente ao meio-dia e às 18h, quando as badaladas eram mais prolongadas. Agora, no entanto, sinto enorme falta do sino e gostaria de saber se existe alguma previsão para ele voltar a funcionar.”

Espaço aberto para respostas.

 

25 ANOS...

Domingo, dia 9 de novembro, completaram-se 25 anos desde que os alemães derrubaram o maior símbolo da Guerra Fria.

Foi, provavelmente, o dia mais feliz do século passado, que deve para sempre ser lembrado como exemplo de que a paz precisa de atenção e esforços contínuos para sobreviver.

Ensinamento especialmente precioso num ano como este, em que completam-se 100 anos desde o início da 1ª Guerra Mundial, e também 75 desde que explodiu sua terrível sucessora.

 

BATIDA POLICIAL

Na manhã de ontem, durante uma perseguição no Alto do Floresta, duas viaturas da Polícia Militar acabaram colidindo na Rua Aureliano Barbosa Faria.

Diversas viaturas que estavam em ronda foram informadas do ocorrido, e partiram em socorro para o local, gerando certa inquietação na comunidade.

A PM continua a realizar cercos nas proximidades, em busca dos suspeitos que conseguiram fugir.


REFLEXÃO

De Guilherme Giavoni, no Facebook.

"Coisas que jamais entenderei: dorme na fila do show, mas chega atrasado no Enem.”




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.