Massimo - 11/09/2014

quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Calçadas cheias de fuligem: triste característica do nosso inverno
Calçadas cheias de fuligem: triste característica do nosso inverno

ORÇAMENTO (1)

Sobre a matéria publicada anteontem em A VOZ DA SERRA a respeito do orçamento 2015, cabe um pequeno acréscimo.

O valor divulgado de R$ 385 milhões refere-se à receita corrente líquida, sobre a qual são estabelecidos os limites de gastos com o funcionalismo, conforme os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal.


ORÇAMENTO (2)

Já a previsão orçamentária total chega a R$ 566 milhões, representando um aumento de 9,68% em relação aos 516 milhões de 2014, e de 29,2% em relação aos 438 milhões de 2013.

Um resultado bastante positivo, sob qualquer aspecto.


SONDAGEM INDUSTRIAL (1)

A Firjan realiza trimestralmente uma pesquisa chamada Sondagem Industrial, que avalia a evolução recente e as perspectivas da atividade industrial em todo o Brasil através de variáveis como comportamento da produção; faturamento; acesso ao crédito; situação financeira; nível de emprego e estoques de produtos finais, entre outros.

A pesquisa destaca-se por possuir precisão regional, fornecendo dados específicos para nove subdivisões do estado. Entre elas, claro, a Região Serrana.

 

SONDAGEM INDUSTRIAL (2)

Os dados obtidos servem para apontar as dificuldades da indústria local, mostrando para onde devem ser destinados investimentos. A participação dos empresários locais, portanto, é fundamental para garantir a representatividade da região nos dados.

Mas atenção, porque é preciso correr. O prazo para envio de respostas na pesquisa atual se encerra esta semana.


PAI DA CRIANÇA

O gabinete do vereador Gabriel Mafort entrou em contato com a coluna, enviando cópia da emenda feita pelo parlamentar ao PLC Nº 902/2014, que regulamentou e garantiu incentivos fiscais aos brokers.

Trata-se, a rigor, da exigência citada na coluna de ontem, de que tais empresas devem comprovar a criação de, no mínimo, cinco postos de trabalho no segundo ano do incentivo, para continuarem fazendo jus ao ISS mais baixo.

Feito o registro.

 

ÁGUA

Ao contrário do ano passado, quando o inverno foi marcado por chuvas historicamente incomuns, este ano a estiagem deu as caras e, neste momento, os reservatórios da cidade estão com níveis baixos, bem baixos.

É bem verdade que as chuvas devem voltar em breve, mas ainda assim a recomendação é que todos ajudem a economizar.

E nada de lavar calçada, por favor.


FOGO

Clima esquentando, pouca chuva e, claro, algumas pitadas da velha irresponsabilidade humana completam a receita que ano após ano cobra um preço altíssimo à natureza em forma de queimadas.

Na tarde de ontem, por exemplo, os bombeiros do 6º GBM tiveram que se dividir entre denúncias de fogos em lugares tão distantes quanto Rio Grande de Cima; São Geraldo; Sans Souci, Pedra do Imperador; Três Irmãos e Campo do Coelho.

É só reparar. A cidade está cheia de fuligem.


TERRA

A coluna já disse antes, e repete agora.

O mais triste dessas queimadas é ouvir, ano após ano, sempre da boca de especialistas, que a possibilidade de fogo espontâneo na natureza é quase nula.

Mesmo quando a terra está realmente seca.


A PROPÓSITO (1)

A Câmara Municipal vota hoje dois projetos de indicação legislativa que, direta ou indiretamente, dialogam com questões ambientais.

O primeiro, de Wanderson Nogueira, defende a criação do "Sistema Municipal de Conservação da Biodiversidade de Nova Friburgo e Autoriza o Chefe do Poder Executivo a efetuar repasse do ICMS Ecológico”. 


A PROPÓSITO (2)

Já o segundo, de Gustavo Barroso, solicita o envio de Projeto de Lei que disponha sobre a obrigação de instalação de bicicletário em mercados, supermercados, hipermercados, shopping centers, centros comerciais e similares, em Nova Friburgo.
 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.