Massimo — 11/07/2015

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Nova mesa

A Câmara Jovem de Nova Friburgo escolheu sua nova diretoria.

Desde quarta-feira, 8, a nova Mesa Diretora é composta pela presidente, Ana Julia Soares Barbosa (Colégio Municipal Rui Barbosa), pelo 1º vice-presidente, Felipe Mussi Moraes (Colégio Anchieta), pela 2º vice-presidente, Geovana dos Santos Grijó (Colégio Municipal Rui Barbosa), pela 1° secretária, Mylena da Silva Monteiro (Colégio Municipal Odette Penna Muniz) e pelo 2º vice-secretário, Kleyson Arthur Rosa Pereira (Colégio Municipal Odette Penna Muniz).

Objetivo

O objetivo do projeto é promover a integração entre o poder público e as escolas, com o intuito de despertar na juventude friburguense a consciência de cidadania, voltada à política participativa.

Não há remuneração para o exercício desta função e o mandato dos Jovens  Vereadores é de um ano.

Esperança

Interessante notar ainda que, entre a garotada, a participação feminina no Legislativo é bem maior que entre os marmanjos.

Ponto para a esperança no futuro de nossa política local.

Por falar nisso

E já que falamos no Legislativo, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 9, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2016.

Vale destacar que a redação final recebeu emendas propostas pela bancada de oposição, num colaboracionismo que é marca das melhores sessões ordinárias.

Mais detalhes sobre a aprovação da LDO serão apresentados nas próximas edições.

Fórum empreendedor (1)

O 2° Fórum de Prefeituras Empreendedoras será promovido em Nova Friburgo, e já tem data marcada: dia 31, a partir das 19h, no auditório do Senai.

O evento, organizado pela secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, através da Prefeitura de Nova Friburgo, promete reunir representantes de 16 municípios da região e promover um ambiente de interação e estímulo à economia.

Fórum empreendedor (2)

Em pauta, temas como incentivos fiscais, financiamentos, aplicação da redução de alíquotas, entre outros assuntos voltados ao incentivo do empreendedorismo.

E, para aproveitar a presença dos prefeitos de municípios vizinhos, o governo municipal também agendou, na mesma data, uma reunião para tratar do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana.

Direitos humanos

A coordenadora do curso de Direito da universidade Candido Mendes, e secretária municipal de Educação, professora Tânia Trilha, enviou mensagem ao colunista com uma mensagem bastante atual, e um convite interessante.

Aspas (1)

“Desmistificar os direitos humanos é tarefa árdua e urgente. Em tempos de fundamentalismo (político, religioso, econômico e etc.) cada vez mais agudo, os direitos humanos vêm recebendo pesados ataques de diversos segmentos da sociedade, sem distinção de classe. Ora, estigmatizam os defensores dos direitos humanos como anjos de bandidos, ora dizem que os direitos humanos devem submeter-se à reserva do possível, relegando à quase invisibilidade o mínimo existencial.”

Aspas (2)

“Mas afinal, que direitos os humanos têm? A moradia digna, a educação, o acesso à saúde e à justiça não são igualmente nossos direitos? Tornar oblíqua essa visão, particularizando seu enfoque apenas na violência urbana que se retroalimenta, não seria dar às costas às outras violências do Estado a seus cidadãos?”

aspas (3)

“Assim, o recente Grupo de Estudos, criado na Ucam com apoio da coordenadoria do curso de Direito, e também da Direção Geral, na pessoa do Dr. Roosevelt Concy, dá início as suas atividades realizando um Cine Debate, onde assistiremos ao documentário “Notícias de Uma Guerra Particular” de João Moreira Salles, no próximo dia 15, às 18h, na sede da Ucam, tendo sido a proposta da criação do grupo, apresentada pelo Professor Doutorando da Ucam, Dr. Alexandre Simões. Estão todos convidados!

Desrespeito

O colega de redação Alerrandre Barros foi quem observou a situação, e fez o registro fotográfico.

Difícil acreditar que alguém seja capaz de pichar um monumento erguido em memória das vítimas da tragédia climática de janeiro de 2011.

E o desrespeito não para por aí: afinal, no topo da escultura, alguém achou que seria uma boa ideia acrescentar os contornos de uma vassoura...

Triste, muito triste.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.