Colunas
Massimo — 11/06/2015
Corrente positiva (1)
Após ler a notinha a respeito da possibilidade de “repatriação” da locomotiva a vapor que tanto circulou por aqui e hoje repousa em Cruzeiro, Minas Gerais, o vereador Professor Pierre – que, diga-se, tem feito um belo trabalho à frente da Comissão de Países Colonizadores e Cidades Irmanadas, com novidades que a coluna divulgará em breve – escreveu ao colunista para manifestar seu apoio, e dar nova sugestão.
Apoio
“Total apoio à recuperação da memória ferroviária de Nova Friburgo. O legado da via férrea que cruzou a cidade por cerca de um século em plena atividade é um inegável patrimônio de nossa história, com indeléveis efeitos no desenvolvimento de nossa região. Saúdo a iniciativa.”
Sugestão
“Por outro lado, nesse diapasão histórico, também acompanhando o cidadão Ernani Thomé, de Mury, estão as usinas que foram vitais para a produção de energia que alimentou a economia, bem como a vida social e familiar friburguense. São, a meu ver, patrimônios da cidade e devem ser preservadas e tratadas como tal.”
Muito bem lembrado.
Novos ares
Desde a tarde de segunda-feira David Massena não é mais o secretário de Cultura de Nova Friburgo.
E o motivo é digno de nota. Na mesma data o jornalista e escritor assumiu nada menos que a gerência cultural do Sesc Quitandinha, em Petrópolis, onde funcionava o antigo e suntuoso cassino.
Consciência tranquila
David teve seu currículo selecionado semana passada, na véspera do feriado de Corpus Christi. Quatro dias, portanto, antes do lançamento de seu mais novo livro, “Amiga Amélia”.
Após a recuperação da Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori; a homologação das licitações para a reabertura do Teatro Municipal Laercio Ventura e a inauguração da Praça CEUs; com a Oficina Escola em funcionamento e o conselho empossado; Massena assume os novos desafios com a consciência tranquila.
Novidades no horizonte
Ainda sobre David, além do contrato recém-assinado com a Drago Editorial, ele também negocia com um canal de televisão a execução de um roteiro de sua autoria, em formato de sitcom em 13 episódios.
Por fim, ao comentar a nova fase em sua vida, o ex-secretário fez questão de afirmar que continuará a residir em Nova Friburgo, e também agradeceu ao prefeito Rogério Cabral pela oportunidade e a confiança.
Boas mãos
Até que o novo titular venha a ser anunciado, a pasta fica sob o comando interino da até então subsecretária Cristina Sacchetto – é esta a grafia correta de seu nome.
Profissional técnica de reconhecida competência, Cristina já atuou na secretaria estadual de Cultura e tem muita experiência na captação de recursos através de editais.
Ou seja: caso o prefeito opte por mantê-la no cargo, a Cultura continuará em boas mãos.
Última chamada
O Ministério da Saúde prorrogou até sexta-feira, 12, a campanha contra o vírus da influenza de 2015, para os grupos que ainda não atingiram a meta estabelecida.
Em Nova Friburgo ainda podem ser vacinadas crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes e puérperas (mães cujos filhos nasceram há menos de 45 dias).
Vale ressaltar que as crianças que foram previamente agendadas para receber a segunda dose da vacina deverão comparecer aos postos de saúde na data agendada.
Locais de vacinação
As vacinas estão sendo aplicadas nos seguintes locais: Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, Centro; Tunney Kassuga, Olaria; Policlínica Norte Dr. Waldir Costa, Conselheiro Paulino; UBS Dr. Ariosto Bento de Melo, Cordoeira (em dias específicos); e UBS Dr. Copertino Nogueira, São Geraldo, (também em dias específicos).
Sem esquecer, claro, que é preciso levar o comprovante ou a caderneta de vacinação.
O que faltava
Que tal ser baleado arbitrariamente, ao caminhar pelas ruas sob luz do dia?
Pois foi exatamente o que aconteceu com um jovem de 26 anos, na tarde desta terça-feira, 9, próximo ao condomínio Vila das Flores, em Olaria.
Segundo a Polícia Militar, o rapaz não soube dizer de onde partiu o tiro. “Ele apenas disse que ouviu um estampido, mas não viu ninguém. Nada mais”, disse o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha. A vítima foi levada para o Hospital Municipal Raul Sertã, e felizmente não corre risco de vida.
Podia ser pior
Algumas horas mais tarde, no princípio da manhã de quarta-feira, um pequeno acidente na obra de demolição que está sendo realizada no Paissandu não teve maiores consequências por pura sorte.
Enquanto era manobrada, uma das máquinas tocou uma das paredes, que desabou parcialmente sobre a calçada. Felizmente ninguém estava no local errado na hora errada.
A secretaria de Defesa civil informa que a obra em questão foi autorizada previamente, e tem todo o acompanhamento necessário.
Visita animal
Continua a ganhar força o lançamento da frente Parlamentar Municipal de Defesa dos Animais.
Nesta quarta-feira, 10, o presidente da Comissão de Direito dos Animais da Câmara Municipal, vereador Ceará, recebeu a visita da Sra. Edna Maria Telles, representando o deputado federal Ricardo Izar (PSD/SP), presidente da frente Parlamentar do Congresso Nacional de Defesa dos Animais, justamente para dar andamento aos trabalhos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário