Colunas
Massimo — 10/11/2016
Para pensar
“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.” Winston Churchill
Para refletir
“Os homens tropeçam por vezes na verdade, mas a maior parte torna a levantar-se e continua depressa o seu caminho, como se nada tivesse acontecido.” Winston Churchill
Nuvens
Ao fim das eleições, o vereador reeleito Alcir Fonseca surgiu como favorito a ser o novo presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, não apenas por ter sido o candidato mais votado, mas também por ser do PP, mesma sigla do prefeito eleito.
Depois, outros foram aparecendo na disputa.
Agora, o novo aspirante a presidente da Câmara é Alexandre Cruz.
Ao que consta, o vereador já teria oito votos garantidos.
Ciência e tecnologia
Na terça-feira, 8, a Câmara Municipal aprovou, em discussão única, o projeto da prefeitura que cria o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissionalizante e Superior, de forma a permitir o recebimento de repasses do governo federal e estadual e seus órgãos de fomento para o incentivo das atividades nessas áreas em Nova Friburgo.
O projeto foi defendido na tribuna pelo vereador Marcelo Verly.
Orçamento
Verly também envia mensagem para a coluna relembrando que nesta sexta-feira, 11, das 14h às 16h, será realizada a segunda audiência pública para debater o orçamento 2017.
A reunião vai contar com a presença da Secretaria Municipal de Educação, conselho municipal e membros do governo eleito.
Interlúdio
“A noite é sempre mais escura logo antes do amanhecer.” Thomas Fuller.
Trump (1)
A vitória de Trump à presidência dos Estados Unidos, algo impensável até o começo da apuração dos votos, confirmou a tendência mundial do crescimento dos movimentos nacionalistas, antipolíticos e anti-imigração.
Mas o que fica cada vez mais claro não é só a guinada para a direita no mundo, mas sim o fato de que estas grandes decisões são cada vez menos baseadas em fatos ou na verdade, e sim no apelo emocional aos eleitores.
As campanhas vitoriosas recentes que exemplificam isto, Trump e o Brexit, demonstram que apelar para inverdades, fomentar o medo na população (principalmente o medo do diferente) e criar uma realidade paralela dão muito mais resultado do que discutir a realidade como ela realmente é.
Trump (2)
Isto, mais do que uma onda populista por si só, é um dos maiores alertas para o futuro onde cada vez temos mais dados para diferenciar “achismo” de “conhecimento”.
E no Brasil, um país cada vez mais polarizado e com crises municipais, estaduais e federal (isso sem contar a Lava Jato, que certamente vai terminar de acabar com a imagem dos políticos), o cenário para o crescimento destes movimentos é ideal, possivelmente já para 2018.
Tomara que não, mas não custa ficar alerta.
Aluguel Social
O deputado estadual Wanderson Nogueira encaminhou um projeto de decreto legislativo que pretende sustar o decreto do governador Pezão que suspende o aluguel social a partir do ano que vem.
A proposta agora vai para a mesa diretora da Alerj para ser colocada em votação.
E é aí que mora o perigo.
Vai precisar de muito esforço da oposição para o presidente Jorge Picciani colocar o projeto em discussão.
Menos publicidade
E já que falamos em Wanderson, é esperado para hoje, 10, na Alerj, a votação em segunda discussão, de um projeto de lei do deputado estadual com base aqui em Friburgo que limita os gastos do governo do estado com publicidade em 0,01% do orçamento.
Se aprovado, os gastos com a mídia estadual deverão ser reduzidos de R$ 56 milhões para R$ 6 milhões.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário