Colunas
Massimo — 10/07/2015
Reencontro (1)
O Massimo pede ajuda aos amigos, para tentar construir essa ponte.
Um leitor chamado Nélio da Silva Tavares Filho, que foi criado pelos avós paternos no Rio de Janeiro, gostaria de reencontrar sua família materna, em Nova Friburgo.
Entre os familiares estão sua mãe, Nilza Maria do Nascimento, sua irmã gêmea, Neide do nascimento, e seu irmão mais velho, Ney do Nascimento Tavares.
Reencontro (2)
Se alguém tiver informações que possam ajudar a proporcionar esse reencontro, o colunista agradece de antemão.
As mensagens, como sempre, podem ser enviadas para o e-mail massimo@avozdaserra.com.br .
Desemprego (1)
A coluna publicou ontem os números divulgados pelo Caged, indicando a perda de mais de 278 mil vagas formais de emprego nos cinco primeiros meses de 2015.
Pois bem. Esse dado, somado ao encolhimento do PIB em 0,2% no primeiro trimestre deste ano, significou um aumento de 18,4% no número de desempregados em comparação com o mesmo período de 2014, elevando a taxa média para 8,1%.
Atenção, estamos falando aqui de 8,157 milhões de brasileiros.
Desemprego (2)
Ao longo deste ano, 1,566 milhão de pessoas entraram no mercado de trabalho, mas apenas 297 mil encontraram emprego.
Esta é a maior taxa de desemprego já registrada pela Pnad Contínua, pesquisa iniciada pelo IBGE em janeiro de 2012.
Eleição na OAB (1)
Está marcado para novembro o próximo pleito eleitoral da OAB.
Em Nova Friburgo, ao menos dois grupos já manifestaram a intenção de apresentar chapas, rompendo com a recente tradição de candidaturas únicas.
Eleição na OAB (2)
A tendência é de que o atual presidente Rômulo Colly seja candidato à reeleição.
Já a chapa de oposição está se organizando em torno do ex-presidente Carlos André Pedrazzi, que possivelmente apontará o nome da advogada Mônica Bonin para encabeçá-la. Apoiam esta chapa de oposição os ex-presidentes Hélio Arantes e José Carlos Alves, que antecedeu Pedrazzi na cadeira.
Enredo 2016
A Unidos da Saudade convida para o lançamento do enredo 2016 e a festa dos destaques, a ser realizada neste sábado, 11, a partir das 22h na quadra da própria agremiação.
Além da infalível bateria Treme Terra, são esperados destaques das escolas Império Serrano, Beija-Flor, Portela, Mangueira, Salgueiro, Mocidade Independente, Vila Isabel, e, claro, da própria Unidos da Saudade.
A classificação etária é 18 anos.
Diversidade
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho e do Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart, realiza hoje, das 10h às 18h, a 2ª edição do Arraial da Diversidade.
A festa acontece na antiga Rodoviária Leopoldina, e a proposta é agregar valores como cooperação, companheirismo e respeito entre os colegas.
Justa homenagem
O Instituto Felga i Gracias e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro convidam para a inauguração da Pomba da Paz, que carrega os nomes dos heróis do 11º Batalhão mortos em ato de serviço, e também da Pira, “que ilumina o caminho da Polícia Militar”.
A inauguração também acontece hoje, às 10 horas, na sede do 11º Batalhão da Polícia Militar de Nova Friburgo.
Bom começo
Na madrugada desta quinta-feira, 9, o vereador Ceará acompanhou, junto à sua equipe, os trabalhos realizados pela empresa Sadenco no sistema de iluminação pública da Rua São Paulo, bairro Bela Vista.
E gostou do que viu.
Na avaliação do parlamentar, os serviços – contratados de forma emergencial – começaram bem.
Triste fim
Por outro lado, o dia começou triste, muito triste, com a morte do jovem Luciano Francisco, 29 anos, funcionário da empresa Procisa, possivelmente eletrocutado na Rua Francisco Miele, próximo às 11h30 da manhã desta quinta-feira, 9.
Que Deus conforte a família, e os homens apurem as responsabilidades, se houver.
Guia local
Já faz alguns dias, mas é importante registrar.
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na última quinta-feira, 2, o projeto de lei 914/14, de autoria do vereador Professor Pierre, que determina a obrigatoriedade da presença de guias locais nas atividades de turismo receptivo em Nova Friburgo.
O projeto, agora já identificado como Lei 4.402, aguarda pela sanção do prefeito Rogério Cabral.
Aspas (1)
Para o autor do projeto, “a aprovação representa um passo importante para o desenvolvimento de um turismo calcado no conhecimento, considerando que os guias friburguenses têm a expertise necessária para colaborarem no fortalecimento de roteiros que transmitam a riqueza histórica da cidade, a exemplo do que ocorre em municípios como Paraty e Petrópolis”.
Pierre também fez questão de agradecer ao presidente da CCJ, vereador nami Nassif, pela emenda apresentada.
Aspas (2)
Já o guia turístico Thiago Pinto acredita que “a lei é importante para Nova Friburgo porque vai ajudar a valorizar o profissional local, além de estimular pessoas com conhecimento técnico e que saibam passar as informações com qualidade para os visitantes. Essa e outras iniciativas podem ser um caminho para melhorar e facilitar a atividade turística e o serviço receptivo na cidade”.
Friburgo no Rock
A Stam – vejam só! – foi confirmada como uma das apoiadoras oficiais do Rock in Rio.
A notícia será divulgada em detalhes nos próximos dias, mas já é possível afirmar que a empresa – um dos maiores orgulhos friburguenses – apresenta sua marca a mercados cada vez mais abrangentes.
Crise? Onde?
Está em todas
Já faz tempo que o vereador Gustavo Barroso é conhecido pela atenção que dá aos eventos aos quais é convidado.
Presente a praticamente todas as cerimônias que dizem respeito a Nova Friburgo, Gustavo também tem sido visto fazendo uso de nosso transporte coletivo.
E o mais curioso disso tudo é o espanto dos leitores diante da cena.
Afinal, era para ser normal. Ou não?
Matagal
A ideia era cobrir com vegetação as margens trabalhadas do Rio Bengalas.
Na prática, no entanto, o matagal já avança para cima e pelo leito do rio, de um jeito bem diferente do que foi planejado.
Um tratamento aí vai bem, não?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário