Massimo — 10/03/2016

quinta-feira, 10 de março de 2016

Dupla jornada

A rodada dupla de sessões legislativas nesta terça-feira, 8, rendeu diversos momentos dignos de nota.

A começar pelas próprias aparências de vereadores, assessores e funcionários da casa legislativa, todos arrumados com seus melhores conjuntos para homenagear as mulheres, em seu dia internacional.

O esforço não passou despercebido, com direito a um elogio público da vereadora Vanderleia ao presidente da Câmara, Marcio Damazio, e sua gravata reluzente.

Agilidade

A esse respeito, aliás, o próprio plenário estava tinindo, com o imponente painel eletrônico funcionando a pleno vapor.

Na sessão vespertina o sistema de corte de microfone foi posto à prova, obrigando os parlamentares a serem mais sucintos em suas declarações, e também a tomarem seus respectivos lugares no momento de cada votação.

Aprovado com louvor.

Caneladas (1)

Claro que em meio a tantas atividades, houve também alguns momentos, digamos, engraçados.

O vereador Luis Fernando, por exemplo, gerou um momento de descontração quando confundiu-se ao anunciar sua filiação ao PTN, quando disse que estava deixando o Partido dos Trabalhadores (PT).

Na verdade, estava dando adeus ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Caneladas (2)

A melhor do dia, no entanto, foi disparada pela vereadora Vanderleia, já na sessão noturna, quando confundiu os vereadores Gustavo Barroso e Cláudio Damião no momento de anunciar uma homenagem.

“É que os dois são tão parecidos”, justificou, arrancando risadas descontraídas dos presentes.

É… São praticamente gêmeos, como Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito.

Homenagens

Brincadeiras à parte, a sessão solene reservou belas e justas homenagens a todas as mulheres, muito bem representadas por Eva Bitó, que recebeu a medalha Heloneida Studart, além de Daymara Acasia Reyno Gomes, Jeanne Sias Faria, Rosângela Caterina Cassano, Dolores da Silva Schuenck, Elenice Vieira Cabral, Else Silveira Lima, Maria de Lourdes Gonçalves Madeira, Maria Joana da Silva, Neuza Schuenck da Silva Damazio, Valdineia Knupp, Valescka Vogas e Zeni Corrêa da Silva.

Produção

Entre as matérias legislativas, o plenário aprovou por unanimidade em primeira discussão a lei de autoria do vereador Ricardo Figueira que proíbe a utilização de veículos de tração animal em lojas de materiais de construção, no âmbito das zonas urbanas do município de Nova Friburgo.

O colunista, como sempre, apoia e aplaude toda e qualquer iniciativa de apoio à causa animal.

Bastidores (1)

O clima era de festa, mas nos bastidores uma notícia causou grande agitação entre governistas e opositores.

Tudo porque a juíza Paula Teles acatou um pedido de liminar interposto pela defesa do prefeito Rogério Cabral, num ato de precaução para que sejam esclarecidos alguns pontos duvidosos a respeito da conduta dos trabalhos da comissão até aqui.

Especialmente sobre os procedimentos necessários à realização de oitivas, e também a possíveis impedimentos com relação à presidência de reuniões, por parte de quem propôs a formação da CPI.

Bastidores (2)

De um lado o presidente da CCJ, vereador Nami Nassif, lembrou que havia avisado ao plenário sobre o disposto na resolução legislativa 1.601, e o alegado impedimento do vereador Cláudio Damião.

De outro, o presidente da CPI afirmou que não se surpreende com a medida, e irá prestar todos os esclarecimentos a fim de retomar o quanto antes os trabalhos da comissão.

Mais detalhes podem ser lidos em matéria específica sobre o assunto, na edição de hoje de AVS.

Parque das Flores

A Defensoria Pública recorreu da decisão do juiz Fernando Luis Gonçalves de Moraes, da 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, que havia determinado a retirada, no prazo de 15 dias, das famílias que ocuparam 50 casas no Parque das Flores.

O caso, no entanto, ainda parece longe de uma solução satisfatória para todas as partes.

Vereador preso

Calma, que não é o que parece.

Na tarde de ontem, 9, cinco passageiros ficaram presos por quase 40 minutos num dos elevadores de um edifício comercial na Rua Monte Líbano.

Um deles, inclusive, chegou a passar mal.

Outro desses passageiros era o vereador Ceará, que registrou o momento com a selfie que ilustra a coluna de hoje.

Por falar nele...

Ceará concretizou ontem seu já esperado desligamento do PSB.

Sua filiação ao PDT é dada como certa, e deve acontecer já nos próximos dias.

A confirmar.

Interseção

Não é segredo que PT e Psol há muito não falam mais a mesma língua.

Mas, ao menos aqui em Nova Friburgo, num ponto as duas legendas parecem concordar.

Da mesma forma como o diretório local do PT afirmou recentemente não considerar a hipótese de coligar com o partido à sua esquerda, o presidente do diretório municipal do Psol, Rodrigo Inácio, também disse que não existe qualquer possibilidade do partido se unir ao Partido dos Trabalhadores numa eventual coligação.

Ou seja: ambos concordam na discordância.

Para verificar

O vereador Professor Pierre informa que vem sendo constantemente procurado por moradores do bairro Vila Amélia, com a denúncia de que a antiga sede da delegacia estaria repleta de focos do mosquito Aedes aegypti.

O parlamentar diz ainda que o mesmo tem sido dito em Conselheiro Paulino, a respeito das casas que vêm sendo desapropriadas pelo governo estadual.

Segundo tais testemunhas, a situação seria “calamitosa”.

Vale, portanto, a verificação por parte das autoridades competentes.

Clube do vinho (1)

Nesta quinta-feira, 10, às 19h, acontece a inauguração do Clube do Vinho do Nova Friburgo Country Clube, com um evento especial: uma Degustação às Cegas.

No evento, que acontece no salão do Quatro Cantos Restaurante (Parque Aquático do Country), serão servidos “sete rótulos Grand Reserva, harmonizados com petiscos preparados pelo restaurante. Durante a degustação, os participantes poderão conhecer mais sobre as uvas e receber dicas de harmonização e quem fizer mais pontos poderá ganhar um prêmio surpresa”.

Clube do vinho (2)

O Clube do Vinho é uma iniciativa do sócio José Antonio Verbicário Carim.

Os encontros serão periódicos e com um temas diferentes, “sempre buscando agregar um bom vinho a um momento de diversão”.

Animado com o projeto, o cultuado chef José Hugo Celidônio confirmou presença no evento de abertura e se torna, oficialmente, padrinho da confraria.

Clube do vinho (3)

As 25 inscrições disponibilizadas para a edição inaugural foram encerradas em poucas horas mas, atendendo a pedidos, o clube abre mais quatro inscrições, que podem ser feitas na própria secretaria.

A classificação etária é 18 anos, e outras informações podem ser obtidas na secretaria do clube, através do telefone 2522-9552.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.