MASSIMO - 09/10/2014

quarta-feira, 08 de outubro de 2014

PASSAPORTES (1)

O deputado federal Chico Alencar entrou em contato com o colunista a fim de dividir a primeira resposta da Polícia Federal a respeito da possibilidade de emissão de passaportes em Nova Friburgo.

O documento é assinado pelo delegado Juner Caldeira Barbosa, delegado de Polícia Federal e Chefe da Divisão de Passaportes.


PASSAPORTES (2)

Em resumo, a resposta informa que "a sistemática atual adotada no Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa) impossibilita a realização do serviço de passaporte com equipes itinerantes, uma vez que os passaportes são confeccionados de forma centralizada na Casa da Moeda do Brasil, e há necessidade de um posto formal de expedição de passaportes, com link de acesso à internet e mecanismos de segurança, bem como procedimentos de coleta biométrica”.


PASSAPORTES (3)

A resposta, todavia, informa que "com o processo de renovação e ampliação do parque tecnológico do Promasp em andamento, serão criados novos postos, conforme planejamento das Superintendências da Polícia Federal”.

"Outrossim, informamos que cópia do presente expediente será enviada ao Sr. Superintendente Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro para conhecimento e registro de demanda de serviço de passaporte na região de Friburgo e cidades circunvizinhas.”


INOCENTADO

O vereador Marcelo Verly, ex-secretário de administração no governo Saudade, foi inocentado pela Justiça Estadual das acusações de improbidade na contratação de cooperativa de trabalhadores.

Anteriormente Verly já havia sido inocentado pela Justiça Federal das mesmas acusações.


ANO VILLA-LOBOS (1)

Num momento em que Nova Friburgo começa a resgatar e valorizar momentos ilustres e pouco conhecidos de sua história, através de iniciativas como a "Calçada Machado de Assis” e o excelente — e ainda não abraçado pelo governo — projeto da Biblioteca Internacional, o sempre atuante Girlan Guilland chama a atenção para outro marco muito importante.


ANO VILLA-LOBOS (2)

"No dia 29 de janeiro de 2015 completa-se o centenário da estreia mundial do renomado maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, em apresentação no extinto Theatro Dona Eugênia, então localizado na Rua General Câmara (atual Augusto Spinelli, no Centro).”

"E ainda no dia 5 de março, data do nascimento do maestro e compositor, é o Dia Nacional da Música Clássica. A cidade, inclusive, já comemorou em anos anteriores a Semana Villa-Lobos, exatamente no período próximo desta mencionada data.”


ANO VILLA-LOBOS (3)

"Aproveito a oportunidade para fazer a sugestão para que toda a mídia abrace e apóie a proposta: 2015 deve ser decretado o ‘Ano Villa-Lobos de Nova Friburgo’ e que comemorações neste sentido sejam consideradas, oficialmente, a abertura das celebrações do Bicentenário do Município, em 2018.”

Está feito o registro.


ALIÁS...

O incansável Jaburu, fundador do Grupo de Arte, Movimento e Ação, confirma a boa notícia.

A reinauguração da Fonte do Suspiro e da Praça dos Trovadores deve mesmo acontecer em dezembro.

A coluna congratula a todos os envolvidos nesse nobre esforço.


É HOJE! (1)

O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura será palco hoje para o 1º Fórum de Educação da Associação Educacional São José, com tema: "O que está à nossa margem, Brasil?”.

As atividades acontecem das 16h às 22h, e incluem uma apresentação da peça "O Santo Milagroso”.


É HOJE! (2)

O fórum é gratuito e destinado a professores, gestores e profissionais ligados à educação.

As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição: www.cpvsaojose.com.br, ou no local do próprio evento.


CENTRO-NORTE COM PEZÃO

Uma reunião na manhã de ontem no hotel Bucsky selou o apoio de grande parte dos prefeitos e vereadores da região Centro-Norte Fluminense à candidatura de Pezão ao governo do estado.


BATATA QUENTE

Após alguns imbróglios jurídicos envolvendo a Prefeitura, parece que o governo e o procurador-geral do município, Rômulo Colly, decidiram seguir caminhos distintos. 

Fontes indicam que, após três recusas para assumir o cargo, desta vez o governo estaria mesmo emplacando um sucessor.

A conferir. 


DIREITOS NÃO HUMANOS (1)

Diante de tantos casos recentes de maus-tratos a animais em nossa cidade, que na edição de hoje ganharam mais um exemplo, vale a pena compartilhar uma notícia que vem agitando o universo do Direito nos Estados Unidos esta semana.

Ontem, em Albany, Nova Iorque, teve início o julgamento em uma das instâncias do caso do chimpanzé Tommy, que passou a vida inteira enclausurado numa espécie de masmorra, e é paciente em um Habeas Corpus.


DIREITOS NÃO HUMANOS (2)

O caso é paradigmático e pretende, como questão prévia, tratar os primatas como pessoas em sentido jurídico, sujeitas de direitos.

Apesar de toda a simpatia à causa, é muito provável que seja negada a ordem, pois só na Suprema Corte a questão costuma ser tratada de forma a rever a jurisprudência.

Ainda assim já houve um avanço, pois nas ações de habeas corpus que tramitam por lá, quando é negada a ordem ocorre a chamada remessa automática ao órgão superior.


DIREITOS NÃO HUMANOS (3)

O caso é muito importante, não apenas pela chance de garantir a liberdade e o retorno ao habitat para um indivíduo, mas, sobretudo, pelo precedente que abre.

Uma decisão favorável poderia significar, por exemplo, o fim de testes medicinais e de outras naturezas utilizando grandes primatas como cobaias, e até mesmo questionamentos sobre a presença destes animais em zoológicos e circos naquele país.

Fica o exemplo.


SEM DESCULPAS (1)

Alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores fizeram um trabalho muito interessante, adornando lixeiras com mensagens que estimulam o bom hábito de jogar lixo no lixo.

Ao mesmo tempo, as caixas coletoras seletivas para celulares e baterias começam a se multiplicar, ao menos em ruas do centro da cidade.

 

SEM DESCULPAS (2)

Esta, registrada na foto de Amanda Tinoco, fica na esquina da Rua Farinha Filho com a Praça Getúlio Vargas.

Aos poucos, a população vai ficando sem desculpas para não fazer a sua parte.


TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.