Colunas
Massimo - 09/09/2014
segunda-feira, 08 de setembro de 2014
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
A Câmara Municipal realizou ontem audiência pública com a Faol, convocada pelo vereador Cláudio Damião, a fim de discutir a polêmica dupla função de motoristas que também cobram a passagem.
Vale lembrar que a medida já inspirou três projetos de lei contrários entre os vereadores, o primeiro deles protocolado por Ricardo Figueira.
POR SINAL (1)
A audiência da última quinta-feira, a respeito dos serviços prestados pela Auto Viação 1001, levantou diversos pontos controversos.
Foi apontado, por exemplo, que os usuários da linha Rio de Janeiro–Nova Friburgo pagam por quilômetro rodado quase o dobro do valor estipulado para a ponte rodoviária Rio–São Paulo.
POR SINAL (2)
Além disso, usuários reclamaram da dificuldade para conseguir reservar passagens para idosos; da utilização de veículos antigos para as linhas locais; e do risco representado pela presença dos ônibus de grande porte ao longo da rodovia Serramar.
O prefeito Rogério Cabral foi representado pelo secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, coronel Hudson de Aguiar (à direita na foto, ao lado de Cláudio Damião e Zezinho do Caminhão).
Um novo encontro para dar tratamento a tais questões deve ser agendado em breve.
EDUCAÇÃO FEDERAL (1)
Para começar bem a semana, nada como confirmar uma ótima notícia.
A partir de janeiro de 2015, o Cefet oferecerá vagas para alunos do ensino médio, através do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio.
EDUCAÇÃO FEDERAL (2)
O curso, gratuito e coordenado pelo professor Rafael Guimarães Rodrigues — ex-Secretário de Olaria, Cônego e Cascatinha, e também ex-coordenador do curso de Informática da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia —, é garantia de um aprendizado de excelência, além de uma formação profissional qualificada.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para o processo seletivo começaram ontem, 8, e seguem abertas até o dia 28 deste mês.
No dia 27, sábado, das 10h às 13h, o Cefet realiza o "Open Day”, evento direcionado à divulgação dos cursos oferecidos em Nova Friburgo.
Na ocasião também haverá um posto de inscrições para auxiliar os interessados.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2527-1727.
NOITE LONGA
A equipe de sinalização da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana não teve vida fácil na madrugada da última sexta-feira.
Em questão de poucos minutos, diversos sinais de trânsito da cidade foram danificados. Segundo relatos, por um caminhão circulando acima da altura máxima permitida.
A turma da Smomu trabalhou a noite toda para minimizar o problema, dobrando o plantão. Fica aqui, portanto, o elogio a quem tomou parte no esforço.
POR FALAR NISSO... (1)
Outra equipe da Secretaria, desta vez representando os agentes de trânsito, procurou a coluna na semana passada para prestar algumas informações.
A primeira delas dá conta de que os agentes ainda não foram recebidos na Prefeitura, conforme havia sido acordado anteriormente.
Da mesma forma, já foram dados diversos sinais de que o parecer da procuradoria-geral do município deve manter-se contrário à inclusão dos funcionários no mesmo plano de carreira aprovado para fiscais da arrecadação.
POR FALAR NISSO... (2)
Caso o quadro se confirme, os agentes estão preparados para lutar na Justiça pelo que diversos juristas já indicaram ser direito da categoria.
Apesar do impasse, desde ontem, 8, eles voltaram a fazer uso do ato discricionário, e afirmam que vão aplicar multas apenas em casos mais sérios. Diante de pequenas infrações, darão preferência a advertir e/ou orientar.
A postura é uma resposta ao apoio manifestado por parte da população, e busca afastar a acusação de que a equipe estaria funcionando como uma indústria de multas.
ALIÁS
Os próprios agentes informaram que é possível recorrer das multas aplicadas recentemente, uma vez que a Comissão de Análise de Defesa Prévia (Cadep) e a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) não estão funcionando desde que foi implantada a reforma administrativa.
Ou seja, existe um precedente, uma vez que os motoristas não estão tendo as oportunidades previstas em lei para se defenderem.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário