Massimo — 09/07/2015

quinta-feira, 09 de julho de 2015

Fora do ar

No último sábado a Prefeitura teve a louvável iniciativa de comunicar que seu endereço na internet estaria fora do ar durante alguns dias. “Estamos mudando para um outro provedor melhor e mais seguro, no qual poderemos prestar um melhor serviço à comunidade friburguense e aos nossos funcionários em geral”.

A previsão de retorno até a última segunda-feira, contudo, teve de ser atualizada para a próxima sexta, 10.

A conferir.

Luz corpuscular

Um eclipse total do Sol em 1919, observado por uma equipe inglesa de cientistas na cidade de Sobral, no Ceará, confirmou as ideias de Einstein sobre a natureza corpuscular da luz.

Falando português claro, a luz das estrelas faz uma curva em sua trajetória ao passar nas proximidades do Sol, o que mostra que os fótons, e por conseguinte a própria luz, sofrem a influência da gravidade.

Luz salgada

Quase cem anos depois, a comunidade política brasileira parece disposta a dar novas contribuições àquilo que se sabe sobre a luz.

Afinal, após tantos aumentos em sequência, o governo está em vias de comprovar que a luz tem gosto.

E é salgada.

Iluminaçâo pública

Por aqui, o jornal da Prefeitura, em sua edição de 6 de julho, publicou os detalhes relativos à contratação, em caráter emergencial e por prazo determinado, da empresa Sadenco, para dar conta das centenas de serviços de iluminação pública que se acumularam nos últimos dias.

O valor somado das duas publicações chega a R$706.599,56.

A Secretaria de Serviços Públicos e a própria empresa contratada pedem que a população dê retorno sobre a qualidade do serviço que será prestado.

Autorizou (1)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, seguindo o voto da relatora Marianna Willeman, aprovaram na sessão plenária desta terça-feira, 7, o edital de pregão do Fundo Municipal de Saúde de Nova Friburgo destinado à compra de nutrição enteral (alimentação ministrada por meio de sonda ligada ao estômago) para o Hospital Raul Sertã, ao custo de R$ 2.657.259,00, pelo período de um ano.

Autorizou (2)

Segundo a nota divulgada pelo TCE/RJ, o edital foi aprovado após o órgão municipal providenciar várias mudanças determinadas tribunal antes da realização do pregão.

Apesar da autorização, o Fundo Municipal de Saúde ainda terá que comprovar a publicidade da errata que introduziu alterações no edital, bem como a divulgação da nova data de realização do certame, conforme estabelecido no voto da conselheira-relatora Marianna Willeman.

É hoje!

Tem vontade de ajudar de forma séria e confiável aos inúmeros animais em situação de desamparo em nossa cidade, mas não sabe como fazer?

Pois bem, a Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal de Nova Friburgo (CPA) realiza hoje, às 19h, uma reunião de captação de voluntários, que servirá também para que seja organizada a próxima feira de adoção.

O encontro será realizado na Rua Fernando Bizzotto 79, no playground.

Luz vermelha (1)

Após o bom resultado apresentado em abril, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) voltou a registrar significativo encolhimento do mercado formal de trabalho em Nova Friburgo.

E, é claro, com menos pessoas empregadas, toda a cidade sofre as consequências do menor volume de dinheiro circulando.

Luz vermelha (2)

Ao longo do quinto mês do ano foram registradas 1.362 admissões, e 1.553 demissões em nossa cidade.

O saldo, portanto, ficou negativo em nada menos que 191 vagas formais, derrubando o acumulado anual para um déficit de 77 empregos perdidos.

Os piores desempenhos foram os da indústria de transformação (-144) e do comércio (-54). Os melhores foram a construção civil (16) e o extrativismo mineral (12).

Problema nacional

E a realidade nacional é ainda pior.

Basta dizer que nos primeiros 150 dias do ano o mercado brasileiro perdeu nada menos que 278.334 postos de trabalho formais.

É muita, muita coisa.

Primeiro a boa (1)

Ao que tudo indica, os pais de alunos com necessidades especiais em Nova Friburgo foram atendidos em sua (mais que justa) demanda pela contratação de professores cuidadores através de concurso público municipal.

Logo após a publicação de nota aqui na coluna tanto o presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, quanto o presidente da Comissão de Educação, Marcelo Verly, tomaram medidas para dar andamento ao caso.

Primeiro a boa (2)

A audiência pública sobre o tema, realizada segunda-feira, 6, foi considerada excelente por Verly, autor da proposta, e acabou se desdobrando numa reunião com o prefeito Rogério Cabral, além de mães de alunos com deficiências, representantes da secretaria e do conselho de Educação, e também os vereadores Marcio Damazio, Marcelo Verly, Sérgio Louback e Eder Carpi (Ceará).

No mesmo dia, durante a sessão da Câmara, a Indicação Legislativa de Marcio Damazio atendendo ao pedido dos pais foi aprovada por unanimidade.

Agora a má

Durante a reunião o prefeito se comprometeu em incluir professores cuidadores em edital de concurso público próximo.

Infelizmente, contudo, a demanda não poderá ser atendida no concurso já licitado, mas apenas no processo seletivo seguinte, específico para o quadro da Saúde, que está em fase de planejamento e deve começar a ser executado tão logo o certame atual emposse os novos concursados.

O número de vagas vai depender de questões orçamentárias.

Vizinho incômodo

Fontes atentas reportam que um certo passarinho, que adora atacar trabalhadores sem o benefício da estabilidade, tem sobrevoado o espaço aéreo do Palácio Barão de Nova Friburgo nos últimos dias.

Resta ver se vai começar a dar rasantes, e sobre quem.

Audiência (1)

O juiz da 26ª Zona Eleitoral, Dr. Leonardo Teles, marcou Audiência de Instrução e Julgamento (AIJ) para o próximo dia 18 de setembro, às 9h, para dar andamento ao processo n.º 7197-91.2008.6.19.0000, uma ação penal que apura supostas violações aos artigos 299 e 350, ambos do Código Eleitoral, nos idos de 2006.

Audiência (2)

Entre os sete réus estão alguns nomes bastante conhecidos de nossa política recente, tanto no âmbito municipal quanto no estadual.

Um deles, inclusive, foi citado aqui mesmo, em outro caso, não faz muitos dias.

A expectativa é de que a audiência seja realizada no Tribunal do Júri do Fórum de Nova Friburgo.

Brincadeira de criança

Durante a apuração de uma reportagem de A VOZ DA SERRA realizada no bairro Córrego Dantas, chamou a atenção a imagem desta tampa, sensivelmente maior que o bueiro a que se destina.

Na velha brincadeirinha de criança, de passar as formas geométricas pelos espaços existentes, o autor da proeza teria ficado reprovado, não é não?

Pira

E aí, quem vai carregar a tocha?

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.