Colunas
Massimo - 09/04/2014
quarta-feira, 09 de abril de 2014
Amanda Ramos
Por Lúcio Cesar Pereira
PREMIAÇÃO
Os 20 policiais militares que mais se destacaram no primeiro trimestre de 2014 dentro do 11º BPM foram premiados ontem, na própria instituição.
Eles foram escolhidos pelo desempenho operacional e administrativo, seguindo o critério de maior produção operacional e melhores ocorrências que resultam em benefícios para a população.
PARECE, MAS NÃO É (1)
No site da Prefeitura, ao menos até o fechamento dessa edição, o nome de Edson de Castro Lisboa ainda é apontado como secretário da Casa Civil – EGCP.
Na realidade, no entanto, Edson já não ocupa o cargo desde sexta-feira passada.
Coincidentemente, a exoneração ocorreu no mesmo dia em que Sérgio Cabral transferiu o governo do estado a Luiz Fernando Pezão.
PARECE, MAS NÃO É (2)
A versão oficial dá conta de que o ex-secretário teria sido requisitado pelo Banco do Brasil, onde é funcionário concursado, para atuar justamente na área de crédito, aproveitando a experiência acumulada à frente da secretaria.
Nos bastidores, no entanto, há quem acredite que a movimentação possa ter motivações eleitorais.
A conferir.
PASSAPORTE
O vereador Pierre Moraes viajou para Brasília a convite do senador Cristovam Buarque, a fim de representar Nova Friburgo no início das discussões a respeito da formação da frente parlamentar nacional mista da federalização da educação básica.
E, de lá mesmo, telefonou ao colunista para comunicar o encontro com o senador Lindbergh Farias e a elaboração de ofício a ser enviado à Polícia Federal, solicitando representação em Nova Friburgo da entidade, responsável pela emissão de passaportes.
O colunista reconhece o esforço do professor Pierre para que essa carência regional seja atendida e torce pelo sucesso da empreitada.
ORDEM E MOBILIDADE (1)
Algumas novidades importantes envolvendo a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo.
A primeira delas dá conta de que, a fim de reduzir as terríveis estatísticas de acidentes, a blitz da Lei Seca será realizada neste e nos próximos fins de semana, em conjunto com o 11º Batalhão da PM e a 151ª DP, "até que as pessoas tomem consciência a respeito dos riscos de beber e dirigir”.
ORDEM E MOBILIDADE (2)
A segunda novidade diz respeito a alterações no trânsito envolvendo a pequena ponte transversal à Rua Jardel Hottz, próxima ao estádio Eduardo Guinle, em Olaria.
O local vem sendo marcado por acidentes e já existe um plano de modificações, que inclui restrições de estacionamento e aplicação de mão única.
Maiores detalhes serão divulgados nos próximos dias, até mesmo porque o plano deve ser executado ainda este mês.
A conferir.
EDUCAÇÃO NA CÂMARA (1)
Os presidentes da Câmara Municipal e da Comissão de Educação e Cultura, respectivamente vereadores Márcio Damazio e Marcelo Verly, entraram em contato com o colunista para darem suas versões a respeito da polêmica sessão de quinta-feira passada, dia 3, na casa do Legislativo municipal.
De modo especial, ambos dedicaram-se a rebater a séria acusação de que a sessão teria sido prolongada propositalmente, a fim de esvaziar o plenário antes da rejeição ao pedido de inclusão da moção de repúdio ao corte de ponto no expediente do dia.
EDUCAÇÃO NA CÂMARA (2)
"Quero deixar bem claro que, quando incluí a leitura do parecer prévio do TCE, eu ainda não sabia da movimentação em relação à moção de repúdio”, explicou o presidente do Legislativo, Márcio Damazio.
"Também destaco que a análise das contas é uma questão de transparência, que será sempre observada em minha legislatura.”
Já a respeito da moção em si, Márcio mostrou-se favorável, mas afirmou que é preciso esperar pela decisão judicial. "Nós todos assinamos o documento solicitando que o ponto não seja cortado, mas a questão agora está na Justiça. Somos contra o corte, mas não podemos nos manifestar antes da decisão judicial.”
EDUCAÇÃO NA CÂMARA (3)
Já o presidente da Comissão de Educação e Cultura, Marcelo Verly, lembrou que "todos os avanços obtidos pela educação pública municipal nos últimos anos, sem exceção, contaram com minha atuação ativa, efetiva e, muitas vezes, decisiva”, citando a seguir diversos exemplos dessa atuação.
"Lamento profundamente que se tenha chegado à situação de impasse que verificamos hoje. Não acredito em bons resultados advindos de qualquer radicalismo, inclusive por parte da área fazendária do governo municipal. O diálogo deve prevalecer, considerando-se que os profissionais da Educação estão exercendo seu legítimo direito.”
EDUCAÇÃO NA CÂMARA (4)
"Votei a favor do requerimento de informações, pois, uma vez criado um imbróglio jurídico, tais informações adicionais a respeito do corte de ponto e outros aspectos são necessárias para subsidiar a Câmara de informações oficiais e precisas a respeito dessa questão”, continuou Verly.
"Infelizmente, a situação hoje se encontra no Tribunal Regional do Trabalho e não mais na esfera administrativa. A Câmara pouco ou nada pode fazer enquanto não houver a resolução jurídica. Os profissionais da Educação podem sempre contar com a Casa, mas estamos diante de uma situação que foge à nossa possibilidade de atuação concreta no momento.”
POR FIM...
O presidente da Comissão de Educação afirmou que o Plano de Carreiras do pessoal de apoio da Educação enviado à Câmara em 2012 foi formulado pelo próprio Sepe, e em seguida adaptado à realidade friburguense com auxílio da procuradoria da Câmara.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário