Colunas
Massimo — 08/10/2016
Não foi dessa vez (1)
Se lembra do projeto de lei do vereador Zezinho do Caminhão, que tramita há um ano e meio e se fosse aprovado ia começar a descontar as faltas dos vereadores a sessões ordinárias?
Pois é, não foi a votação.
Não foi dessa vez (2)
O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal), vereador Nami Nassif — coincidência ou não, um dos que teria sofrido maior número de cortes na atual legislatura — fez valer sua prerrogativa e pediu vistas ao processo.
Em teoria, ele tem dez dias.
Mas quem já viu esse filme sabe que nem sempre é assim.
Melhor esperar sentado.
Aliás...
Nova Friburgo acaba de ganhar uma fonte a mais de informações confiáveis sobre o dia a dia do Legislativo friburguense.
O companheiro Nelson Luiz Pereira Cunha — o popular Nelsão —, que há tempos acompanha todas as sessões e elabora relatórios, decidiu tornar público este material.
Para conferir, basta curtir a página “Política em pauta”, no Facebook.
Fazendo a diferença
O friburguense Anderson Cordeiro, respeitada autoridade no ramo da segurança digital, foi convidado a apresentar uma de suas pesquisas na sede do Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, no Rio de Janeiro, na próxima semana.
O evento vai tratar dos caminhos para viabilizar as previsões meteorológicas de curto prazo no nosso estado, e Anderson vai explicar como um algorítimo que desenvolveu pode ajudar nessa questão.
Aspas (1)
“A Uerj de Friburgo [IPRJ] possui uma estação meteorológica. Durante o meu mestrado eu desenvolvi um algorítimo que utiliza os dados históricos dessa estação e consegue prever, com uma boa antecedência, a ocorrência de uma chuva forte, como a que ocorreu em 2011.”
Aspas (2)
“Esse algo utiliza recursos de data mining (mineração de dados) que basicamente consiste em procurar em grandes massas de dados alguma informação importante. Então, nesse monte de dados históricos meteorológicos, eu encontrei o padrão da chuva forte na nossa região. Isso pode ser aplicado a qualquer estacão. E mais: a qualquer coisa que tenha um grande banco de dados.”
Aspas (3)
“Ainda não é o algoritmo ideal. Precisa ser melhorado, mas estamos bem perto. No evento eu vou estar cercado de meteorologistas, e por isso é importante. Afinal, entendo de computação, e meteorologia é uma ciência complexa, e esse é o apoio que me falta.”
O profeta e sua terra
A parte triste da história é que antes de mostrar seu trabalho fora de Friburgo, Anderson procurou autoridades locais, com o único objetivo de dar sua contribuição pessoal para que a cidade não passe novamente por nada parecido a janeiro de 2011.
“Ficaram de marcar uma reunião comigo. Já se passou um ano…”
Voz para todos (1)
Alguns leitores lá de Trajano de Moraes, mais especificamente do 4º distrito, a pacata e bela localidade de Maria Mendonça, pedem a ajuda do colunista para repercutir e ecoar sua luta por uma cobertura de sinal de celular que seja mais abrangente.
De acordo com os moradores, das cerca de 1.800 pessoas que vivem em Ponte Nova e Maria Mendonça, apenas 200 são atendidas atualmente pelo serviço.
Voz para todos (2)
A grande reivindicação, a rigor, é que a antena atualmente instalada saia da encosta onde se encontra — e, nas palavras da população, representa risco aos moradores — e seja instalada no topo do morro, onde parece fazer mais sentido.
Um abaixo-assinado reuniu cerca de 350 assinaturas, e uma reunião com a Procuradoria da República foi realizada nesta semana, aqui em Nova Friburgo.
Voz para todos (3)
O colunista deseja que a demanda seja atendida, e sempre coloca o espaço à disposição para tudo que possa ajudar a melhorar a qualidade de vida dos leitores.
Só para lembrar
Falta pouco mais de uma semana para o término das inscrições para o Labx, maior programa de desenvolvimento de liderança do Brasil na atualidade, promovido pela Fundação Estudar.
O prazo termina no próximo dia 17, uma segunda-feira, e o primeiro módulo acontece no próximo dia 29.
As inscrições podem ser feitas no site: napratica.org.br/friburgo.
Vale conferir.
Como deve ser
Há que se reconhecer a postura que o prefeito Rogério Cabral vem adotando em relação ao processo de transição.
Além de ter tomado a iniciativa de convidar Renato Bravo ao gabinete do prefeito para apresentar projetos, licitações e emendas, Rogério já solicitou a todos os secretários um inventário completo, e se ofereceu para ir ao Rio ou a Brasília atuar pela liberação das muitas emendas orçamentárias que lhe foram prometidas.
Aspas (4)
“Nova Friburgo me confiou sete mandatos consecutivos. Devo muito a essa cidade, e vou continuar trabalhando por ela, na vida pública ou não.”
Retorno precioso
A assinante Maria Elizabeth Nicolau entrou em contato com a redação de A VOZ DA SERRA para manifestar sua satisfação com a cobertura que foi feita de todo o processo eleitoral.
A equipe do jornal agradece pelo retorno, uma vez que a busca por oferecer informação com credibilidade a todos vocês, que justificam nossa existência, é o que nos move a trabalhar dia após dia.
Estamos juntos, como sempre!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário