Massimo — 08/10/2015

quarta-feira, 07 de outubro de 2015

CPI da Saúde (1)

O colunista não tem dado muito espaço à cobertura diária da CPI da Saúde, justamente para não dar maior dimensão a eventuais atritos diários, gerando distrações que possam atrapalhar o andamento dos trabalhos.

Até porque, como já foi dito a todos os membros da comissão, vai pegar mal para todo mundo se ao fim do prazo as atividades não tiverem sido concluídas, e o plenário não aprovar a eventual prorrogação.

CPI da Saúde (2)

Apesar desse cuidado, não é segredo algum que qualquer harmonia inicial entre alguns dos membros já se perdeu por completo, e muitos dos procedimentos, que noutro contexto poderiam ser deliberados sem maiores dificuldades, têm sido alvo de protestos, registros em ata, discussões de natureza jurídica e por aí vai.

Por qualquer lado que se apure, haverá quem diga que existem interessados em gerar uma aberração jurídica que acabe sendo impedida de trabalhar até o fim.

CPI da Saúde (3)

Se tal intenção efetivamente existe, de qualquer que seja a parte, ela novamente não parece representar uma estratégia inteligente.

O colunista já disse e repete: a resposta devida à população é a realização das investigações até o fim. Discussões são naturais e bem-vindas, mas não devem jamais impedir o andamento das tarefas.

Se ao fim ficar comprovado que não houve qualquer irregularidade, tanto melhor.

CPI da Saúde (4)

Essa possibilidade, no entanto, é cada vez mais improvável.

O vereador Christiano Huguenin, inclusive, cogita a proposição de nova CPI dedicada a investigar questões alheias ao objeto determinado para a comissão ora em curso.

Notadamente no que diz respeito a alegados problemas na prestação de informações e esclarecimentos por parte do Executivo.

CPI da Saúde (5)

Ainda a esse respeito, na noite de terça-feira, 6, o colunista foi informado, e já teve oportunidade de confirmar, que Christiano Huguenin arguiu pela suspeição do relator Sérgio Louback, por este ter integrado os quadros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística em 2014.

Sérgio afirma que não exerceu qualquer função que gere conflito ou impedimento, e deve apresentar sua defesa nos próximos dias.

Mensagem

A todos os componentes da comissão, a mensagem que importa é muito simples: concordando entre si ou não, todos os vereadores da CPI – eleitos pela confiança popular, nunca é demais lembrar – receberam uma missão e têm um dever a cumprir.

Não se trata de promover uma inquisição ou atropelar qualquer trâmite. Mas que ninguém tenha dúvidas: a não conclusão dos trabalhos não será benéfica a ninguém.

Ninguém.

Multas adiadas

O secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo Pereira, informa ao colunista que as multas aplicadas através dos recursos do sistema Cidade Inteligente foram adiadas por mais dez dias.

As primeiras, portanto, só devem ser lavradas após o dia 20 de outubro.

O motivo: as placas de informação não ficaram prontas a tempo.

Um adiamento muito justo, portanto.

Joia da serra

O Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, braço da Uerj em Nova Friburgo, não para de dar motivos para a cidade se orgulhar de sua presença.

O reconhecimento mais recente partiu de Trondheim, na Noruega, onde o professor Edirlei Soares de Lima recebeu o “best paper award” da International Conference on Entertainment Computing (Icec 2015), pelo artigo “Storytelling Variants: The Case of Little Red Riding Hood”, escrito em co-autoria com os professores Bruno Feijó e Antonio Furtado, da PUC-Rio.

Por falar nisso...

Entre os dias 19 e 24 de outubro será realizada a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNCT) em todo o Brasil.

A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o tema deste ano é "Luz, Ciência e Vida", baseando-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou 2015 o Ano Internacional da luz.

Por aqui

O objetivo do evento é destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos. Em Nova Friburgo, o IPRJ, através das Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (LEMec, Lema e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), realizarão diversas atividades voltadas para Ciência e Tecnologia.

Cardápio

A programação inclui palestras, oficinas, visitas e demonstrações nos seus laboratórios, além de diversas atividades no Colégio Municipal Ceffa Flores de Nova Friburgo e na Escola Estadual Raphael Jaccoud.

No próximo dia 22, a partir das 13h na UDT LEMec/Uerj, serão realizadas palestras intituladas: “Inovação e empreendedorismo” e “Avaliação da conformidade: ferramenta para inovação e competitividade”, com palestrantes de renome voltados para as áreas de ciência e tecnologia.

Dito e feito

O Massimo antecipou, e a comunidade comprovou.

Na última terça-feira, 6, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura foi palco de uma palestra muito elogiada do filósofo Gaudêncio Frigotto, trabalhando o tema "Os desafios da educação pública nos dias atuais".

Orientações

Entre outros temas, o pedagogo e doutor em educação: história, política e sociedade abordou a necessidade de se cumprir a constituição e colocar todas as crianças do ensino fundamental na escola.

Outro desafio importante, de acordo com sua interpretação, é oferecer uma escola de qualidade, que permita ao jovem sair do ensino médio com uma “dupla cidadania”, política e econômica.

Créditos

A realização da palestra foi uma parceria das secretarias de Educação e de Cultura com a Comissão de Educação da Câmara.

O presidente da comissão, Marcelo Verly, foi aluno de Frigotto no doutorado que cursa na Uerj, e também o principal responsável pela vinda do palestrante.

Ao encerrar o evento, o secretário municipal de Educação, professor Renato Satyro, agradeceu a Frigotto pela explanação sobre os desafios da educação pública.

Foto da galeria
Daniel Frigotto
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.