Colunas
Massimo — 08/03/2016
Tempos Modernos (1)
Ao longo dos séculos, a população brasileira acostumou-se a ser frustrada com promessas políticas que jamais saíram do papel - ou até saíram, mas com atraso ou incompletas.
Em geral, claro, tais promessas atendem a interesses eleitorais, ainda que eventualmente haja o interesse real de concretizá-las.
Tempos Modernos (2)
Os tempos atuais andam tão difíceis, no entanto, que a população está tendo que aprender a não apenas sonhar em vão, mas até mesmo a se exaltar em vão.
Mesmo medidas de menor popularidade, levadas adiante por serem estritamente necessárias, estão sofrendo para ver a luz do dia.
Segunda UPA (1)
O caso da sonhada segunda UPA em Nova Friburgo é paradigmático a esse respeito.
A atual administração municipal tomou a iniciativa de lutar pela unidade - que originalmente seria instalada em Olaria - e chegou a costurar todo o projeto junto às esferas superiores.
Fez o dever de casa, enfim.
Segunda UPA (2)
Porém, quando começaram a surgir os primeiros sinais da crise econômica, o governo municipal recuou e adaptou o projeto para que a unidade funcionasse no terreno do Hospital Raul Sertã, absorvendo no processo parte de seus atendimentos emergenciais.
Apesar de gerar a perspectiva de economia aos cofres municipais e de vir acompanhada da promessa de uma Clínica da Família em Olaria, a solução, claro, frustrou uma expectativa e rendeu muitas críticas e dores de cabeça ao atual governo.
Sexo dos anjos
E, no fim, todo este desgaste iria se mostrar desnecessário.
Dada a inadimplência do governo estadual (que já deve um ano de repasses à UPA de Conselheiro Paulino), e o corte de investimentos em todas as esferas administrativas, mesmo nestes moldes a segunda UPA seria inviável na atual conjuntura.
Algo que foi assumido oficialmente, com a recente publicação de ato oficial desistindo da empreitada.
Põe na conta
É mais uma para a conta dessa crise que nós mesmos adubamos com populismo, incompetência e corrupção.
E a Clínica da Família? Será que ainda sai?
Dia delas
O Dia Internacional da Mulher representa, sob todos os aspectos, uma das datas mais significativas de nosso calendário anual.
E, para celebrar o 8 de março aqui em Nova Friburgo, o Centro de Referência à Mulher (Crem) realiza diversas atividades com vistas à conscientização e ao bem-estar da mulher friburguense.
Agenda (1)
Até a próxima sexta-feira, 11, das 9h às 17h, serão apresentadas palestras no Hospital Maternidade, no Hospital Raul Sertã e nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro, Olaria e Conselheiro Paulino.
Também está prevista uma exposição fotográfica coordenada por Regina Lo Bianco, na sede da OAB (Praça Getúlio Vargas, 89).
Agenda (2)
O atendimento a mulheres vítimas de violência também será levado às comunidades do Terra Nova (próximo dia 16); de Amparo (dia 23); e Lumiar (dia 30).
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2522-9226.
É hoje!
Também hoje, 8, acontece a posse solene da diretoria e do conselho subseccional da OAB de Nova Friburgo, eleitos em novembro do ano passado.
E é emblemático que, pela primeira vez, a presidente da OAB local seja uma mulher: a advogada Mônica Bonin Leal.
Representação estadual
Além disso, cabe recordar que quatro friburguenses estão no Conselho da OAB Rio, e serão empossados no próximo dia 14 de março, em solenidade no Teatro Municipal.
A convite do presidente da OAB, todos já estão desempenhando funções especiais no âmbito da instituição.
Escalação (1)
Carlos André Pedrazzi é o novo diretor de apoio às Subseções, e tem a missão de organizar e promover a integração entre as dezenas de subseções que existem no interior do estado.
Aderson Bussinger é o novo diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, e tem a incumbência de manter viva a memória da instituição.
Escalação (2)
Rafael Borges integra o Conselho Consultivo do Centro de Documentação e Pesquisa, e tornou-se membro da Comissão Estadual de Direitos Humanos.
E Olavo Leite tornou-se membro da Comissão de Assuntos Tributários.
Highlander
A Academia Friburguense de Letras promove nesta sexta-feira, 11, às 19h, a cerimônia de posse do novo imortal da casa, o escritor José El-Jaick, que passa a ocupar a cadeira nº 19 - patronímica de Henrique Braune Zamith.
Na mesma ocasião será descerrada a foto do ex-presidente Humberto El-Jaick, que será homenageado pelo acadêmico Ordilei Alves da Costa.
Madeira delay (1)
Semana passada, membros da equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA puderam testemunhar que parte das toras cortadas na Praça Getúlio Vargas no início do ano passado encontram-se no horto municipal, sem cobertura ou qualquer proteção especial.
Madeira delay (2)
Não custa lembrar que no Termo de Ajustamento de Conduta firmado na ocasião, o Ministério Público Federal determinou que as toras deveriam ser reaproveitadas, como medida de compensação ambiental.
De acordo com o órgão, por sinal, a denúncia já havia sido recebida na última quinta-feira, 3, e está sob análise do procurador responsável para determinação das providências cabíveis.
Tudo errado
A imagem que ilustra a coluna de hoje mostra o estado em que ficou a calçada num recuo recém-reformado da Avenida Roberto Silveira, após ser abalroada por um caminhão que circulava fora do horário permitido.
E essa conta, quem paga?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário