Massimo — 07/05/2016

sexta-feira, 06 de maio de 2016

Movimento de terra

Por 15 votos a dois, o plenário da Câmara derrubou nesta quinta-feira, 5, o veto do Executivo à lei de autoria do vereador Joelson do Pote, que reduz os procedimentos burocráticos para a realização de movimentos de terra em volume igual ou inferior a 50 metros cúbicos dentro de um mesmo terreno.

Votaram a favor do veto os vereadores Marcio Damazio e Marcelo Verly, com base no parecer apresentado pelo coronel João Paulo Mori, secretário municipal de Defesa Civil.

Não atendimento

A coluna registra também que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, nesta semana que passou, a eficácia da lei 4.358/15, de autoria do vereador Ricardo Figueira, que obriga as unidades do SUS em Friburgo a emitirem documento de valor legal sempre que algum atendimento não for realizado integralmente ou de maneira satisfatória.

A decisão se deu por 12 votos a três, e o vereador pretende entrar com recurso no STF.

Esqueleto no armário

Desde que as câmeras chegaram às mãos do povo não tem mais jeito, não dá mais para apagar qualquer atitude do passado que, com o passar do tempo, se revele equivocada.

Aqui em Nova Friburgo, por exemplo, o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, virou aquilo que se pode chamar de “esqueleto no armário” de muita gente.

Tudo porque, dois anos atrás, o parlamentar - hoje, um dos mais impopulares do país - encontrou grande apoio entre diversos políticos friburguenses.

Ainda o repúdio

A assessoria do vereador Dr. Luis Fernando entrou em contato com o colunista para informar que “com relação a nota publicada na coluna Massimo na edição de quinta-feira, 5, informar que o vereador Dr. Luis Fernando estava presente na sessão, porém, foi requisitado em seu gabinete para tratar de assunto emergencial. Neste meio tempo foi realizado o voto de repúdio contra o excelentíssimo deputado federal Glauber Braga. De antemão, informo que, caso estivesse presente, Luis Fernando votaria contra o voto de repúdio proferido ao nobre deputado”.

Letramento político

O vereador Marcelo Verly, coordenador geral da Escola do Legislativo, é quem dá a boa notícia.

Na próxima terça-feira, 10, a Câmara recebe o representante do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados, professor Rildo Cosson, da UFMG.

Às 16h ele participa da inauguração de estande da Escola do Legislativo na Biblioteca Municipal, e em seguida, durante a sessão no plenário, fará palestra sobre “Letramento Político: a educação para democracia no Legislativo”.

O outro lado

Citado na coluna do Massimo em trecho reproduzido da carta em que o ex-secretário de meio ambiente, Ivison Macedo, disponibilizou o cargo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro Norte Fluminense (Sinduscon-CN) procurou o colunista a fim de “esclarecer os verdadeiros objetivos e atuação da entidade”, uma vez que “preza pela transparência e suas decisões se dão de forma aberta e participativa, preocupando-se inclusive com o desenvolvimento sustentável e ordenado de nossa cidade”.

Aspas (1)

“O sindicato acompanha os acontecimentos do setor buscando a defesa dos direitos dos seus associados, lutando contra a criação e imposição de regras e procedimentos subjetivos. Temos participado ativamente de diversas reuniões, palestras e encontros sobre alterações propostas pela Secretaria de Meio Ambiente da legislação vigente, às quais encaminhamos sugestões e questionamentos e não obtivemos nenhuma resposta.”

Aspas (2)

“O Sinduscon-CN não admite que seus associados sejam taxados de especuladores, pois se tratam de empresas tradicionais na cidade que ao longo de anos geram renda, impostos e empregos na região. O Sinduscon se coloca, como sempre, à disposição para o diálogo com qualquer órgão ou entidade, para que, juntos, possamos buscar soluções adequadas para o desenvolvimento de nossa cidade.”

Aplausos de pé

Preste atenção, caro leitor, no tipo de exemplo que está sendo dado por nossos bombeiros aposentados.

Nesta terça-feira, 10, às 10h, eles farão manifesto contra os atrasos no pagamento que atingem, nesse momento, a todos os cadastrados na previdência estadual.

A concentração será no hemocentro e - acreditem - a forma de protesto escolhida foi um mutirão de doação de sangue.

Prioridade máxima

Só resta ao colunista manifestar seu apreço e total apoio a esses homens e essas mulheres que, sem trocadilho, deram seu sangue pelo próximo enquanto estavam na ativa, e continuam a fazer o mesmo agora, na aposentadoria.

Tratá-los com respeito, num país sério, deveria ser prioridade absoluta.

Alô advogados!

Começa neste sábado, 7, e segue até o dia 18 de junho, o Curso Básico de Mediação realizado pela Comissão de Mediação da 9ª Subseção da OAB.

A coordenação fica por conta de Maria de Fátima Almeida, Diego El-Jaick Rapozo e Therezinha Henriques, e as aulas serão ministradas na própria OAB, sempre às terças-feiras, das 19h às 22h e sábados , das 9h às 12h.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 2522-3161

Vacina H1N1

A coordenadora municipal de imunização, Ana Paula Lessa Gomes, informa que, após dois dias e meio de carência, novo lote da vacina da gripe chegou a Nova Friburgo nesta quinta-feira, 5.

“Já estamos com as unidades básicas vacinando na data de hoje [sexta-feira, 6]. A quantidade que chegou não cobre a campanha até o final. Temos mais a receber, ainda sem data de liberação pelo estado. A procura está muito grande, o que pode vir a gerar novos desabastecimentos.”

Mal de amor (1)

Quem nunca sofreu por amor ouvindo Belchior?

O cantor foi uma das inspirações para a composição do romance “O Mal de Janine”, do escritor, jornalista e letrólogo cearense condecorado pela Academia Brasileira de Letras, Jeff Peixoto.

O autor, que além deste assina outros títulos como “96 dias embaixo da cama” e “O melhor livro do ano”, fará o lançamento de sua nova obra neste sábado, 7, às 19 horas, na Casa Eliza Vidal (Rua Monsenhor Miranda, 30, Centro).

Mal de amor (2)

Além do lançamento, o autor convida também para a palestra “Autor e personagem: quem é o alter ego de quem?”, no mesmo local.

Durante o mês de maio, Jeff estará em Tour Literário da Livraria Cultura por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Fora do Brasil, o livro também estará em Madri, Buenos Aires e Bogotá.

Reconhecimento estadual

O deputado Comte Bittencourt entrega, nesta segunda-feira, 9, a Medalha Tiradentes - maior honraria do parlamento estadual - ao rotariano Sílvio Ruiz Galvez, “por sua relevante atuação comunitária e social, sempre beneficiando os cidadãos friburguenses”.

Empresário do ramo imobiliário e da construção civil, Silvio já esteve à frente da Secretaria de Turismo.

A homenagem acontece às 18h, no Plenário da Câmara Municipal.

Todos os dias

O Massimo encerra os trabalhos da semana com um abraço muito carinhoso e cheio de gratidão a todas as mães, de fato ou de direito.

Nada debaixo do céu pode ser mais próximo do paraíso do que o carinho e a presença de vocês, guerreiras da ternura.

Que Deus as conserve firme, doces e fortes por muito, muito tempo.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.