Colunas
Massimo — 07/04/2016
Bons negócios!
Com a presença do prefeito Rogério Cabral e do secretário de Fazenda, Juvenal Condack, além de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Câmara Municipal, do Sebrae, do Convention, da Acianf e do Country Clube, entre outras instituições, teve início nesta quarta-feira, 6, mais uma edição da Fepro em Nova Friburgo.
A feira segue até o próximo domingo, 10, no Nova Friburgo Country Clube.
Inusitado
Quem for prestigiar a Feira de Promoção e ir às compras aproveitando descontos bem convidativos terá surpresas hoje, 7. Estarão em exposição na Fepro 2016 o caveirão utilizado pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar em incursões de combate ao tráfico no Rio e as motos utilizadas para a escolta do Papa Francisco em visita a Cidade Maravilhosa em 2013 na Jornada Mundial da Juventude. Preparem as máquinas fotográficas.
Prepara...
As notícias que chegam de Macaé dão conta de que as investigações da Polícia Federal a respeito da derrama de panfletos apócrifos direcionados ao deputado federal Glauber Braga em Nova Friburgo, às vésperas das eleições de 2014, foram retomadas recentemente.
Inclusive...
A estes trabalhos já estão sendo anexadas conversas recentes e muito bem documentadas de pessoas ligadas a alguns dos envolvidos no episódio, que tiveram a brilhante ideia de oferecer dinheiro a hackers para que tirassem a respectiva notícia do site de A VOZ DA SERRA.
Detalhe: a oferta - acredite quem puder - foi feita pela internet, deixando todos os rastros digitais possíveis.
É mais uma prova de que “esperteza” e inteligência definitivamente possuem significados diferentes.
Opinião
Pessoalmente, o colunista torce para que a inevitável verdade venha à tona o quanto antes, e alcance também a todos que atuaram nos bastidores.
Afinal, quem não se pauta pela ética nem respeita a inteligência da população não é digno de ser pago por ela para exercer função alguma.
Ou será que alguém discorda?
A tal transparência (1)
O Massimo sempre faz questão de registrar bons exemplos.
Reconhecido por sua assiduidade e pontualidade, o vereador Zezinho do Caminhão atrasou-se por alguns minutos nesta sessão de terça-feira, 5.
A tal transparência (2)
Após registrar sua presença no painel eletrônico da Câmara, ele foi até a assistência e, cordialmente, explicou ao colega Ivan Correia, que cobre as sessões para AVS, que ele e outros vereadores estavam em uma reunião da CPI que apura o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Olaria.
A tal transparência (3)
Ivan ficou surpreso.
“Que seus detratores, se é que existem, digam o que for sobre Zezinho, mas o parlamentar leva a sério questões como assiduidade e respeito aos ritos da casa. Ele não era obrigado a fazer isso. Na efeméride clássica de Jânio Quadros: fi-lo porque qui-lo. Parabéns Zezinho!”
De volta
A sessão também foi marcada pelo retorno do vereador Alexandre Cruz, que ao final recebeu um mimo do presidente Marcio Damazio: discursou livremente por mais de 15 minutos na tribuna, onde teve oportunidade de fazer um balanço de sua atuação à frente da Secretaria de Obras, além de agradecer a todos que o apoiaram.
De volta (2)
Nami Nassif, por sua vez, não perdoou.
Brincando com Alexandre, falou ao presidente: “Marcio, põe limite aí nessa fala senão a gente não sai daqui hoje...”.
De volta (3)
O bom humor, aliás, já havia feito parte dos trabalhos com o retorno de Alexandre.
Com dificuldades para registrar seu dedo no dispositivo ligado ao painel eletrônico, ele ouviu outra brincadeira.
Dessa vez foi Zezinho do Caminhão quem descontraiu o ambiente, ironizando a dificuldade do colega: “Alexandre inchou a mão durante o tempo em que ficou na Secretaria de Obras...”.
Nova casa
Conforme o Massimo havia antecipado, o multimidiático vereador Wellington Moreira migrou mesmo para o PMDB, onde passa a integrar uma das nominatas mais disputadas das próximas eleições.
Direto como de costume, Wellington confidenciou ao colunista que deixou o PRP por acreditar na existência de uma pressão externa nos bastidores, obviamente patrocinada pelos principais alvos de suas pesadas críticas, para que suas chances de obter uma eventual reeleição pelo partido fossem reduzidas, por assim dizer.
Homenagem
A Alerj aprovou, na tarde desta quarta-feira, 6, a o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira para que o Hospital de Oncologia da Região Serrana, na Ponte da Saudade, receba o nome do empreendedor Francisco Faria, fundador da Stam Metalúrgica.
A lei, agora, segue para sanção do governador.
Um por todos
O presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt, anunciou em audiência na última terça-feira, 5, que vai cobrar do Palácio Guanabara que a Secretaria estadual de Educação seja a gestora dos recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação Básica), sob pena de encaminhar uma denúncia ao Ministério Público.
Em tese, a gestão direta dos recursos permitiria que a secretaria efetuasse em dia os pagamentos dos servidores ativos da rede estadual de educação, sem ter que esperar pelo pagamento dos demais servidores.
Todos por um
Representantes dos professores, no entanto, têm se manifestado de forma contrária a qualquer tratamento privilegiado em relação aos demais servidores estaduais, bem como a aposentados e pensionistas.
Ou seja: querem correção sim, mas para todos.
Francamente, uma classe que assume este tipo de postura precisava mesmo ser mais valorizada.
Prevenção (1)
Partindo do princípio de que prevenir é melhor do que remediar, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara municipal, o vereador Luis Fernando, defendeu a realização de uma semana de combate ao mosquito Aedes aegypti a ser realizada em novembro, no chamado pré-verão, quando as fêmeas começam a colocar os ovos que tanta dor de cabeça vão dar à população nos meses seguintes.
Prevenção (2)
De acordo com a proposta, uma força multidisciplinar, composta por Prefeitura, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, irá atuar no combate a possíveis focos em residências, e também prestando orientação à população.
“A ideia é aplicarmos as medidas de combate antes que o surto aconteça”, resumiu o vereador.
Vai atrasar (1)
A Secretaria estadual de Obras terá que adiar, por determinação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), a licitação para elaboração de projeto executivo e execução das obras de contenção e drenagem no loteamento Belmonte, no distrito de Conselheiro Paulino.
Prevista para acontecer no próximo dia 26, a concorrência, orçada em R$ 10.371.587,20, só poderá ser realizada após a Seobras atender às recomendações do Tribunal, conforme decisão plenária desta terça-feira, 5, em aprovação ao voto da conselheira relatora, Marianna Willeman.
Vai atrasar (2)
Além de ordenar ajustes ao edital, o TCE-RJ solicita que a Seobras encaminhe elementos do projeto básico “com nitidez suficiente para conhecimento”.
Também foi determinado que o órgão atualize a data-base do orçamento para data recente ou inferior a um ano, ou justifique a data-base de novembro de 2014 utilizada na planilha orçamentária.
Vai atrasar (3)
O voto recomenda, ainda, ao atual secretário de Obras, José Iran Peixoto Junior, que atente para a validade da autorização ambiental (25/6/2016) e a necessidade de requerer a renovação com, no mínimo, 120 dias antes do vencimento.
Fala, leitor!
“Gostaria de denunciar o estacionamento irregular que ocorre diariamente em frente a uma clínica estética na Avenida Rui Barbosa, próximo ao Hospital Raul Sertã. Todos os dias pedestres, idosos, cadeirantes e crianças se arriscam para desviar dos carros que ali estacionam com as quatro rodas sobre a calçada. Será que ninguém percebe que é uma infração? Os pedestres precisam andar pela calçada!”
Parabéns!
Hoje, 7de abril, é o dia do jornalista e, apropriadamente, também o aniversário de 71 anos de A VOZ DA SERRA.
A todos os companheiros de profissão, e a todos os membros da grande família AVS - com destaque aos leitores e aos parceiros comerciais -, o abraço e a gratidão deste jornalista, com muito orgulho.


Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário