Colunas
Massimo — 06/11/2015
Modernidade (1)
Diversos contribuintes estão recebendo mensagens SMS disparadas pelo governo municipal informando que a Prefeitura prorrogou o prazo para regularização de imóveis, com até 90% de desconto.
Além de estimular o pagamento de dívidas entre os endereços devidamente cadastrados, a campanha atende a uma das principais estratégias do governo para ampliar sua base de arrecadação própria, que é justamente a de trazer para a formalidade parte da grande massa de moradores em loteamentos irregulares na cidade.
Modernidade (2)
A rigor, segundo dados da Secretaria de Finanças, diversos distritos operam com déficit de arrecadação, justamente porque a formalidade não alcança boa parte dos cidadãos.
Numa época em que parece cada vez mais difícil contar com repasses externos, nada melhor do que dar a devida atenção às fontes de recursos próprios, correto?
Até mesmo por uma questão de justiça com quem paga, e na maioria das vezes não recebe em contrapartida o amparo governamental que faz por merecer.
Idade da Pedra (1)
Paralelamente, enquanto o governo começa a fazer uso de ferramentas tecnológicas para abrir novas frentes de comunicação e arrecadação, leitores escrevem para denunciar práticas do tempo das cavernas acontecendo em plena luz do dia na Rua Arnaldo Bittencourt.
Para quem não está ligando o nome ao local, a via é aquela que fica atrás do Clube de Xadrez.
Idade da Pedra (2)
Enquanto crianças e mulheres - algumas já de idade! - caminham pela calçada (que, convenhamos, é estreita e “poluída” demais), marmanjos sem qualquer pudor esvaziam suas bexigas como se estivessem no banheiro de suas próprias casas.
Desrespeito total.
Idade da Pedra (3)
E de noite a coisa só piora.
Afinal, além de utilizarem o local como vaso sanitário, também não é raro ver casais mantendo relações sexuais, vejam só, próximo à lixeira.
Ainda de acordo com moradores, os protagonistas de tais cenas também costumam ameaçar quem “se atreve|” a abrir as janelas de casa.
Fica a dica, portanto, às autoridades competentes, para que seja reforçada a vigilância no local.
Aspas
“Estamos querendo que a Secretaria de Obras faça um muro de uns três metros de altura, isolando aquele espaço de uma vez por todas, uma vez que ele só serve para pessoas fazerem coisas erradas. Solicitamos também câmeras de monitoramento para inibir que as pessoas façam suas necessidades nesta rua.”
Noite dos tempos
No momento em que a Secretaria de Assistência Social passa por uma troca de comando, chega a informação de que uma família estaria “morando” debaixo da ponte da Rua Sete de Setembro.
À equipe do secretário interino, Roberto Wermelinger, fica o apelo para que a situação seja apurada, e os envolvidos, caso ainda estejam por lá, recebam o tratamento devido.
Por falar nele...
E já que falamos no atual secretário, vale lembrar que ele é autor de uma lei bastante pertinente, segundo a qual “A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo divulgará em sua página oficial na internet, a relação, quantitativo e validade dos medicamentos existentes nos estoques dos postos de saúde, policlínicas e hospitais municipais, bem como o rol daqueles medicamentos da cesta básica, indisponíveis e o motivo de sua falta”.
A legislação, identificada pelo número 3.692, é de 23 de dezembro de 2008.
PF em Nova Friburgo
Hoje a Polícia Federal estará em Nova Friburgo.
Mas calma, não é para prender ninguém. Ao menos não desta vez.
Acontece que o delegado Clayton Bezerra subiu a serra para participar da aula da turma de sociologia jurídica da Universidade Estácio de Sá.
Durante o encontro ele irá conversar com os alunos sobre o trabalho da PF e a Justiça no Brasil.
Glauber em Lumiar
O deputado federal Glauber Braga informa que fará “Roda de Conversa” para prestar contas de seu mandato e conversar com a população no centro do distrito de Lumiar.
O encontro está agendado para amanhã, 7, a partir das 15h, e inclui também o chamado “Mural Federal”, com informações de verbas disponibilizadas para Nova Friburgo.
Emenda coletiva
Indo de um deputado para outro, está marcada para hoje, 6, a divulgação do resultado da votação popular promovida pela equipe do deputado estadual Wanderson Nogueira com vistas a definir onde será aplicada sua rubrica no orçamento estadual de 2016, em valor próximo a R$ 2 milhões.
O próprio parlamentar fará a apresentação da proposta vencedora a partir das 16h, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Alberto Braune.
São Jorge (1)
O secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, informa que todas as 14 casas do bairro São Jorge atingidas pelo acidente com a adutora na madrugada do último sábado, 31 de outubro, já foram liberadas para as 16 famílias que nelas habitam.
As calçadas do bairro foram igualmente liberadas, mas o tráfego de veículos só será permitido quando as obras foram concluídas, e ainda não há prazo para isso.
São Jorge (2)
Diversos moradores têm reclamado da falta de ônibus para a localidade, argumentando que em situações análogas o transporte coletivo havia chegado ao bairro Floresta através do Três Irmãos, e questionando por que o inverso não poderia ser aplicado agora.
De fato, nos últimos dias os moradores do bairro têm sofrido muito em termos de mobilidade.
Novidades são bem-vindas.
Causa justa
A edição do Jornal Nacional desta quarta-feira, 4, atualizou o caso da bela atriz Taís Araújo, hostilizada recentemente com comentários de natureza racista em redes sociais.
E, para nós friburguenses, além da satisfação de saber que tal comportamento está sendo investigado e pode render oito anos de cadeia aos responsáveis, resta também o orgulho de vermos a nobre causa sando defendida pelo advogado friburguense Marcelo Salomão.
Aliás...
Tempos atrás o jurista já havia ganhado notoriedade nacional ao representar a também atriz Luana Piovani, agredida no dia 23 de outubro de 2008 por seu noivo à época, o ator Dado Dolabella.
Fogo no ônibus (1)
Um ônibus foi completamente destruído pelo fogo na noite de quarta-feira, 4, na garagem da empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol), no distrito de Conselheiro Paulino.
Segundo a empresa, o coletivo amarelo, número de ordem 29 estava estacionado na garagem, na área onde os ônibus são lavados, quando o fogo atingiu o veículo por volta das 22h40. Ninguém se feriu no acidente.
Fogo no ônibus (2)
A Faol informou nesta quinta-feira, 5, que o Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, mas ainda não se sabe o que causou o incêndio.
“As causas e a extensão dos danos estão sendo apuradas.”
Cidade Inteligente (1)
Atendendo a questionamento feito pela coluna, a Prefeitura informou algumas das infrações que vem sendo observadas pelas câmeras do Programa Cidade inteligente.
“A principal infração detectada continua sendo a parada/estacionamento em
fila dupla. Outras infrações mais comuns que podem ser verificadas pelo sistema são: dirigir falando ao celular; estacionamento em desacordo com a sinalização; estacionamento em cima do passeio público; estacionamento em fila dupla; dirigir sem cinto de segurança.”
Cidade Inteligente (2)
O comunicado confirma que infrações relacionadas ao que estabelece o Código de Posturas também estão sendo fiscalizadas.
“O sistema de monitoramento também está sendo utilizado para verificar eventuais infrações ligadas à Subsecretaria de Posturas, como por exemplo o despejo irregular de lixo fora dos horários e dias estabelecidos.”
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário