Massimo — 06/08/2015

quinta-feira, 06 de agosto de 2015

Sobreaviso

A inauguração do programa Cidade Inteligente, marcada para esta sexta-feira, 7, talvez tenha de ser adiada. E pelo pior dos motivos.

Faleceu na madrugada de quarta-feira, 5, o senhor Darcy de Souza, pai do governador Luiz Fernando Pezão — que, como não poderia deixar de ser, cancelou a agenda para os próximos dias.

Cidade representada

O prefeito Rogério Cabral compareceu ao velório, iniciado às 12h na capela do cemitério de Piraí.

Em nome de toda a equipe de A VOZ DA SERRA, o colunista presta suas condolências ao chefe do Executivo estadual.

Direto ao ponto

Se tem algo que não pode ser dito a respeito do vereador Renato Abi-Ramia é que ele não seja uma pessoa direta.

Questionado pelo colunista durante a sessão de terça-feira, 5, na Câmara Municipal, ele não fugiu a nenhuma pergunta.

Futuro partidário

Quanto a seu futuro partidário, Renato afirmou que, caso o prefeito Rogério Cabral vá mesmo para o PMDB, ele deixa o partido pelo qual milita há décadas.

“Eu faço oposição ao Rogério, e por isso nós não vamos ficar no mesmo partido. E já falei com a Dra. Grace [Arruda, vice-prefeita] para sair também, caso a transferência dele se concretize.”

O colunista entende que, caso deixe o PMDB, o destino mais provável de Renato seria o Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

Futuro político

Renato foi igualmente direto ao responder a respeito de suas ambições políticas para 2016.

“Quero sim ser candidato a prefeito em 2016. Já disse várias vezes e reafirmo que não serei candidato à reeleição como vereador no ano que vem.”

CPI da Saúde

Calma que tem mais.

Tendo afirmado diversas vezes ser conhecedor de fato determinado capaz de justificar a instauração de CPI na Saúde, Renato acenou com a possibilidade de assinar a proposta — que, não custa lembrar, precisa apenas de mais uma rubrica para cumprir o requisito legal — caso suas sugestões venham a ser incorporadas à redação.

Minerva

Cá entre nós, com a assinatura do presidente da Comissão de Saúde, qualquer tentativa de desqualificação do mérito torna-se muito mais difícil, entende?

Por falar nisso...

Os vereadores Christiano Huguenin e Ceará, que compuseram a Comissão Especial criada para apurar as denúncias contra a administração da saúde pública, já entregaram ao Ministério Público, tanto estadual quanto federal, o relatório elaborado ao fim dos trabalhos.

No entendimento de ambos, a medida gera as mesmas consequências

Transparência (1)

A Câmara fez a parte dela, e aprovou por unanimidade os quatro requerimentos de informação apresentados durante a primeira sessão após o recesso.

Há que se louvar, nesse sentido, a postura dos vereadores da base governista presentes.

Resta agora esperar que o Executivo cumpra sua parte e responda, dentro do prazo previsto e de maneira satisfatória, os sérios questionamentos que foram apresentados em plenário.

Transparência (2)

É interesse do próprio governo, por exemplo, responder o quanto antes e da melhor forma possível o requerimento elaborado pelo vereador Professor Pierre, questionando a terceirização do estacionamento rotativo municipal, feita sob termos que, no entendimento de muitas pessoas dignas de credibilidade, sugerem uma grande renúncia de receita.

Se a Matemática é capaz de dizer o contrário, então que sejam divulgadas essas contas para que não reste qualquer dúvida.

Transparência (3)

Da mesma forma a Câmara aprovou requerimento de autoria do vereador Ceará, com nove perguntas direcionadas à Secretaria Municipal de Saúde a respeito dos “procedimentos de internação de pacientes advindos da rede privada, bem como exames de imagem e cirurgias”, e outro proposto pelo vereador Zezinho do Caminhão, voltado a esclarecer detalhes da obra na creche do Loteamento Santa Bernadete.

Transparência (4)

Por fim, foi aprovado ainda um requerimento de autoria do vereador Christiano Huguenin, relativo aos gastos com a cozinha terceirizada do Hospital Raul Sertã.

Em sua defesa, por sinal, Christiano fez a séria declaração de que alguns documentos analisados pela Comissão Especial não estariam mais disponíveis nos arquivos online no site da Prefeitura.

A conferir.

Segunda instância

Ainda na sessão de terça, o vereador Marcelo Verly anunciou que o Tribunal Regional Federal confirmou por unanimidade, em decisão de segunda instância, sua absolvição em processo relativo à terceirização de mão de obra na Prefeitura, o qual já durava mais de 10 anos.

“O tempo é senhor da razão e a verdade sempre prevalece, ainda que demore", declarou o parlamentar.

Reeleito

O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) foi reconduzido nesta terça-feira, 4, por  unanimidade, ao cargo de corregedor parlamentar da Alerj, ficando encarregado de investigar eventuais fatos atribuídos a deputados que sejam incompatíveis com o decoro parlamentar.

Para atuar ao lado de Comte, como corregedor substituto, a Assembleia elegeu o deputado Luiz Paulo (PSDB).

Aspas

“Agradeço a confiança dos senhores parlamentares. Ao lado do deputado Luiz Paulo, acumulamos juntos essa missão há quase uma década, com tranquilidade e certeza que vamos buscar sempre o melhor caminho para essa Casa Legislativa”, afirmou Comte.

Para tudo

Atenção para essa notinha.

A Rodovia RJ 116 (Itabora –Nova Friburgo–Macuco) será fechada ao tráfego a partir das 5h deste sábado, 8, na altura do quilômetro 71, em Mury.

A interdição será para fazer o destombamento e a retirada de uma carreta carregada de cimento que sofreu um acidente no dia 14 de julho.

 

Segue

A operação deve durar cerca de 10 horas e será necessário o uso de um caminhão guincho especial para o içamento, o destombamento e a retirada do veículo cuidando para que a carga não sofra vazamento e o cimento vá para o leito do rio que margeia aquele trecho da RJ-116.

Equipes da Concessionária Rota 116 S/A, que administra a rodovia, estarão no local orientando e acompanhando a operação, que será feita por uma empresa contratada.

Rotas alternativas

Durante a intervenção, as melhores opções de trajeto entre Nova Friburgo e a capital do estado serão através da RJ-130 e BR-116 (via Teresópolis); ou da RJ-142 e BR-101 (Rodovia Serramar).

A Concessionária Rota 116 disponibilizou o telefone da sua Ouvidoria (0800-282-0116) para atendimento e “antecipadamente agradece a compreensão de seus usuários pelo transtorno inevitável”.

Eles merecem

Em sua cerimônia de prestação de contas a respeito da Campanha de Inverno, a Acianf fez questão de agradecer, através de um certificado, aos exemplares veteranos que compõem a Associação dos Amigos da Praça do Viagra, que mais uma vez fizeram toda a diferença com seu costumeiro engajamento.

Em Nova Friburgo, a solidariedade é azul.

Rotary (1)

Na manhã desta terça-feira, 4, Rogério Cabral recebeu o governador do Distrito 4750 do Rotary Internacional, senhor Américo Xavier Maia Neto, acompanhado de membros dos Rotary locais, para discutir parcerias em novos projetos para o município, principalmente ligados ao meio ambiente.

Rotary (2)

Durante a reunião, o prefeito recebeu o ​botton​ da governadoria do Rotary com o tema: “Vamos ser o presente para o futuro” e decretou o senhor Américo Xavier Maia Neto como hóspede oficial de Nova Friburgo.

O vereador rotariano Gustavo Barroso também participou da reunião.

Rotary (3)

Além de diversos projetos voltados para a saúde, tais como o estímulo à maior quantidade de partos naturais, projetos de aleitamento materno e parcerias com instituições de caridade para realização de exames laboratoriais com portadores de necessidades especiais e crianças com diabetes tipo 1, foi discutida a parceria em um projeto de educação ambiental.

Aspas (2)

“A secretaria de Agricultura do Estado tem um grande projeto com o Banco Mundial, que é o Rio Rural. Mas existe uma dificuldade muito grande de convencer os agricultores a entrar no projeto. A Emater tem dinheiro e não está conseguindo gastar. A proposta do Rotary é a de trabalhar nas microbacias orientando e ajudando a motivar os ribeirinhos a entrarem no Projeto Rio Rural, explicou Américo Xavier.

Paralelamente, o Rotary de Olaria está iniciando um projeto de educação ambiental para as crianças em parceria com a secretaria de Educação.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

    (Foto: Daniel Marcus)

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.