Massimo — 06/05/2016

sexta-feira, 06 de maio de 2016

O fato

A quinta-feira, 5, começou com a notícia de que o ministro do STF, Teori Zavascki afastou Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados.

Em sua decisão, Teori afirma que Cunha não tem "condições pessoais mínimas para exercer o cargo".

O momento

O momento, no entanto, deixa algumas dúvidas inquietantes no ar.

Afinal, como bem expressou em sua página no Facebook o professor de jornalismo, João Baptista de Abreu, “não é de hoje que o comportamento de Eduardo Cunha como parlamentar fere a ética e a cidadania”.

A pergunta

O que torna inevitável a pergunta: “Por que então se permitiu que ele, como presidente da Câmara, aceitasse, liderasse e costurasse o processo de impeachment da presidente da República? Por que só agora o procurador-geral da República pediu seu afastamento? Por que não antes?”

A conclusão

“Parece que estão começando a limpar a casa. O problema é que muitos políticos que também merecem ser varridos se fazem passar por faxineiros para esconder sua própria sujeira.”

Novos tempos (1)

Como seria de se esperar, o dia foi muito agitado no Congresso Nacional.

Um grupo de parlamentares contrários a Eduardo Cunha manteve a sessão da Câmara mesmo depois do deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da casa, ter suspendido os trabalhos.

Novos tempos (2)

Sem microfone ou transmissão pela TV, a sessão foi presidida por Luiza Erundina (Psol-SP) e transmitida ao vivo pela internet, através da página no Facebook do deputado federal Glauber Braga.

Aparentemente, graças às novas tecnologias, já não é mais tão fácil vedar certos ambientes.

Marina Serrana

O partido Rede Sustentabilidade, cujo principal expoente é a ex-senadora Marina Silva, começa a ganhar contornos de representação em Nova Friburgo.

À frente do processo estão os nomes de Guilherme Aguiar e do atuante policial civil da Delegacia Legal de Nova Friburgo, Flávio Calvão.

Convocação

A pouco mais de uma semana do encontro dos ex-alunos da Associação Educacional e Cultural de Nova Friburgo (Aencf), turma 1976, e com o intuito de fortalecer ainda mais a amizade já existente, A VOZ DA SERRA cede este espaço para a convocação dos ex-alunos e suas famílias para que participem, no próximo dia 14, deste momento de confraternização.

O horário e o local do encontro ainda não foram divulgados.

Polo Audiovisual (1)

O Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) promove no próximo dia 20, o II Seminário Ações Estruturantes do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e região.

Parte do processo final da primeira etapa de estruturação do Polo Audiovisual de Nova Friburgo, o evento - patrocinado pela Energisa e pelo governo do Rio, através da Secretaria estadual de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - acontece no Senai Espaço da Moda de Nova Friburgo.

Polo Audiovisual (2)

Na pauta do encontro um resumo das ações realizadas até o momento, enfatizando a importância de um polo audiovisual consolidado para a economia e o desenvolvimento regional.

Produtores da região serrana também terão a oportunidade de apresentar conteúdo para uma banca de produtores cariocas. Ao fim das apresentações, os produtores de cá e de lá terão um momento para conversar com o público, sanar dúvidas e estreitar relações.

Polo Audiovisual (3)

O seminário é aberto para qualquer interessado na estruturação e crescimento do polo audiovisual na região: estudantes, produtores, pesquisadores, youtubers, comerciantes, prestadores de serviços de diversas áreas, entre elas a rede hoteleira, de gastronomia, comunicação, entretenimento e turismo.

Polo Audiovisual (4)

Também no dia 20, uma campanha de apoio ao Serra Ação – Polo Audiovisual de Nova Friburgo e região e um conteúdo exclusivo produzido pela equipe do polo serão lançados em um coquetel aberto para os participantes do seminário.

O credenciamento será feito no local, à partir das 13h30.

O evento é gratuito e sujeito à lotação.

Nome de peso

Confirmando as expectativas, o governador em exercício, Francisco Dornelles, sancionou a lei do deputado estadual Wanderson Nogueira que concede o nome do empresário Francisco Faria, fundador da Stam, ao hospital de oncologia da Região Serrana, que deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano no bairro Ponte da Saudade.

A mesma lei já havia sido aprovada por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa.

Presença alemã

Acontece neste sábado, 7, o tradicional encontro anual da família Raibert, em Lumiar.

Descendentes da primeira safra dos alemães que tanto contribuíram para escrever a rica história friburguense, os Raibert aproveitarão a data para celebrar, também, os 192 anos da criação da primeira colônia alemã do Brasil.

O motivo é justo e a festa promete ser boa.

Moção de louvor

Na tarde de segunda-feira, 2, o vereador Alcir Fonseca homenageou com Moção Especial de Louvor a presidente e fundadora da Apae Nova Friburgo, Maria das Dores Mello Pacheco, pelos 37 anos da instituição, completados hoje, 6.

Mão dupla

Na mesma ocasião, Maria das Dores também parabenizou o vereador por ter apoiado, em 2014, a instalação de uma Unidade do Programa Banco de Alimentos da Ceasa, que também auxilia a Apae.

O órgão, de mobilização social, funciona com uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos que não foram comercializados, mas que estão em perfeitas condições para consumo.

Menos desperdício

Atualmente o programa já atende a mais de 100 instituições, beneficiando mais de 36 mil pessoas em todo o estado.

Alcir anunciou ainda que a unidade do Banco de Alimentos receberá ainda esta semana, através de solicitação feita à diretoria do Ceasa, uma câmara fria que ajudará no  armazenamento dos produtos, aumentando o volume de entrega às instituições.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.