MASSIMO - 05/12/2014

quinta-feira, 04 de dezembro de 2014
Foto de capa

BOAS PERSPECTIVAS

O programa de Bibliotecas Parque, do governo do estado, será ampliado no ano que vem.

A previsão é de que a rede passe a contar com 15 novas bibliotecas, seguindo o modelo da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, que tem um acervo de mais de 200 mil livros, biblioteca infantil, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, além de auditório, teatro e estúdio de música.

Em alguns feriados, a matriz do programa chega a receber quatro mil frequentadores.

 

SITUAÇÃO LOCAL (1)

Nenhuma das 15 novas bibliotecas será erguida por aqui.

Aliás, durante esta semana os vereadores Wellington Moreira e Alcir Fonseca fizeram uma vistoria na Biblioteca Municipal e constataram falhas severas na iluminação do ambiente.

O secretário de Cultura, David Massena, empenhou-se pessoalmente para resolver a questão, e conseguiu que sejam trocadas, na manhã de hoje, aproximadamente 80% das lâmpadas queimadas.

 

SITUAÇÃO LOCAL (2)

Para David, aliás, cuidar da biblioteca é "uma questão de honra”.

Ciente de que a instituição tem movimento menor em janeiro, fora do período letivo, o secretário optou por realizar neste mês algumas reformas mais que necessárias.

Ao ser reinaugurada em fevereiro a biblioteca municipal deverá estar dedetizada, com a nova iluminação concluída, banheiros reparados, nova pintura e as subdivisões adequadas conforme as normas de biblioteconomia.

Questão de honra

 

ESPERANÇA

Em meio a tais notícias, resta esperar que o belo projeto da Biblioteca Internacional encontre o apoio necessário para sair do papel.

Em termos culturais e turísticos, a opinião geral é de que ela tem potencial para representar legado tão importante quanto o Hospital de Oncologia promete ser para a Saúde.

 

O NOME DO SANTO

Na política, mais do que em outras áreas, não basta contar o milagre. É preciso dar o nome do santo.

Não deixa de ser justo.


CPI

No pedido de CPI, por exemplo, importa informar a lista de vereadores que já manifestaram apoio à formação da comissão.

São eles, pela ordem no plenário: Wellington Moreira, Ricardo Figueira, Renato Abi-Ramia, Cláudio Damião, Professor Pierre, Gabriel Mafort, Zezinho do Caminhão e Cigano.


ORÇAMENTO

Já em relação ao orçamento, é justo destacar a forma como o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Marcelo Verly, conduziu os debates com todas as secretarias, e deu transparência às emendas feitas e aos números finais.


ESPÍRITO NATALINO (1)

Como já se tornou tradição, sempre que se aproximam as festas natalinas a Associação Espírita Fraternal (AEF) faz sua parte para levar um pouco de amor e carinho a crianças carentes e aos vovôs e às vovós em asilos.

Em 2014 não será diferente.

No próximo domingo, 7, às 8h30, as crianças da Escolinha de Evangelização da Tia Ely farão a entrega de presentes, em carreata com Papai e Mamãe Noel.


ESPÍRITO NATALINO (2)

Já no dia 14, às 9h30, a turma visitará o Colonial 61, também com entrega de presentes e cestas básicas.

Por fim, no dia 21, às 13h45, será a vez de levar carinho e presentes aos vovôs e vovós do Asilo Frederico Mayer.

Todas as carreatas saem da sede da AEF, na Rua Trajano de Almeida 124, no Paissandu.


SOS FUNDAÇÃO (1)

Em seu discurso na Hora Livre da última terça-feira na Câmara Municipal, o vereador Marcelo Verly lançou uma proposta que merece ser debatida.

Trata-se da criação do SOS Fundação.

O conceito tem por objetivo sensibilizar autoridades municipais, estaduais e federais para a recuperação do acesso às tradicionais instalações do Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas, ocupado pelo Instituto Politécnico da Uerj até o acidente climático de 2011.


SOS FUNDAÇÃO (2)

Presidente da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, Verly afirmou que "há várias possibilidades de destinação: complexo esportivo, turístico-cultural, ambiental, entre outras. Só não podemos permitir que permaneça como está, deteriorando-se dia após dia”.

Entre as ações propostas pelo vereador tucano para o primeiro semestre de 2015 estão contatos com a Associação de ex-funcionários e professores do Colégio Nova Friburgo e a cúpula da Fundação Getúlio Vargas.

A conferir.


FAZ DIFERENÇA

O delegado friburguense Fábio Barucke, que ganhou fama internacional nos meses de junho e julho ao desbaratar a quadrilha que há vários anos fazia cambismo com ingressos de Copas do Mundo, é um dos indicados ao prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo deste ano.

A lista completa de indicados pode ser vista no site da premiação na internet.


DIÁLOGO POLÍTICO

O Psol de Nova Friburgo está organizando um seminário de apresentação de seus parlamentares eleitos no Rio de Janeiro, tanto para a Alerj quanto para a Câmara dos Deputados.

O encontro deve acontecer ainda este ano, provavelmente na Câmara Municipal.

São esperadas as presenças de Chico Alencar, Jean Wyllys, Marcelo Freixo, entre outros, e o encontro promete ser uma boa oportunidade para que líderes comunitários apresentem problemas e demandas.


INTERNET RÁPIDA

Segundo o site net index, Nova Friburgo aparece na quarta colocação entre as cidades com internet mais rápida do Brasil, com velocidade média de download de 27,5 Mbps.

A posição deve-se diretamente à Frionline, que há pouco mais de um mês tornou-se o provedor mais rápido do Brasil, com a impressionante média de 49,5 Mbps.

Para se ter uma ideia, a segunda colocada na lista não passou de 31,86 Mbps.




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.