Colunas
Massimo — 05/09/2015
Partiu para a briga
Confirmando a informação obtida e publicada pelo Massimo em sua edição de sexta-feira, 4, a vice-prefeita Grace Arruda, operando mais do que nunca em seu modo delegada, comprou a briga para defender seu território partidário e é oficialmente – respaldada por palavras do próprio cacique-mor Jorge Picciani – pré-candidata à Prefeitura de Nova Friburgo pelo PMDB.
O que significa dizer que, mantidas as condições atuais, contará com o tão disputado apoio oficial do governo do estado.
Bastidores
A movimentação é de fato surpreendente, quando se considera a conjuntura estadual do partido.
É conhecida, afinal, a relação de confiança existente entre a vice-prefeita e o ex-presidente da Alerj, Paulo Melo, também do PMDB, que há tempos não frequenta as mesmas festas que Picciani, se é que o leitor me entende.
Ainda assim Grace Arruda conseguiu o apoio formal de Picciani, manifestado de forma tão enfática que pegaria muito mal voltar atrás a partir de agora.
Costurando
O colunista entende que a vice-prefeita já trabalha intensamente nos bastidores para a construção de uma coligação, ciente de que a disputa está apenas começando.
Entre as várias possibilidades parece que o partido Solidariedade surge com destaque, possivelmente indicando o candidato a vice.
Neste cenário, o nome mais provável na conjuntura atual seria o de Ricardo Lengruber.
Revés
A situação, se mantida durante toda a corrida eleitoral, representa um inesperado revés às pretensões do prefeito Rogério Cabral, que tem verdadeira relação de amizade com o governador Pezão.
Considerando, contudo, que a movimentação partidária foi feita às margens do próprio governador, é de se esperar – caso a situação se confirme – que Pezão assuma postura branda, semelhante à da presidente Dilma em relação ao governo do estado no ano passado.
Enquanto isso...
O prefeito Rogério Cabral, do alto de mais de 20 anos de vida política, aparenta bastante tranquilidade diante da situação.
Entre seu círculo de confiança, há quem afirme que ainda é cedo para descartar sua transferência ao PMDB.
O próprio Rogério, no entanto, não dá maior importância a esta questão. No seu entendimento, o cenário eleitoral só será definido mais tarde, na composição das coligações.
Pingo é letra
Curiosamente, em meio a toda a agitação, a Secom disparou release dando conta que “o Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 4, com o novo presidente do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), Roberto Lousada. Em tom conciliador, a reunião teve o objetivo de estruturar alianças em prol de Nova Friburgo”.
Sentou na janela
Confirmando o conteúdo de notinha publicada pelo Massimo, Vanderléia Lima não apenas abraçou a ideia de voltar à Câmara e integrar a CPI da Saúde, como também retomou seu lugar na Mesa Diretora da Casa.
Chico Barros gentilmente disponibilizou a função, e a representante das mulheres voltou a ser a 2ª vice-presidente do Legislativo.
Contexto
Tendo sempre integrado a legítima base governista, e deixado uma subprefeitura apenas alguns dias atrás, Vanderléia tem agora a missão de investigar o próprio governo que integra e sempre defendeu.
Obviamente, há quem torça o nariz, apostando numa conduta muito mais protetora do que investigatória.
Oportunidade
Para a parlamentar, no entanto, é a oportunidade perfeita para demonstrar isenção e independência.
O tempo dirá.
Continuidade
O colunista pode confirmar que o vereador e presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal, Gustavo Barroso, foi efetivamente convidado a assumir a secretaria deixada vaga pelo novo titular da Educação, Renato Satyro.
Gustavo, contudo, declinou. Além de estar muito feliz na Câmara Municipal, ele entende que a secretaria de Esportes vai muito bem, e defende que o secretário interino, professor Raul Marcos, seja efetivado no cargo, dando continuidade ao trabalho realizado até aqui. Esta parece ser a tendência atual.
Mulher rural
Cerca de 700 mulheres lotaram as dependências do Nova Friburgo Country Club na sexta-feira, 4, durante as atividades do 24º Encontro da Mulher Rural. O evento contou com diversas palestras sobre temas voltados para saúde, regularização de terras, economia e aposentadoria.
O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura, foi prestigiado por todo o primeiro escalão do governo municipal, e ofereceu diversas palestras com temas como saúde, regularização de terras, economia e aposentadoria.
Boas notícias
Em meio a tantos questionamentos, surgem algumas boas notícias relacionadas à saúde municipal.
A respectiva secretaria informa que recebeu no final de agosto os primeiros equipamentos de doppler cardíaco fetal que serão usados pelas unidades de saúde no acompanhamento do pré-natal.
Sobre o dopler
O equipamento é usado para detecção da frequência cardíaca fetal e é fundamental no acompanhamento da gestação. Ao todo serão recebidos pela secretaria 35 equipamentos móveis e outros cinco de mesa.
As unidades de Saúde contempladas, neste primeiro momento, serão: Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro; Tunney Kassuga – Olaria; Posto de Saúde Dr. Waldir Costa – Conselheiro Paulino; UBS Dr. Ariosto Bento de Melo – Cordoeira e UBS Dr. Copertino Nogueira – São Geraldo.
Parceria
A secretaria informa também que, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, está promovendo o projeto “Gestão Clínica no SUS”, para formação de facilitadores para os cursos de especialização na área técnica do SUS.
O curso de aperfeiçoamento em processos educacionais na Saúde (Apes) é integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) da Região Serrana.
Sistema de Gestão
Por fim a secretaria divulga que realizou na última quinta-feira, 3, capacitação técnica para a utilização do Sistema de Gestão Farmacêutica Horurs, do Ministério da Saúde. Evandro Abreu de Carvalho, farmacêutico, apoiador institucional e membro da Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Básica do ministério, veio a Nova Friburgo para dar apoio à implantação do sistema.
No estado do Rio, cerca de 50% dos municípios já utilizam o sistema.
Incertas
E já que falamos em Saúde, a partir da semana que vem os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito devem começar a fazer diligências em diversas unidades do sistema, enquanto aguardam o recebimento dos documentos solicitados junto ao Executivo.
Resta ver se vão gostar do que vão encontrar, entende?
Desfile
A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana informa que “devido à realização do desfile cívico/militar nesta segunda-feira, 7, em comemoração ao dia da Independência do Brasil, não será permitido o estacionamento de veículos ao longo de toda a Avenida Alberto Braune, da noite de domingo, 6, para segunda, 7. A via será reaberta às 13h de segunda-feira, logo após o desfile”.
Cá entre nós...
Tem gente que abre um sorrisão a cada vez que a avenida precisa ser fechada, entende?
Parabéns
E já que falamos em desfile, o colunista dá os parabéns à comunidade roxa e branca pelos 67 anos da Unidos da Saudade, celebrados no mesmo dia 7.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário