Massimo — 05/08/2016

sexta-feira, 05 de agosto de 2016

Pais e filhos

Neste sábado, 6, a Escola Superior de Gastronomia oferece uma interessante oficina de pizza para pais e filhos, a exemplo do que já havia sido realizado (com bastante sucesso) no dia dos namorados.

A oficina acontece às 15h30, e logo em seguida as crianças e seus pais poderão apreciar sua invenção gastronômica no local.

Podem participar crianças de 6 a 10 anos, mas atenção: as vagas são limitadas.

Bolo e guaraná (1)

Indignado com a morosidade na tramitação de suas matérias legislativas, o vereador Zezinho do Caminhão desabafou com o colunista na sessão matutina desta quinta-feira, 4.

“No dia em que se completarem dois anos de tramitação para uma de minhas matérias, eu vou trazer um bolo e cantar parabéns aqui no plenário”.

Bolo e guaraná (2)

Sempre espirituoso, e também sujeito ao mesmo tipo de problema, o vereador Wellington Moreira estava passando por perto e emendou: “Me avisa antes, que eu trago o guaraná!”

Apesar do bom humor de ambos, a questão é muito séria.

Tanto mais quando existem tantos argumentos sustentando a crença de que essa morosidade pode ser seletiva.

Desconforto

Quem reside ou passa por Conselheiro Paulino provavelmente já está a par da situação.

A Igreja Universal do Reino de Deus abriu nova sede no distrito, bem ao lado da Igreja de Santa Teresinha.

É claro que a situação gerou muito desconforto, para dizer o mínimo, a quem já estava ali há tanto tempo.

Desnecessário

De forma inevitável a pendenga foi parar na Câmara Municipal, onde encontra consenso no mérito, mas gera discordâncias na forma.

Apesar de todos os vereadores defenderem a liberdade de manifestação religiosa, os parlamentares entendem que o bom senso foi deixado de lado, e é o caso de buscar alguma forma de conciliação.

Mas como?

Caminhos (1)

Já tramita um projeto de lei que prevê um raio mínimo de 150 metros a ser respeitado no entorno de cada instituição religiosa no município, mas a ideia incomoda a muitos parlamentares, tanto por dúvidas quanto à constitucionalidade, quanto por certezas quanto à liberdade de culto.

Caminhos (2)

Boa parte dos vereadores entende que a situação deve ser abordada através da fiscalização quanto aos critérios de legalidade (alvará, autorizações necessárias e até mesmo regulamentações quanto ao som), e, acima de tudo, através do bom e velho diálogo e do apelo à razoabilidade.

(Des)Respeito

Leitores escrevem ao Massimo para dizer que pessoas entraram na Catedral São João Batista nesta quinta-feira, 4, para… caçar pokémons!

Inacreditável e lamentável.

A foto que ilustra a coluna de hoje, aliás, é de uma dessas “caçadas” em Nova Friburgo, como parte dessa estranha coqueluche mundial que acaba de chegar ao Brasil.

Não se vá (1)

Nada como ser bem quisto.

O colunista tem sido procurado por diversos profissionais da contabilidade, pedindo apoio ao Massimo para alavancar a campanha que busca reverter a iminente transferência de Gilvan Verbirário Feijó, titular da Receita Federal em Nova Friburgo, para outra praça.

Não se vá (2)

O colunista ouviu de fontes seguras que o próprio Sindicato dos Contabilistas já manifestou seu desejo de que o profissional continue a atuar na cidade, por ser “um excelente agente, um excelente funcionário que atende muito bem aos contribuintes e contadores. Aquela pessoa que realmente resolve os problemas”.

O Massimo, portanto, se une ao coro e pede à Receita Federal que deixe o Gilvan ficar.

Contramão

O Massimo noticiou ontem, 4, que desde quarta-feira, 3, a Rua Josina Barbosa Folly - aquela ali, ao lado da Aliança Francesa - está operando em mão única.

O trânsito agora só pode descer, em direção à Rua Augusto Spinelli.

Pois bem.

Mas...

Ocorre, no entanto, que os carros continuam avançando pela rua a partir da Monte Líbano, no que agora configura a prática da contramão.

Cabe observar também que um estabelecimento logo no início da rua mantém a informação aos motoristas de que o acesso deve ser feito seguindo pelo sentido proibido.

Parece questão de tempo até termos algum problema mais sério por ali...

Opacidade

A coluna já registrou o problema há algumas semanas, mas até agora nada parece ter sido feito.

A página da Câmara Municipal continua fora do ar, incluindo aí o Sapl, página de transparência legislativa de grande relevância, especialmente num período eleitoral.

Informações são bem-vindas.

Nódoa (1)

Othon Luiz Pereira da Silva, ex-presidente da Eletronuclear e considerado o pai do programa nuclear brasileiro, nascido em Sumidouro e de forte ligação com Nova Friburgo, foi condenado a 43 anos de prisão, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, embaraço às investigações, evasão de divisas e participação em organização criminosa.

A decisão é do juiz Marcelo da Costa Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

Nódoa (2)

Segundo o Ministério Público Federal, que pediu a condenação, Othon recebia 1% de propina nos contratos firmados entre a estatal e as empreiteiras Andrade Gutierrez e Engevix, para a construção da Usina Nuclear Angra 3, no complexo nuclear de Angra dos Reis.

Nódoa (3)

Também foram condenadas outras 12 pessoas por envolvimento com o desvio de recursos públicos da construção de Angra 3.

Entre elas está a filha de Othon, Ana Cristina da Silva Toniolo, condenada a 14 anos e dez meses de prisão pelos mesmos crimes do pai.

É hoje!

Hoje, 5, às 20h, acontece a cerimônia de abertura da primeira Olimpíada realizada na América do Sul, aqui pertinho da gente, no Maracanã.

O colunista deseja bons jogos a quem é de jogos, e também bons protestos a quem é de protestos.

Sempre - e por que não? - dentro do precioso espírito olímpico e da convivência pacífica.

Foto da galeria
Foto: Henrique Pinheiro
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.