Colunas
Massimo — 04/11/2015
Dilma em Friburgo
Fazendo seu dever de casa, o colunista entrou em contato com o Palácio do Planalto para confirmar a vinda da presidente Dilma Rousseff a Nova Friburgo no próximo dia 10.
E recebeu a seguinte resposta.
“Prezado Massimo, há previsão de viagem a Nova Friburgo no próximo 10. Atenciosamente, Secretaria de Imprensa da Presidência/Secom.”
É isso. Se a vinda ainda não está confirmada, ao menos a previsão está.
Não está para peixe (1)
A Sondagem Industrial do Sistema Firjan, divulgada na última sexta-feira, 30 de outubro, atingiu o menor patamar desde que começou a ser avaliada (21,4 pontos), em 2005.
Industriais do Centro-Norte Fluminense apontaram aumento da dificuldade de acesso ao crédito no terceiro trimestre do ano. O indicador de situação financeira registrou 34,5 pontos e o de margem de lucro ficou em 27,8 pontos. Os índices da pesquisa variam de zero a 100 pontos e os valores abaixo de 50 indicam pessimismo.
Não está para peixe (2)
A pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro aponta ainda queda da atividade industrial em setembro. Os indicadores de volume de produção e de número de empregados ficaram abaixo da linha de 50 pontos, 40,4 e 41,1 pontos, respectivamente.
Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários é de queda da demanda por produtos industriais (46,7 pontos), de compra de matéria-prima (41,8 pontos) e do número de empregados (37,9 pontos). De acordo com a pesquisa, há expectativa de que as exportações apresentem algum aumento (51,6 pontos).
Não está para peixe (3)
Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.
Além disso...
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mercado formal de Nova Friburgo perdeu 148 postos de trabalho ao longo de setembro.
No acumulado anual o déficit já acumula 638 vagas perdidas, dando um termômetro bastante exato a respeito da redução do dinheiro que circula pelo comércio, gerando pressão por novas demissões e sobrecarregando os ombros da Previdência Social.
Por aqui...
As quatro audiências públicas agendadas para discutir o orçamento municipal para 2016 devem ser bastante intensas.
E a hipótese da proposta inicial vir a sofrer correções para baixo, em virtude da contínua redução no volume de repasses de esferas superiores, não está descartada.
A conferir.
Sons da serra (1)
O talentoso músico friburguense Raphael Veronese – se ainda não conhece seu trabalho, vale a pena pesquisar – foi o artista mais votado em todo o mundo(!) ao longo do mês de outubro no concurso internacional da Artist Signal.
A decisão foi por voto popular, o que confere relevância ainda maior à conquista.
Sons da serra (2)
Além de uma importante premiação para dar continuidade à carreira, a visibilidade do concurso já está espalhando as credenciais de Raphael pelos quatro cantos do mundo.
Um sucesso mais que merecido, não apenas pela qualidade de suas composições, mas também por ser um ser humano da melhor qualidade.
Parabéns e toda sorte do mundo ao querido Rapha.
Sons da serra (3)
Ao mesmo tempo, o DJ Alan Correa acaba de ser indicado pela segunda vez no intervalo de três anos pela revista DJ Sound Mag para concorrer à premiação na categoria "Destaque DJ Residente Club RJ", considerada a maior voltada à musica eletrônica na América Latina.
Sons da serra (4)
A Chopperia Mais 1 também concorre na categoria melhor Club Região dos Lagos/Sul Fluminense.
A votação novamente é popular, e o resultado será divulgado dia 11 de dezembro na Barra Music Casa de Show, no Rio de Janeiro.
Pingos nos is
O vereador Sérgio Louback escreveu ao colunista para explicar que os afastamentos dele próprio e de Christiano Huguenin em relação aos trabalhos da CPI da Saúde foram voluntários, a fim de “preservar a CPI, buscando a segurança jurídica”.
Sérgio ainda acrescentou que “nosso receio foi de que nossos atos até a definição em caso de afastamento seriam nulos”.
O colunista agradece pelos esclarecimentos.
Artesãos de Mury
Vale a pena conferir e divulgar.
Os artesãos de Mury se mobilizaram por conta própria, e estão expondo seus produtos na Av. Manoel Carneiro de Menezes, 4730, lojas 8 e 9.
Quem visitar o local poderá ter contato com vários estilos e expressões culturais na produção artesanal de Nova Friburgo.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o atendimento é feito às sextas-feiras, das 13h às 18h; aos sábados, das 9h às 18h; e aos domingos, das 9h às 13h.
Em memória
Em todo o Brasil, estatísticas relacionadas à venda de flores comprovam que a reverência aos mortos no Dia de Finados vem perdendo força nos últimos anos. Atualmente, por exemplo, no Dia das Mães e no Dia dos Namorados as vendas já são maiores do que no 2º dia de novembro.
Em Nova Friburgo, no entanto, a tradição ainda resiste, e a movimentação foi grande a ponto de ter havido congestionamento no acesso ao cemitério Trilha do Céu, na estrada da Fazenda da Laje.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário