Colunas
Massimo - 04/02/2015
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
"Há três ou quatro anos, o ex-prefeito entendeu de mandar podar os eucaliptos da praça XV, cujos galhos frondosos são uma ameaça constante à integridade física dos inúmeros frequentadores das suas adoráveis alamedas. Tal iniciativa provocou uma celeuma tão grande que por pouco não tivemos uma revolução.”
Direto do túnel do tempo... (2)
"‘Um atentado à vida dos nossos venerandos eucaliptos’; ‘O prefeito quer exterminar a arborização da nossa linda praça’, bradava em manchetes beirantes o jornal da oposição! Os telegramas foram tantos que a renda da agência telegráfica triplicou.”
Direto do túnel do tempo... (3)
"O resultado foi que o prefeito recuou e o serviço foi suspenso. Passaram-se os anos e os únicos eucaliptos que demonstram frescura, vida, rejuvenescimento, são os que foram tosados. Os outros, coitados, continuam esquálidos, com os braços ressequidos, como a implorar piedade, sendo uma ameaça aos que se abrigam sobre seus galhos. A tempestade de segunda-feira última, quando caíram vários galhos, foi um aviso. Não há nada como um dia após o outro.”
Direto do túnel do tempo... (4)
Esta nota, bastante pertinente para os dias atuais, foi publicada nas páginas de A VOZ DA SERRA no dia 17 de fevereiro... de 1946, página 4.
Para quem diz que a história não se repete, nada como relembrar um problema tão "atual”.
Ônibus (1)
Após o aumento nas passagens em várias cidades do Estado, que começaram a vigorar no mês passado, a vez de Nova Friburgo vai chegar no mês que vem.
Como já noticiado, as passagens na cidade, se seguissem a média no Estado, ficariam em torno de R$3,30 em Nova Friburgo.
Ônibus (2)
Pois bem, na última segunda-feira, a Faol protocolou na Prefeitura a sua planilha de custos, a partir da qual o valor das passagens de ônibus locais é calculado.
Segundo os técnicos da empresa, no próximo reajuste as passagens de ônibus em Nova Friburgo deveriam ir a R$3,44.
E olha que o ar-condicionado nos ônibus de Nova Friburgo é natural, hein.
Desempenho econômico (1)
A Firjan publicou na última sexta-feira, 30, a Sondagem Econômica Regional, um estudo que analisa a atividade produtiva nas regiões do Estado.
O estudo apontou uma redução de atividade no Centro-Norte Fluminense no 4º trimestre de 2014, embora os resultados tenham sido melhores do que os registrados no 3º trimestre.
Desempenho econômico (2)
O prognóstico para os próximos seis meses é mais positivo, com expectativa de aumento na demanda por produtos e compra de matérias-primas, mas já se prevê uma redução no número de empregados, refletindo a ociosidade nas fábricas.
Desempenho econômico (3)
Em relação a geração de empregos, o Centro-Norte Fluminense teve sua pior performance desde 2006 no Centro-Norte Fluminense, com a criação de apenas 2.853 postos de trabalho.
A indústria fechou com um saldo negativo de vagas (-1.105), sendo Nova Friburgo a principal influência negativa nos números do estado.
Desempenho econômico (4)
Já o setor de Comércio e Serviços terminou o ano com saldo positivo na região (+2.770 vagas), sendo Nova Friburgo a cidade que mais contratou nestes setores.
Ou seja, 2014 foi um ano ruim para a indústria em Nova Friburgo, mas positivo para o comércio e serviços.
Para refletir:
"Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.”
George Santayana
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário