Massimo — 03/11/2015

segunda-feira, 02 de novembro de 2015

Dilma em Friburgo? (1)

De acordo com o colega Ancelmo Gois, de O Globo, a presidente Dilma Rousseff deve retornar a Nova Friburgo no próximo dia 10, para entregar novo lote de residências aos desabrigados pelas chuvas de janeiro de 2011.

A visita anterior de Dilma havia sido justamente naquela ocasião, poucos dias após ter sido empossada como chefe do Executivo nacional.

Dilma em Friburgo? (2)

A reportagem de A VOZ DA SERRA apurou que, até a manhã desta segunda-feira, 2, a Prefeitura ainda não havia sido comunicada oficialmente a respeito da possível visita.

Nos últimos anos, esta não é a primeira nem a segunda vez que uma visita de Dilma a Nova Friburgo é cogitada, mas desta vez as chances parecem ser maiores.

A confirmar.

Dilma em Friburgo? (3)

Caso venha mesmo, será interessante ver como a presidente será recebida.

Tanto pela população, quanto pelos políticos locais.

É que muita coisa vem sendo dita recentemente a respeito do governo federal, se é que o leitor me entende.

Ecos da CPI (1)

Conforme a coluna havia antecipado, tanto Christiano Huguenin quanto Sérgio Louback foram momentaneamente afastados das atividades da CPI da Saúde, em função de acusações mútuas relativas a possíveis impedimentos.

Conforme a natureza de cada alegação, o caso de Huguenin foi encaminhado à avaliação da Comissão de Constituição e Justiça, e o caso de Sérgio à Comissão de Ética.

Até aí, nada de novo.

Ecos da CPI (2)

Ocorre, porém, que Christiano Huguenin é também membro da CCJ, e não poderia dar parecer sobre si mesmo.

Por isso, o parlamentar deve ser afastado da comissão na próxima sessão ordinária.

A previsão é de que em seu lugar seja nomeado o vereador Ceará.

A conferir.

Por acaso

Tudo isto ocorre num momento em que Christiano Huguenin – que iniciou seu mandato dando apoio ao Executivo, e paulatinamente assumiu uma postura que ele próprio definiu como “independente” – tem feito pesadas críticas ao governo, tornando-se um dos mais contundentes nomes da oposição.

Manifestação

Os aspectos mais polêmicos do projeto Cidade Limpa continuam dando o que falar.

Um evento de protesto, inclusive, vem sendo divulgado nas redes sociais, contra o que está sendo chamado de “lei da mordaça”. A concentração está marcada para às 17h de hoje, 3, no obelisco da Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Contribuição

Mas, claro, não basta protestar.

Conforme a coluna antecipou, está agendada para o dia 13 deste mês, às 15h, a realização de uma audiência pública para debater o assunto, na Câmara Municipal.

Cabe aos discordantes elaborar e apresentar, de forma ordeira, seus argumentos e sugestões aos vereadores durante o encontro.

Apoio institucional

Após ter sua indicação legislativa em defesa da isenção do pagamento das taxas de serviços prestados pela vigilância sanitária às entidades de assistência social e utilidade pública aprovada na semana passada, o vereador Ceará recebeu o apoio formal da Apae, da Afape, do Laje e da Casa dos Pobres em defesa da causa.

Todas as instituições assinaram o documento, que foi entregue pessoalmente, com a presença de representantes do Laje e da Afape, ao prefeito Rogério Cabral na última quinta-feira, 29 de outubro.

Apoio governamental

Durante o encontro o prefeito mostrou-se bastante sensível à reivindicação, e não escondeu sua opinião pessoal, favorável à medida.

Antes de tomar qualquer medida, no entanto, Rogério quer consultar a Procuradoria da Prefeitura e o secretário de Finanças, Juvenal Condack, até mesmo para estabelecer a forma correta de dar tratamento ao assunto.

Números finais (1)

A organização do concurso público municipal divulgou o número final de inscritos.

E a informação não deixa de ser surpreendente.

Afinal, apesar dos baixos valores cobrados, apenas 31.702 dos 47.247 cadastrados confirmaram a inscrição através do pagamento do boleto bancário.

Números finais (2)

Na prática, o cenário representa uma taxa de inadimplência de 32,9% entre os interessados em concorrer a uma das 868 vagas oferecidas.

Ainda assim, o valor final superou em 18,3% a meta estabelecida pelo governo, de 26.800 inscritos.

Números finais (3)

Quanto à concorrência, e relação média de candidatos para cada vaga fechou em 36,52.

Um número bastante elevado, quando se considera os salários que estão sendo oferecidos.

Números finais (4)

Mas, claro, ainda não temos a relação específica para cada carreira, e também sabemos que na prática este número acaba sendo um pouco menor, graças aos candidatos que não comparecem à aplicação das provas.

O importante, no fim das contas, é focar nos estudos.

Todo mundo junto

Bacana a forma como a Câmara Municipal aderiu em peso à campanha do Outubro Rosa, participando, inclusive, da já tradicional caminhada realizada ao fim do mês.

As atividades seguem agora com o Novembro Azul, voltado a conscientizar os homens a respeito da importância do exame preventivo no combate ao câncer de próstata.

Onipresente

Atenção para o quiz do Massimo.

Valendo um pastel de vento: qual o único vereador a comparecer ao evento de lançamento do Festival de Truta, na semana passada?

Dica do colunista: o nome começa com Gustavo e termina com Barroso.

Mas, claro, pode ter sido apenas um de seus clones.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.