Colunas
Massimo — 03/06/2016
Aniversário
No próximo dia 11 completa-se um ano que o projeto do vereador Cláudio Damião - que cria o serviço de atendimento emergencial de socorro aos animais (Saesa) - entrou no expediente da Câmara friburguense.
O serviço ficaria sob a gestão da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Ssubea).
Ficaria, no futuro do pretérito, porque até agora ainda não foi a votação.
Parecer
O tema deve ser de extrema complexidade, uma vez que desde o dia 17 de setembro de 2015 aguarda pelo parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.
E cabe acrescentar que ele não inclui custos relevantes à administração, dado que a Ssubea já dispõe de veículo e pessoal para realizar o atendimento.
Enquanto isso...
Uma leitora escreve para dizer que, a 50 metros da Ssubea, na Ponte da Saudade, gatas de rua estão entrando no cio, e não podem ser recolhidas para que sejam castradas e devolvidas ao local onde vivem.
Ora, parece evidente que algo está errado, e a Câmara é o local para que as necessárias mudanças sejam discutidas.
E que isso aconteça o quanto antes, porque quem sofre tem pressa.
Pela Ciência (1)
A Sociedade Brasileira de Física lançou a ideia da realização de um ato nacional na próxima terça-feira, 8, pela volta do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o mote #VoltaMCTI.
Nesta data serão realizados atos em diversas universidades, num movimento que está recebendo o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Academia Brasileira de Ciências, que juntas tentam obter repercussão no Congresso Nacional.
Pela Ciência (2)
O ato não é partidário e tenta reunir o maior número possível de professores e estudantes.
Aqui em Nova Friburgo, o professor Francisco de Moura informa que o Instituto Politécnico (IPRJ) realizará uma mesa redonda às 14h “em consonância com o movimento nacional, com o intuito de discutir a volta do ministério e também a questão do financiamento da pesquisa atual e perspectivas na área científica”.
O evento é aberto à comunidade de Nova Friburgo e região.
Nomes (1)
A ordem do dia da sessão desta quinta-feira, 2, na Câmara Municipal trouxe projetos com a indicação de 20 novos nomes para logradouros de nossa cidade.
Muito justo.
Nomes (2)
Impossível, no entanto, não questionar quando o engenheiro César Raibert, a quem - a coluna não se cansa de frisar - Nova Friburgo deve tanto, conseguirá homenagear seu ancestral João Carlos Reibert de maneira semelhante.
A luta já se prolonga desde maio de 2013, em comum acordo com o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, e com aprovação pela Câmara em abril de 2014.
Será que é tão difícil assim concretizar tão merecida homenagem?
General Osório (1)
Enquanto se discute qual a mão de direção mais indicada para a Rua General Osório, e tudo indica que o sentido ficará mesmo como está, no mercado empresarial a via já sofreu grande e significativa mudança.
General Osório (2)
Informações vindas de fontes confiáveis dão conta de que o Hospital Nossa Senhora do Líbano (Day), um dos mais conceituados da região e que emprega mais de 100 profissionais da saúde, teria sido comprado por empresários do Rio de Janeiro.
Os quais, ao que consta, não seriam ligados à área médica.
Neste contexto, portanto, sai de cena o empresário dr. José Antônio Verbicário Carim e entram os novos sócios.
General Osório (3)
Pelo bem da população atendida, o Massimo deseja boa sorte aos novos donos nesta empreitada.
Que possam ter sucesso na continuidade do legado do dr. Carim, que por mais de duas décadas esteve a frente do Day Hospital.
Ponte Branca
O Massimo falou na coluna de ontem, 2, sobre a nova condição da Ponte Branca, que agora é fechada apenas em horários de maior movimento (das 11h30 às 14h e das 16h às 19h), para quem circula pela Avenida Galdino do Valle Filho.
O colunista, no entanto, não registrou que aos fins de semana o acesso permanecerá aberto o dia inteiro.
Parece brincadeira…
Mas não é não.
Representante da Vigilância Epidemiológica, quando questionada sobre as implicações dos quatro casos confirmados de zika em gestantes de Nova Friburgo, se disse “arrependida” por ter incluído a informação no mais recente relatório epidemiológico.
O motivo: a imprensa agora está em cima, querendo detalhes sobre os casos.
Sério? Por que será?
Em tempo
Ainda de acordo com o citado boletim, os primeiros cinco meses de 2016 contabilizaram 4.708 casos confirmados de dengue, ainda que os números de novos casos estejam caindo acentuadamente.
O valor já representa um assustador aumento de 2.515% em relação à totalidade de casos registrados em 2015.
Chopp sobre rodas
Em tempos de food trucks e de Lei Seca, Nova Friburgo inova mais uma vez ao inaugurar, neste sábado, 4, sua primeira chopperia ambulante (a Kombi do Chopp) que promete servir diversas variações da bebida, inclusive artesanal.
A inauguração será no Deck Restô, na Rua Monte Líbano, neste sábado, 4.
La voce della montagna
Na foto que ilustra a coluna de hoje, o amigo Eduardo Jacome mostra que não basta ter boca para ir a Roma.
É preciso ter Voz.


Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário