Colunas
Massimo – 03/06/2015
Parabéns!
Os estudantes do curso de Direito da Estácio Friburgo que participaram do XV exame de ordem unificado da OAB estão de parabéns.
Graças a eles, e a todos os responsáveis pelo ensino que lhes é oferecido, o curso classificou-se em primeiro lugar entre todos os campi da Estácio no Rio de Janeiro, e em segundo lugar nos índices gerais da instituição, com 44,90% de aprovação.
Parabéns a todos os envolvidos.
Por falar nisso...
Em comemoração ao dia do profissional de RH, celebrado hoje, o curso de Gestão de Recursos Humanos da Estácio Friburgo organizou uma palestra com o psicólogo e especialista em gestão estratégica de pessoas Clayton Ribeiro sobre o tema “Novas tecnologias e suas influências nas relações humanas”.
O evento está marcado para as 19h no auditório da instituição, e é aberto ao público.
Mais frutas (1)
Um novo projeto de pesquisa da Pesagro-Rio, desenvolvido em parceria com a Emater-Rio, a Faperj, e com apoio dos programas Frutificar e Rio Rural, ambos da Secretaria estadual de Agricultura, busca aumentar o abastecimento de frutas no mercado consumidor fluminense, ampliar resultados de pesquisas sobre fruteiras para Região Serrana, reduzir a utilização de agrotóxicos e elevar a renda dos agricultores familiares.
Mais frutas (2)
Um levantamento do Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável da Pesagro-Rio aponta que o Estado do Rio de Janeiro importa, anualmente, mais de R$ 1 bilhão em frutas.
A perspectiva do atual projeto é introduzir cerca de 20 novas espécies de fruteiras em oito municípios da serra fluminense e também em Cachoeiras de Macacu.
Para incrementar essa cadeia produtiva serão adquiridas quase dez mil mudas de 260 variedades, beneficiando 93 produtores até o final de 2016.
Alforria
Finalmente, após cinco longos meses, o brasileiro já está trabalhando para seu próprio sustento.
Sim, porque até o dia 31 de maio foi tudo para pagar impostos, cuja aplicação tantas vezes é escandalosa ou deixa a desejar.
É, pois é.
Ranking
No ranking comparativo entre 27 países, o Brasil aparece na oitava colocação entre os que têm a maior carga tributária. Se houvesse, contudo, um índice de custo-benefício, dificilmente veríamos outra nação do grupo analisado em situação pior.
A lista é encabeçada pela Dinamarca, com 176 dias, e segue com França (171); Suécia e Itália (163); Finlândia (161); Áustria (158); Noruega (157) e Brasil (151).
Na parte de baixo estão Japão (124); Irlanda e Suíça (122); Coreia do Sul (109); Estados Unidos (98); Uruguai (96); Chile (94) e México (91).
Lei Seca
Ex-secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, e atual professor da Universidade Candido Mendes, o coronel Hudson de Aguiar conseguiu trazer, na última sexta-feira, 29, uma equipe da coordenadoria da Operação Lei Seca para palestrar aos alunos da instituição.
A comitiva foi chefiada pelo próprio coordenador geral da operação, coronel Marco Andrade, que explicou aos alunos um pouco deste um plano de governo que envolve Detran, Polícia Militar, Secretaria de Governo e órgãos das prefeituras.
Referência
Implantada seis anos atrás, a operação é pioneira e tornou-se referência para outros 20 estados da União.
Ao longo deste período foram abordados 1,9 milhão de motoristas. Desses, mais de 140 mil dirigiam alcoolizados.
Diante de tais números, dá para imaginar quantas vidas já foram preservadas.
Prevenção
A operação também contribuiu para que o número de mortes no trânsito recuasse 33% no Rio de Janeiro, em contraste com o aumento observado no restante do país.
Por fim, o coronel Marco Andrade lembrou também que a Lei Seca conta com o testemunho de 33 colaboradores paraplégicos e tetraplégicos, vítimas da combinação entre álcool e volante.
Parabéns à Universidade Candido Mendes pelo importante trabalho de conscientização.
Continuidade
O coronel Hudson confidenciou ao colunista que em breve entrará em contato com a secretária municipal de Educação, Tânia Trilha, a fim de levar uma adaptação desta palestra a estudantes da rede municipal.
A iniciativa conta com material de apoio, incluindo uma cartilha elaborada especialmente para crianças.
Esperemos que o projeto se concretize o quanto antes.
Para subir a Serra (1)
O Nova Friburgo Convention Bureau assinou nesta segunda-feira, 1º, um importante convênio junto à Prefeitura do Rio, com o intuito de estimular o turismo em nossa cidade.
Articulado com a ajuda do apoiador Renato Bravo, o acordo oferece preços promocionais em hotéis, lojas e restaurantes mantenedores do Bureau aos quase cem mil funcionários da administração na capital do estado, incluindo aposentados.
O desconto será definido por cada estabelecimento, individualmente.
Para subir a Serra (2)
No mesmo dia, matéria no importante portal Climatempo publicou uma lista elaborada pela editora do portal Shop & Travel Guides, Adriana Lage, com as cinco cidades que mais recebem turistas no inverno em função do frio.
Nova Friburgo apareceu na quarta colocação, ao lado de São Joaquim (Santa Catarina); São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul); Campos do Jordão (São Paulo); e Monte Verde (Minas Gerais).
Ponto final
A todos que vão trabalhar ao longo da próxima madrugada enfeitando as ruas da cidade com os tradicionais tapetes de Corpus Christi, parabéns adiantado e toda a admiração deste colunista.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário