Massimo — 03/03/2016

quinta-feira, 03 de março de 2016

Ganhou força

Como era previsto, o cenário eleitoral friburguense começa a ganhar seus contornos finais neste início de março.

Após o anúncio de que o empresário Jairo Wermelinger não será candidato a prefeito, a informação do momento é a de que o o nome do deputado federal Glauber Braga ganhou muita força nos últimos dias para ser o representante do Psol a concorrer à cadeira nº 1 do Palácio Barão de Nova Friburgo.

Sensação

O entendimento do colunista é de que a decisão inclusive já teria sido tomada, embora ainda não tenha sido anunciada.

Logo veremos.

Inevitável

O crescente movimento de greve entre os profissionais da rede estadual de educação pode ser interpretado como um reflexo inevitável do cenário de abandono e falta de vergonha que marca o momento atual da gestão pública em esfera estadual.

Em português claro, a população fluminense neste momento não pode contar com o Palácio Guanabara para praticamente nada.

Prejudicados

Obviamente os alunos acabam sendo mais uma vez os maiores prejudicados, mas na maioria das praças o apoio da classe estudantil à luta dos profissionais de educação tem sido irrestrito.

Com direito a um grito de ordem que merece ser repercutido e escutado com atenção.

“O professor é meu amigo; mexeu com ele, mexeu comigo!”

Cá entre nós

O cenário das finanças estaduais é tão devastador, que deveria ser adotado como exemplo a não ser seguido por qualquer administrador, seja ele público ou privado.

Ato público

Está marcado para as 17h de hoje novo ato público “pelo respeito ao usuário do transporte coletivo”.

Entre as reivindicações dos organizadores estão a integração plena (de qualquer local para qualquer linha); garantia da permanência dos cobradores; respeito à Lei Orgânica e participação da Associação de Usuários de Transportes Coletivos nas decisões sobre transporte e mobilidade urbana; criação do Conselho Municipal de Transporte; e a manutenção da tarifa no valor atual, sem reajuste.

A propósito

Em meio a tantos itens passa quase despercebida a citação à Lei Orgânica, que continua a ser pisoteada no que diz respeito à gratuidade dos passageiros entre 60 e 65 anos de idade em Nova Friburgo.

Nesta quarta-feira, 2, um colega da redação presenciou mais um episódio desta situação absurda, quando um motorista se recusou a seguir viagem por causa de uma passageira de 63 que não concordou em pagar sua passagem.

Opinião

É óbvio que a legislação envolve custos, e precisa prever as fontes para este tipo de financiamento.

Ainda assim, trata-se de uma lei em vigor, que não pode ser deliberadamente desrespeitada.

Ou pode?

Habemus Painel

A sessão ordinária da próxima quinta-feira, 3, foi transferida para terça-feira da semana que vem, 8, às 15h.

O motivo é a implementação das modificações no sistema de som, bem como sua conexão com o painel eletrônico do plenário do Legislativo.

A previsão atual é de que o painel comece a funcionar de forma permanente a partir desta data.

No mesmo dia…

Um pouco mais tarde, às 17h30, a Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa foi da vereadora Vanderléia Lima, e contou com o apoio de todos os parlamentares.

O Massimo deseja que seja um encontro construtivo, e ajude a promover a igualdade em nossa cidade.

Sessão específica

Ainda sobre o calendário legislativo, foi aprovada por unanimidade a proposta de sessão específica defendida por Marcelo Verly e Marcio Damazio voltada a debater o tema da integração no transporte público em Nova Friburgo.

O encontro está marcado para o dia 17 de março, e deve contar com a presença de representantes do Executivo municipal, Faol/Real, Associação dos Usuários, entidades representativas.

A sessão é aberta, e a população é convidada a comparecer.

Passar por onde?

Para não fugir ao tema do transporte coletivo municipal, a foto que ilustra a coluna de hoje foi enviada por um leitor e resume com muita felicidade boa parte dos problemas encontrados por quem se atreve a trafegar por nossas ruas.

No flagrante, feito na Rua Miranda Fortes, um motorista de ônibus é obrigado a enfrentar uma verdadeira cratera, uma vez que a lateral da via está completamente tomada por veículos estacionados.

É, não está fácil não...

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.