Colunas
Massimo — 01/08/2015
Peixe grande
Não é segredo que já estão rolando a pleno vapor as conversas de bastidores que, nos próximos dias e meses, definirão a dança das cadeiras que dará forma às alianças e aos blocos concorrentes para as eleições municipais de 2016.
Essas movimentações, claro, incluem também os maiores peixes.
Malas prontas?
Fontes confiáveis indicam que o prefeito Rogério Cabral pode estar com um pé(zão) no PMDB.
A movimentação, por sinal, faria todo o sentido, uma vez que o partido do governador já manifestou diversas vezes o desejo de lançar candidatura própria ao Palácio Barão de Nova Friburgo, e seria difícil imaginar Pezão fazendo campanha para outro nome por aqui, que não o de Rogério.
A conferir.
Sinais?
Há quem entenda, inclusive, que a indicação do presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, para a presidência regional do PSD, já foi um indício dessa possível mudança de ares.
Por sinal, vale dizer, Damazio está muito bem no partido, e não deve sair de lá tão cedo.
Caminhos distintos
Considerando que são grandes as chances de que Glauber Braga migre para o Psol e Wanderson Nogueira permaneça no PSB, é possível que duas das principais duplas de políticos friburguenses deixem de militar sob a mesma bandeira até o fim de 2015.
Nos dois casos, contudo, a separação — se vier a ocorrer — parece ser apenas estratégica.
Ao menos por enquanto.
Trilha certa (1)
A secretária municipal de Educação, Tânia Trilha, trabalhou muito nos bastidores e conseguiu uma importante vitória ao longo desta semana.
Na condição de membro do Conselho Municipal de Educação, Tânia teve contato com as demandas para que fosse providenciado o devido transporte dos alunos da escola Pastor Schlupp, que serão transferidos para o Ciep 480 enquanto a unidade passar por obras de reforma.
Trilha certa (2)
Pois bem. Além de solicitar ao prefeito o pedido de cessão do Ciep ao governo do estado, a secretária ainda conseguiu reunir, na tarde de quinta-feira, 30, os membros do conselho e sua presidente, duas mães de alunos da escola Schlupp, a subsecretária pedagógica, o vereador Ceará e representante do vereador Cláudio Damião, além de membros da direção da escola, servidores da SME e representante da equipe da Inspeção da secretaria, num encontro para resolver o transporte.
Trilha certa (3)
Direta, como de costume, Tânia apresentou sua proposta.
Basicamente, ela solicitou um ônibus especial à Faol, para transportar as crianças de uma unidade escolar para a outra, comprometendo-se a realizar uma vistoria no trajeto, junto com os técnicos da concessionária.
E conseguiu.
Parabéns à secretária.
Está em todas
O “embaixador” da Câmara Municipal, vereador Gustavo Barroso, entregou na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, a moção especial de louvor com o Centro Educacional Monnerat - Escola Pontinha de Sol, pelos 30 anos dedicados à educação, “seguindo o lema do seu fundador, professor Cícero Schott Monnerat: ‘Antes de educar o aluno, é preciso amá-lo’”.
Uma homenagem muito justa.
Última turma?
Diversas pessoas escrevem ao Massimo pedindo apoio para divulgar a luta de profissionais e alunos para dar continuidade aos cursos técnicos do Jamil El-Jaick.
O entendimento é o de que nesta segunda-feira, 3 de agosto, estará começando aquela que pode vir a ser a última turma do curso de Turismo.
Esperemos, de coração, que não seja o caso.
Aspas
“Segunda começa o último semestre de curso de Turismo. O curso de contabilidade, que já existe há quase 40 anos, fechou a última turma. Para você ter uma ideia, a turma de Turismo será a única com esse curso oferecido gratuitamente no estado. Cieth e MarcApoio, que são particulares, lá no Rio, nem abriram turma. A situação é péssima. Faltam profissionais, falta profissionalismo. Os professores, conforme o término dos módulos, estão migrando para o ensino médio.”
Transporte alternativo (1)
Rogério Cabral recebeu na manhã desta quinta-feira, 30, motoristas de vans intermunicipais e representantes do setor para uma reunião de trabalho proposta pelo vereador Sérgio Louback, com o objetivo de discutir os novos pontos de embarque e desembarque de passageiros, no perímetro urbano da cidade.
Transporte alternativo (2)
Os representantes do setor já haviam se reunido com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana no dia anterior, quando também discutiram alternativas aos pontos estabelecidos na Rua Cel. Zamith, embaixo do Viaduto, e na Avenida Euterpe Friburguense, em frente ao Fórum.
Transporte alternativo (3)
Além da alternativa já apresentada, Rogério Cabral solicitou que fossem elaboradas outras duas, a fim de que sejam discutidas junto à Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro).
Por enquanto, os pontos para desembarque e embarque de passageiros permanecem os mesmos.
Maloca de livros (1)
Quer ler um bom livro mas está sem condições de pagar por ele? Tem bons livros que já leu e estão encostados em alguma prateleira?
Pois foi justamente para fazer a ponte entre as pessoas que respondem afirmativamente a uma ou outra dessas perguntas que a professora universitária e mestre em Educação, Jurema Rangel, desenvolveu o projeto Maloca de Livros, por iniciativa particular.
Maloca de livros (2)
Iniciado no dia 30 de janeiro deste ano, aqui em Nova Friburgo, o projeto é baseado na ideia de minibibliotecas livres, cuja proposta tem bastante visibilidade fora do Brasil, e que também já reúne algumas iniciativas nacionais.
A ideia básica é desburocratizar o acesso ao livro, democratizar a leitura, difundir o conhecimento por meio de uma corrente de leitores solidários, ajudando aqueles que não dispõem de facilidades para adquirir livros.
Maloca de livros (3)
Os livros arrecadados, entre amigos e no seu próprio acervo, são disponibilizados em um caixote alocado na entrada do Restaurante Oca Maloca Downtown, que gentilmente cedeu espaço para a iniciativa.
Os leitores podem pegar o livro, ler, emprestar e devolver. Todos são incentivados a doarem seus livros também. Qualquer gênero é bem-vindo, à exceção dos livros acadêmicos.
Horário: terça a sábado das 11h às 22h; domingo de 11h às 16h.
Mão única
A Smomu informa que a partir desta quarta-feira, 5, a Rua Eduardo Salusse passará a ser mão única, recebendo o fluxo de veículos da Rua Carlos Alberto Braune – subida do bairro Braunes. Com a alteração, será permitido apenas o estacionamento de veículos do lado esquerdo da via. Nesta segunda-feira, 3, a Secretaria de Serviços Públicos iniciará trabalhos de limpeza e capina na rua para que a Smomu realize a sinalização viária horizontal de toda a via.
Deita na BR
A Prefeitura conserta, mas não adianta.
Por alguma razão misteriosa o bonequinho do sinal de trânsito na Rua Monte Líbano sempre dá um jeito de voltar a “ficar deitado”.
Em especial o vermelho.
Deve estar sinalizando que é proibido deitar na rua, entende?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário