Liberdade de expressão

terça-feira, 02 de maio de 2017

Para pensar

“O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele.”

Malcolm X

Para refletir

“Na maré alta os peixes comem formigas; na maré baixa as formigas comem os peixes.”

Provérbio tailandês

Liberdade de expressão

Por um compromisso histórico, o Massimo não pode deixar de registrar seu repúdio às agressões policiais - muitas delas gratuitas - registradas contra manifestantes no dia 28 de abril, especialmente na cidade do Rio de Janeiro.

Por aqui, felizmente, as manifestações não apenas foram pacíficas, como tiveram na presença policial um fator de segurança.

Mas não podemos jamais fechar os olhos a este tipo de sinal.

Escalada

Um dos maiores problemas deste tipo de situação é o que chamamos de escalada.

Quem é agredido hoje devolve com maior intensidade amanhã, seguindo às avessas o ensinamento do saudoso profeta que eternizou a frase “gentileza gera gentileza”.

Vivemos dias perigosos, de radicalismo exacerbado e discursos de reforço e exclusão, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

Mais do que nunca, é preciso dar o bom exemplo e conservar o respeito, sem jamais perder a razão.

Lá e cá

A situação não é tão distante quanto parece.

A revolta em alguns setores friburguenses é tão grande com relação aos rumos que vem tomando a política nacional, que alguns deputados federais fluminenses devem começar a passar por situações bastante constrangedoras por essas bandas no futuro próximo.

O Massimo ainda não tem autorização para divulgar o que vem por aí, mas esse embargo não deve demorar muito a cair não.

A paz que brota aqui (1)

Nesses dias loucos, nos quais as pessoas parecem ter se esquecido sobre o valor inestimável da paz verdadeira, causa enorme conforto saber que uma das principais vozes a nadar contra a corrente nasceu e formou seus valores aqui.

A paz que brota aqui (2)

Nesta terça-feira, 2, Ilona Szabó participou mais uma vez do programa Estúdio I, na GloboNews, falando sobre a falta de recursos para o plano nacional de segurança e sobre o retrocesso nos índices de criminalidade do Rio de Janeiro, entre muitos outros assuntos.

Horas antes ela já havia participado do programa Encontro com Fátima Bernardes falando sobre como reduzir os homicídios no Brasil, sobre a campanha regional Instinto de Vida e sobre a plataforma digital em homenagem aos que foram levados precocemente pela violência, chamada “Vivos em Nós”.

A paz que brota aqui (3)

Já no próximo dia 5, Ilona é convidada da sétima reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública & Execução Penal, cujo tema é “Medo e Democracia: os dilemas da segurança pública no Brasil”.

A friburguense será a penúltima personalidade a se pronunciar, abordando o tema “Drogas e Democracia: uma reflexão sobre o lugar da polícia”.

O encontro acontece no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no centro do Rio de Janeiro, e as inscrições podem ser feitas pela página www.emerj.tjrj.jus.br .

Efeito Magnetocalórico

Por aqui, o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro promove hoje palestra com o professor Julio Tedesco, sobre o tema: "O que é o Efeito Magnetocalórico, suas aplicações em refrigeração e a Física por trás do fenômeno".

Ao final serão apresentados alguns resultados para materiais que têm potencial de aplicação em refrigeradores magnéticos que operam em baixas temperaturas.​

Mas corra, que o evento acontece já pela manhã, às 11h na sala 212.

Importância

O Massimo vive dizendo que o IPRJ prática a ciência de vanguarda, na fronteira do conhecimento.

Pois bem, o resumo do conteúdo da palestra ensina que “quando submetidos a variação de campo magnético externo, materiais magnéticos podem sofrer aquecimento ou resfriamento. Este fenômeno é chamado de Efeito Magnetocalórico (EMC). Esses efeitos podem ser utilizados como base da refrigeração magnética, uma tecnologia ecologicamente correta que pode vir a substituir a refrigeração convencional baseada na compressão e descompressão de fluidos que são nocivos ao meio ambiente”.

Troca de papéis

Um assunto puxa outro, e já que falamos do braço friburguense da Uerj, cabe registrar que o professor Marcelo Verly, funcionário de carreira do IPRJ, estreou ontem, 2, seu novo programa de entrevistas pela TVC, intitulado Visão & Ação 3.0.

Eis uma oportunidade interessante de ver como entrevistador alguém que, ao longo de sua carreira política, foi quase sempre o entrevistado.

Recomendação

Diante da repercussão bastante positiva do espaço que AVS tem aberto a ferroviaristas friburguenses e seu esforço por trazer o trem turístico a nossa região, o Massimo se permite fazer uma recomendação literária.

O livro “O Apito do Trem”, do acadêmico e pesquisador ferroviário Ordilei Alves da Costa, presta homenagem a “todos os ferroviários, principalmente aqueles que em tempos idos, para manter o trem andando e servindo, trabalhavam nas vias com sol, chuva, calor ou frio", conforme descrito em sua página de apresentação.

Leitura muito agradável e proveitosa.

Respostas

Quando listou ontem os vencedores do desafio sobre a escada do imóvel onde hoje funciona a Fundação Dom João VI, o Massimo cometeu um pecado imperdoável.

Nossa rainha Elizabeth Souza Cruz, pessoa pela qual o colunista nutre enorme admiração e carinho, havia enviado a resposta, mas o Massimo só viu depois do fechamento da edição.

E, para satisfação maior do colunista, ela não apenas respondeu, como também elogiou a brincadeira.

Aspas

“Aproveito para dar os parabéns pela ideia dos desafios. Sensacional, viu! E quanta coisa emerge no pensamento quando se observa cada foto, como seus detalhes. São, em maioria, os significados do capricho com que se edificou a história de nossa Nova Friburgo. Apreciar as fotos, dos detalhes isoladamente, nos dá a chance de reverenciar a memória dos antepassados, pois todos  tiveram muito gosto e magia para compor o cenário friburguense. Chega a ser poético.”

Pergunta

Embalado, portanto, pelas palavras da doce Elizabeth, o Massimo quer saber: onde o friburguense pode ver esta e outras pinturas de flores, habilmente fotogradas pela maravilhosa Regina Lo Bianco?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.