Leve dois, pague três

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Foto de capa
Festa Tropical — No próximo sábado, 18, a 22ª edição da Festa Tropical do Nova Friburgo Country Clube dará início à programação dos festejos pelos 60 anos do NFCC. Novamente realizada no parque aquático do clube, a festa já tem quatro atrações confirmadas: o grupo Melanina Carioca, a banda friburguense Braza Beat, e os DJs Cris K e Bruna Petribú. O evento terá início às 22h30, e todos os setores serão cobertos. AVS dará mais detalhes sobre a festa na edição de amanhã, 17.

Para pensar

“Escute cem vezes, pondere mil e fale apenas uma vez.”

Provébio turco

Para refletir

“Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.”

Dalai Lama

Isca de clique

No contexto informativo atual, a imensa maioria dos comunicadores direciona seu agenda setting - no jargão jornalístico, o conjunto de critérios que apontam o que é ou não é notícia - unicamente pensando na quantidade de cliques que determinado assunto é capaz de gerar.

E é claro que este tipo de orientação não se manifesta apenas na escolha do que é noticiado, mas também na forma como tal notícia é veiculada.

Leve dois, pague três

Assuntos como a apuração de irregularidades no repasse de recursos à Região Serrana na esteira da tragédia climática de 2011, a expectativa em torno da realização de concursos ou até mesmo a homenagem ao ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, indicado para receber a Comenda Barão de Nova Friburgo na próxima cerimônia de entrega dos títulos de cidadania, têm sido tratados assim, de maneira sensacionalista, como mera isca de cliques, por alguns velhos comunicadores conhecidos pela autoexplicativa alcunha de “dinheiristas”.

Leviandade

Na maioria das vezes, o leitor apenas recebe menos do que o prometido.

Em alguns casos, contudo, o prejuízo informativo pode ser irreparável.

Em respeito à dor de familiares, o colunista abre mão de citar alguns dos exemplos mais recentes ocorridos em nossa cidade.

Renovação

A renovação na Secretaria de Saúde, por exemplo, é o tipo de notícia cujo verdadeiro teor só será conhecido no futuro.

As explicações são obviamente protocolares, mas um homem muito sábio disse certa vez que “é pelos frutos que se conhece uma árvore”.

Deixemos que eles se apresentem, portanto.

Tragédia

E já que falamos em matérias de apelo emocional, há que se acompanhar com atenção as investigações da Operação Lava Jato a respeito dos recursos emergenciais direcionados à Região Serrana a partir de 2011, bem como às obras de reconstrução ou proteção realizadas (ou apenas prometidas) desde então.

Justiça

Quem acompanhou de perto e com isenção os trabalhos da CPI e da Comissão Processante em 2011 e 2012 sabe bem que muitas irregularidades foram devidamente comprovadas, e deve se lembrar que o próprio desespero com que tentou-se impedir os trabalhos deixou claro que havia muita coisa errada, e muita gente comprometida.

A rigor, para quem tem a consciência pesada, aquele temporal jamais terminou, e deve apertar mais nos próximos dias.

Presente e passado

O Massimo registrou, durante o processo de aprovação do novo Regimento Interno da Câmara Municipal, a forma elegante como diversos vereadores do presente fizeram questão de lembrar nomes da legislatura passada que deram contribuições pessoais a este esforço coletivo.

Pois bem, na sessão ordinária desta terça-feira, foi a vez de uma voz da turma passada retribuir a gentileza.

Aspas (1)

“Sirvo-me desta para congratular e expressar a minha satisfação ao ver a reforma do Regimento Interno da Câmara concluída e aprovada. Sou testemunha do esforço e empenho do vereador professor Pierre na consecução de tal empreitada. Foram horas e horas de trabalho e de pesquisa para encontrar a melhor forma de expressar as regras que delineiam a atividade dos vereadores em consonância com as melhores práticas que devem ser observadas numa Casa Legislativa.”

Aspas (2)

“A colocação da matéria para discussão e votação no início da legislatura foi estratégia feliz, pois dará ao quadriênio a possibilidade de aplicar as novas regras sem sobressalto. Uma iniciativa de tal envergadura deve ser aplaudida. Parabenizo pelo esforço, empenho e resultado obtido. Estendo os meus cumprimentos ao conjunto dos vereadores, desejando sucesso nas suas ações.”

O ofício é assinado pelo ex-vereador Cláudio Damião, e foi lido durante a sessão.

Visitando (1)

O chefe do Legislativo friburguense, vereador Alexandre Cruz, segue sua rotina de encontros com a finalidade de aproximar a Câmara Municipal da sociedade organizada.

Na tarde de terça-feira, 14, ele  cumpriu agenda de visitas oficiais e diplomáticas ao Poder Judiciário do município.

Visitando (2)

O presidente foi recebido pelo titular do Juizado Especial Federal de Nova Friburgo, Juiz Elmo Gomes de Souza, num encontro que também  contou com a presença do procurador da Casa Legislativa, Rodrigo Ascoly.

No mesmo dia, o presidente fez uma visita de cortesia ao Juiz de Direito do Trabalho, Derly Mauro Cavalcante da Silva.

Aspas (2)

“Nosso objetivo é colocar o Poder Legislativo à disposição da Justiça e estabelecer um diálogo aberto e permanente sobre os assuntos de interesse da comunidade que passam pelo Poder Judiciário. Sabemos que estes órgãos têm muito a contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade,” argumentou Alexandre.

As próxima visitas serão aos membros do Ministério Público e da OAB de Nova Friburgo.

Adiou

O 11º Batalhão de Polícia Militar informa que foi adiada por motivos administrativos a cerimônia que pretende homenagear os policiais que se destacaram no exercício de suas funções ao longo do quarto trimestre de 2016.

A nova data para a realização do evento ainda não foi divulgada pela corporação.

Explicado

O Palácio Barão de Nova Friburgo explicou o porquê do adiamento da licitação relacionada ao carnaval, registrada na edição do jornal, ontem, 15.

Basicamente, a iniciativa privada irá arcar com os custos da estrutura.

AVS publica nesta edição matéria com os detalhes, confere lá na página 3.

Exemplo

Conforme antecipado pela coluna, diversos membros da família IPRJ compareceram ao hemocentro do Hospital Raul Sertã na manhã desta quarta-feira, 15, para doar sangue.

O Massimo publica com gratidão a foto dos voluntários.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.