Legislativas

segunda-feira, 03 de abril de 2017
Foto de capa
Desafio do Massimo — E aí, caro leitor, você conhece bem Nova Friburgo? Nos próximos dias, de vez em quando, a coluna irá publicar imagens de pontos específicos da cidade, para que os amigos digam onde é. Começando hoje, com o clique do amigo Henrique Pinheiro. E aí, o que estamos vendo na imagem que ilustra a coluna de hoje?

Para pensar

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”

Platão

Para refletir

“É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem.”

Heródoto

Legislativas (1)

Para começar a nova semana, nada melhor do que dar tratamento a algumas reminiscências da semana que passou.

Além dos temas já abordados na última coluna, a sessão da Câmara Municipal realizada na última quinta-feira, 30 de março, também reservou a aprovação de requerimento de informação elaborado pela comissão de direito do idoso.

O documento pediu a lista de subvenções da Prefeitura, quais as que foram efetivamente pagas em 2017, e também perguntou se há previsão de pagamento das restantes.

Legislativas (2)

Também foram aprovadas duas indicações legislativas.

A primeira, elaborada pelo vereador Alcir Fonseca, solicitou a criação do Centro Social de Apoio às Gestantes.

Já a segunda, do vereador Professor Pierre, reuniu sugestões para que a Prefeitura atue de modo a viabilizar que Nova Friburgo seja enredo no grupo especial do Rio de Janeiro no ano do bicentenário.

Legislativas (3)

O plenário também aprovou requerimento apresentado pelo vereador Johnny Maycon, a fim de que seja encaminhado ao Senado Federal um manifesto pelo fim do foro privilegiado.

Por fim, a Câmara aprovou requerimento do vereador Nami Nassif para que a sessão do dia 27 de abril seja de debate específico sobre a cobrança de água e esgoto no município.

Um encontro que deve ser especialmente interessante para a população de Conselheiro Paulino.

Pela boa política

Eis uma dica para quem atua na política e pretende prestar um bom serviço.

Em janeiro deste ano a jornalista Luanne Moliari e os publicitários Raphael Leão e Monique Miranda, todos com mais de dez anos de experiência, criaram a empresa One 2 One Comunicação & Branding, para atuar justamente no marketing político, atendendo a Nova Friburgo e região.

Mostra instrumental

O Teatro Irmã Sania Cosmelli será palco para a Mostra Instrumental de Nova Friburgo na próxima quinta-feira, 6, a partir das 19h.

Para quem gosta da boa música instrumental autoral, é certamente um programa imperdível.

O teatro, contudo, oferece apenas 200 lugares.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos no Café Português, na Praça Getúlio Vargas 133.

Dialogando

Dando sequência à sua busca por aproximar o Legislativo da sociedade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, visitou nesta segunda-feira, 3, as sedes friburguenses do Sesi e do Senai.

Na primeira, Alexandre foi recebido pela gerente operacional, Katia Polo.

Na segunda, pelo coordenador de educação profissional, Gil Mairon.

Curiosidade

A notícia é velha, mas voltou a circular recentemente pela ação das redes sociais.

O cineasta Woody Allen listou, em 2011, os cinco livros que mais o influenciaram em toda a vida.

E incluiu o clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, entre eles.

Influência visível

Até aí, tudo bem.

A despeito de nossa “síndrome de vira-latas”, a verdade é que a obra em questão merece mesmo estar no panteão da Literatura mundial, sem qualquer favor.

Ademais, é possível ver muitas similaridades entre a narrativa machadiana e a montagem de “Noivo neurótico, noiva nervosa”, por exemplo.

Verdade ou mito?

O Massimo, contudo, aborda o assunto porque há indícios consistentes de que Brás Cubas possa ter sido concebido aqui em Nova Friburgo, durante o período em que Machado esteve na cidade tratando de sua saúde.

A cronologia, é fato, corrobora essa suspeita.

No embalo da excelente matéria publicada recentemente por AVS a respeito dos mitos friburguenses, o colunista pergunta: alguém tem mais informações sobre a veracidade desta história?

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.