Colunas
Justiça nega pedido de reabertura do Teleférico
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Eloise Yamashita
veste Chow
PARA PENSAR:
"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário”
Fernando Pessoa
PARA REFLETIR:
"A maioria das verdades fundamentais da vida parece absurda da primeira vez que as ouvimos”
Elizabeth Goudge
TELEFÉRICO
Ainda não foi desta vez.
A juíza da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles, em decisão proferida esta semana, não aceitou o pedido de liberação para que o Teleférico, principal atração turística do município, volte a funcionar.
A magistrada não acatou o laudo favorável à empresa feito pela Defesa Civil de Nova Friburgo atestando a segurança das torres.
Como se sabe, o empreendimento está fechado desde a tragédia de 2011.
SEGUE...
A juíza Paula Teles, antes de tomar qualquer nova decisão sobre o Teleférico, determinou que a empresa dona do empreendimento apresente vários outros laudos técnicos.
A saber: laudos de engenharia estrutural, engenharia em estruturas metálicas, engenharia mecânica, engenharia elétrica, mecânica de solos e hidrologia.
Todos, logicamente, feitos por profissionais gabaritados.
E AINDA
A magistrada elogiou o alto gabarito do perito Tacio Mauro Pereira de Campos — membro do núcleo de geotecnia ambiental da PUC-Rio e doutor em Mecânica dos Solos pela Universidade de Londres —, que em recente laudo também anexado ao processo judicial atestou a segurança da encosta onde está instalado o empreendimento.
Ela, porém, entende que ainda "existem questões relativas a problemas de drenagem na vertente do Suspiro, que requerem tratamento adequado”.
Por isso solicitou os novos laudos.
A PROPÓSITO
A juíza Paula Teles trata o pedido de liberação do Teleférico com extrema cautela.
Na sentença, ela destaca que "desinterditar o Teleférico significa dizer à população que o Teleférico é seguro e não é isso que o laudo pericial [do especialista da PUC-Rio] afirma”.
Ou seja: devagar com o andor que o santo é de barro.
NO MAIS...
A juíza Paula Teles não fechou questão sobre a possibilidade de vir a desinterditar o Teleférico, "desde que realizadas as manutenções/reparos apontados no laudo”, destaca.
E a execução desses serviços está desde já autorizada.
ABAIXO-ASSINADO
Na semana passada, quando a coluna publicou em primeira mão a notícia de que a Autran inverteria novamente a mão da Rua Ariosto Bento de Mello, o Massimo disse que, quando a medida foi adotada no passado, motivou muitas queixas dos comerciantes da via.
Dito e feito.
A inversão começou a valer na última segunda-feira, 15, e comerciantes da Ariosto estão insatisfeitos.
Anunciam que farão abaixo-assinado protestando.
A conferir.
SEGUE...
Como era esperado, comerciantes da Ariosto Bento de Mello querem entregar ao prefeito o abaixo-assinado contra a inversão da mão da via.
No documento questionarão o fato de não terem sido ouvidos antecipadamente e que a mudança prejudica as vendas na rua que, segundo eles, já está no fundo do poço.
VISITA
Desta vez, cumpriram a promessa.
O secretário estadual de Ambiente e a presidente do Inea estiveram ontem, 16, em Nova Friburgo.
Carlos Minc e Marilene Ramos vieram vistoriar as obras de recuperação ambiental dos rios Bengalas e Córrego Dantas, recentemente iniciadas com recursos federais.
VÍCIO
Centenas de jovens católicos de vários cantos do planeta, como se sabe, estão em Nova Friburgo participando da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude, no Rio.
Chama a atenção um hábito de vários deles.
Creiam: é impressionante como muitos estão sempre com um cigarro — hora na mão, hora na boca.
Assim certamente o Papa Francisco não gosta!
ACIDENTE NA SERRA
Parece notícia comum, tamanha a quantidade de registros semelhantes: um acidente entre um veículo de passeio e um caminhão fechou ontem de manhã a RJ-116.
Desta vez, o acidente aconteceu no km 46, na localidade de Castália, em Cachoeiras, próximo ao pedágio.
Os seis feridos — resgatados pelas equipes da concessionária da rodovia e pelos bombeiros — foram atendidos no hospital do município vizinho.
AGENDA POSITIVA
A assessoria de comunicação da Prefeitura está fazendo um levantamento completo das obras realizadas pelo governo municipal no primeiro semestre.
Segundo a assessoria, foram 750.
A intenção é divulgá-las ao público para mostrar que a Prefeitura está trabalhando.
PONTO DE VISTA
A Câmara entrou em recesso e só retoma as sessões no plenário em 1º de agosto.
Vários vereadores consultados pela coluna avaliam que os trabalhos legislativos merecem o conceito "regular”.
A maior queixa deles, vejam só, é o excesso de vereadores na Casa que, segundo dizem, tumultua o ambiente, impedindo que o serviço deslanche.
É. Pode ser.
PRATO TÍPICO
O boa-praça Tasso Ferreira Freire, salve ele, mostrará hoje, 17, seus dotes culinários no Bar América, na famosa Quarta Gastronômica.
Vai preparar para os fregueses um prato típico do Maranhão: camaroada com arroz de cuxá.
Quem já experimentou, adorou.
Às 20h.
PONTO FINAL
De Maquiavel: "Para dizer o que vai acontecer, é preciso entender o que já aconteceu”.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário