Jogo pesado

quinta-feira, 02 de agosto de 2018

Para pensar:

“Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos;
E para mais me espantar
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.”
Luís de Camões

Para refletir:

“Nessas eleições tem vice descartando presidente.”

Professor José Tadeu, patrimônio da educação e da herança africana de Nova Friburgo

Jogo pesado

Os leitores habituais da coluna certamente irão se lembrar que em dezembro do ano passado noticiamos que o vidro traseiro do automóvel do vereador Professor Pierre sofreu um impacto cuja natureza passava a ser investigada pela polícia.

Pois bem, pouco menos de oito meses depois, a coluna teve acesso ao resultado daquela apuração.

Confirmação

O laudo 859/17, emitido pelo Serviço de Perícia Criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) em Nova Friburgo admite, após longa exposição de argumentos, “a ocorrência de avaria compatível com as provocadas por impacto de projétil de arma de fogo com a presença de rupturas radiais, iniciadas a partir do ponto de impacto. Sem registro de transfixação.”

Desdobramentos

A partir deste laudo já foi aditada a instauração de inquérito policial, por requisição do Ministério Público, com base em ocorrência identificada como “tentativa de homicídio provocada por projétil de arma de fogo”.

O caso vem sendo tratado dessa forma.

Aspas

“É lamentável que o combate à corrupção possa ter redundado numa ação de atentado à minha vida. É muito triste ter que dispor de recursos e meios próprios para poder se proteger, e infelizmente passar por uma situação como essa, na qual, se eu não estivesse num carro blindado, poderia não estar mais aqui. Para quem achou que eu estava exagerando ao adotar este tipo de proteção a partir da orientação de especialistas, hoje fica constatado que não foi nenhum exagero. A prova está aí.”

Segue

Pierre não se surpreendeu com o resultado das análises.

“Mesmo antes do laudo, muitos policiais já estavam falando comigo que era tiro, e a informação acabou se confirmando. É uma pena a gente ter que se sujeitar a esse tipo de situação, e ainda ouvir de algumas pessoas que ‘isso é problema seu’, quando tudo isso é fruto de um interesse coletivo.”

Parênteses

Como se vê, o vereador está convencido de que o episódio se deu em resposta à sua atuação parlamentar.

Um cenário certamente possível, não apenas pelo exemplo posterior do que ocorreu com a também vereadora carioca Marielle Franco, do mesmo partido, mas também pelo histórico de atuação fiscalizatória que rendeu a Pierre diversas ameaças ao longo da última década.

Esperar

A hipótese é naturalmente muito séria e perturbadora.

No entanto, não seria correto se antecipar aos fatos.

Obviamente tudo isso será investigado, e há que se confiar no trabalho das autoridades competentes.

Embargos

Dias atrás a coluna informou que tem várias notícias sob embargo, aguardando a devida autorização para que possam ser publicadas.

Esta, naturalmente, era uma delas.

Outras virão em breve.

Bolsonaro na serra

Na próxima terça-feira, 7, o deputado estadual Flávio Bolsonaro, pré-candidato ao Senado Federal pelo PSL, sobe a serra e se reúne em Nova Friburgo com autoridades e empresários dos 14 municípios que compõem a Região Serrana.

Políticos locais, exercendo mandato ou não, também foram convidados.

O encontro será realizado às 10h, na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF).

Respostas

Logo após o fechamento da coluna de ontem, 1º, o Massimo recebeu mensagem enviada pela leitora Moema Celles, identificando corretamente o casario no Centro de Amparo, tema de nosso mais recente desafio fotográfico.

A coluna registra o acerto com satisfação.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.