Jeito errado

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Para pensar:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares."

Fernando Pessoa

Para refletir:

"Saber exatamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo."

Victor Hugo

Jeito errado

O plenário da Câmara, em atitude bastante rara, rejeitou a proposta de audiência pública protocolada pelo vereador Johnny Maycon.

O objetivo da reunião era "debater com a sociedade friburguense, com a participação de diversas representações e representantes do Executivo municipal, acerca da origem dos recursos e gastos relativos aos festejos em comemoração aos 200 anos do município de Nova Friburgo."

Opinião (1)

O colunista já manifestou o entendimento de que protestos no dia 16 de maio podem atrapalhar mais do que ajudar, e reduziriam a razão de quem está cheio de motivos para reclamar.

O momento, afinal, é de plantar boas sementes e aproveitar a visibilidade para melhorar nossa imagem externa.

De acordo.

Opinião (2)

Por isso mesmo o colunista entende que a postura da base de governo diante da proposta de audiência pública foi um infeliz tiro no pé.

Afinal, é justo que a população tenha acesso a todas as informações envolvendo os altos custos dos festejos, até mesmo como forma de reduzir eventuais desconfortos e a pressão por protestos.

Afinal de contas estamos numa democracia, ao menos na hora de pagar as contas.

Na estrada

E já que falamos na Câmara Municipal, ela realiza hoje, 26, a primeira sessão itinerante de 2018.

O encontro está marcado na sede da banda Euterpe Friburguense, na avenida de mesmo nome, 53, no horário de sempre, 18h.

Formato mantido

Como de hábito, após a leitura dos trabalhos, líderes comunitários ou representantes dos moradores podem fazer uso da tribuna para expor necessidades locais.

Ao fim de cada encontro será elaborado um documento com as principais reivindicações, o qual será remetido em seguida ao Poder Executivo.

Tarde solidária

Nesta quinta-feira, 26, das 14h às 16h30, o Teleférico de Nova Friburgo promoverá um evento especial para a entrega dos donativos arrecadados durante todo o mês de abril à Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape).

Na ocasião, moradores e turistas que queiram subir o primeiro estágio do ponto turístico, entre a Praça do Suspiro e o mirante, poderão fazê-lo mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e, de quebra, participar da festa.

 Além de show de mágica, haverá aula de zumba e roda de capoeira. Todas as atrações são gratuitas.

Friburgo F.C.

Hoje, 26, é dia de nostalgia para muitos daqueles que viveram os tempos de glória do futebol em Nova Friburgo. Os presidentes do conselho diretor do Nova Friburgo F.C., Luiz Fernando Bachini, e do conselho deliberativo do clube, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca, avisam que logo mais, às 18h, será realizada a Solenidade de Recordação dos 104 anos do extinto Friburgo F.C.

O encontro, que será marcado pela saudade de grandes astros do nosso futebol, acontecerá na sede social do Nova Friburgo F.C, na Rua José Eugênio Muller, 75, no Centro.

No evento, seis personalidades representativas do saudoso clube rubro serão homenageadas, merecidamente.     

Polo cervejeiro (1)

O plenário da Alerj aprovou nesta terça-feira, 24, em segunda discussão, o projeto de lei 3.308/17 que cria o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo, com o objetivo de consolidar a região como produtora de cerveja e chope artesanal.

A proposta - que tem entre seus autores os deputados de maior ligação com Nova Friburgo, Wanderson Nogueira e Comte Bittencourt - segue agora para apreciação do governador Luiz Fernando Pezão, que tem 15 dias para decidir pela sanção ou pelo veto.

Polo cervejeiro (2)

Outro objetivo do projeto é a apresentação de medidas que ajudem a desenvolver o turismo e a indústria local.

Um calendário de eventos deverá ser criado para que os produtores de cervejas artesanais possam ter visibilidade.

Da mesma forma, terá de ser estabelecido o Festival Anual da Cerveja Artesanal, realizado preferencialmente no mês de maio.

Se sancionado, o polo vai abranger 12 municípios da região. 

Veja reportagem completa da colega Karina Knust sobre este assunto na página 12 desta edição. 

Aspas (1)

“A cidade de Nova Friburgo já é conhecida pela produção de cervejas artesanais. Essa proposta é importante para dar destaque a outros municípios da região, como Santa Maria Madalena e Duas Barras, que também têm uma alta produção de cerveja artesanal. O objetivo é aumentar o turismo e impulsionar a economia da região”, destacou Wanderson Nogueira.

Aspas (2)

“Pretendemos consolidar a região como produtora de cerveja e chope artesanal e dar mais projeção aos produtos locais, através da criação do calendário de eventos. O polo vai abranger doze municípios próximos a Nova Friburgo, como Duas Barras, Bom Jardim, Carmo e São Sebastião do Alto.  A geração de mais empregos e de renda nos municípios é um dos caminhos mais eficazes para a superação da crise econômica que atinge o Rio de Janeiro”, defendeu Comte Bittencourt.

Crédito

Desde que assumiu seu primeiro mandato, em 2013, o vereador Zezinho do Caminhão vem tendo sua atuação pautada pela assiduidade.

Encerrou vários anos com 100% de presença em sessões, e efetivamente cumpre horário no gabinete, o mesmo valendo para sua equipe.

O colunista sabe criticar, mas não abre mão de reconhecer o que merece.

Pit stop

Justamente em razão deste comprometimento, o afastamento de Zezinho nos próximos dias pode ser considerado uma notícia digna de nota.

Há vários dias o parlamentar vem acusando sintomas cardiovasculares alarmantes, e na noite da última terça-feira, 24, o aviso foi ainda mais claro: havia chegado a hora de dar mais atenção à saúde.

A coluna junta-se aos que torcem por sua pronta recuperação.

Parabéns!

Já faz alguns dias, mas o registro é importante.

No último dia 21 o Loteamento Tiradentes, no distrito de Amparo, comemorou 35 anos de história.

Para celebrar a data, voluntários do coletivo Vozes do Tiradentes e da Associação dos Amigos e Moradores do Amparo (Assamam) organizaram a segunda edição do aniversário da comunidade.

Exemplo comunitário

Mais uma vez o evento foi realizado de maneira totalmente colaborativa, refletindo a força da mobilização que aquela comunidade alcançou.

Os próprios moradores doaram os ingredientes para o bolo e o cachorro quente, e também ofereceram atividades para as crianças e sortearam brinquedos.

Os adultos, por sua vez, puderam checar a pressão arterial e o nível de glicose sanguínea na barraca do Núcleo de Proteção da Defesa Civil do Amparo-Nupdec.

Aspas (3)

"A força da cooperação vem transformando a realidade local, e servindo de exemplo para outras localidades do 4º distrito", avaliou Eroildo Moraes, presidente da Assamam.

Agenda serrana

O juiz federal e professor universitário Wilson Witzel encontra-se em Nova Friburgo cumprindo agenda de dois dias.

Na noite de quarta-feira, 25, ele apresentou palestra aos alunos da Universidade Estácio de Sá sobre o tema "Governabilidade, desenvolvimento, corrupção e ativismo judicial", e hoje, 26, leva a mesma apresentação aos alunos da Universidade Candido Mendes, a partir das 18h30.

No início deste mês Wilson foi apontado como pré-candidato ao governo do estado pelo PSC.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.