Colunas
Intervenção federal
Para pensar:
“Somente uma coisa me fascina: aquela em virtude da qual me sinto livre na sujeição, contente no sofrimento, rico na indigência e vivo na morte.”
Giordano Bruno
Para refletir:
“O maior pecado do mundo é você tirar a alegria de alguém.”
Provérbio iídiche
Intervenção federal (1)
Causou o maior burburinho nas redes sociais sexta-feira, 2, o flagrante de um veículo da Marinha, com fuzileiros navais fortemente armados a bordo, circulando por ruas de Nova Friburgo. Muitas pessoas imaginaram se tratar de alguma operação relacionada à intervenção federal na segurança do estado.
Intervenção federal (2)
A passagem do caminhão está cercada de mistério. O comandante do 11º Batalhão da PM, coronel Eduardo Vaz Castelano, disse que não tinha sido comunicado de nenhuma operação das Forças Armadas na cidade. No Sanatório Naval, militares se disseram impedidos de falar e o único oficial autorizado não estava na unidade militar para comentar o assunto.
Intervenção federal (3)
Através de sua assessoria de imprensa, a Marinha informou no fim da tarde que estava apurando o fato. O Comando Militar do Leste, responsável pela intervenção federal, também foi procurado, mas não se manifestou.
Intervenção federal (4)
Uma fonte da Marinha disse que, por ordens superiores, nenhuma informação poderia ser dada: o assunto era tratado com reserva. Sem se identificar, outro militar comentou que poderia ser tanto um treinamento de rotina, quanto, de fato, um patrulhamento de visibilidade, possivelmente de mapeamento de área, preparatório para a atuação das Forças Armadas em cidades do interior do Estado do Rio, que temem a migração de bandidos da capital, asfixiados pela intervenção.
Hamilton Werneck
Neste sábado, 3, o escritor e conferencista Hamilton Werneck faz palestra em São Paulo para professores do Sistema Poliedro de Ensino. O mestre friburguense aproveita para lembrar o autor e pensador americano Alvin Toffler: “Os analfabetos do século 21 não serão os que não leem ou escrevem, mas, os que não conseguem aprender, desaprender e reaprender”.
Alvin Toffler, falecido em 2016, é conhecido por seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.
Parabéns
O querido amigo e mestre Eloir Perdigão lembra ao Massimo que a tradicional
Igreja Presbiteriana de Olaria está completando 58 anos, e vai celebrar a data ao longo de uma semana inteira, começando neste domingo, 4, e seguindo até o próximo domingo 11, quando às 19h haverá um culto de encerramento.
Dica cultural
Já o amigo Rodrigo Garcia informa que a Tribuna Livre Cultural tem a honra de receber o espetáculo “O sertão na canção” neste sábado, 3, às 20h, na Sala Mário Lago, em frente ao lago de Lumiar.
Inspirado no romance “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa, o trabalho faz uma sinopse cantada do livro.
Imperdível
A apresentação fica por conta de Jean e Joana Garfunkel.
Ele é poeta, ator, cantor e compositor. Em parceria com Paulo Garfunkel já teve músicas gravadas por Elis Regina, Maria Rita, Zizi Possi e outros.
Ela é cantora, contadora de histórias, e pesquisadora da obra de Guimarães Rosa. Em 2016 lançou o disco “Curruíra”.
O trabalho dos dois com literatura e música no MAM-SP rendeu à dupla o Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus 2011.
Ou seja: é imperdível.
Está chegando
Quem não dispensa uma promoção, pode ir se preparando.
A tradicional Fepro vem aí. De 4 a 8 de abril, no Country Clube.
Faltam 30 dias!
Respostas
O colunista fica muito satisfeito com a quantidade de pessoas que têm escrito para enviar respostas ao nosso bom e velho desafio.
Desta vez, os amigos Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Sílvio Poeta, Cláudio Damião, Hélio Souza, Daniel Lage e Eduardo Jácome não perderam tempo e reconheceram a aconchegante capela do Colégio Nossa Senhora das Mercês.
Parabéns a todos.
Pergunta
Mas é claro que o Massimo não ia deixar os leitores sem um desafio para animar o fim de semana, não é?
Pois bem, a foto de hoje é cortesia do parceiro Marcelo Machado, craque que está entre os maiores pontuadores da brincadeira.
E então, os amigos são capazes de dizer onde está este caprichado banquinho?
Boa sorte a todos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário