Colunas
Inovação
Para pensar:
"A inovação é a ferramenta mais forte para o sucesso de uma organização.”
Jardel Melo
Para refletir:
“Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia."
Johann Goethe
Inovação
É sempre uma satisfação quando temos a oportunidade de começar a semana com notícias positivas.
Pois bem, na última sexta-feira, 3, o prefeito Renato Bravo assinou a proposta do Código Municipal de Inovação, cuja relevância a coluna já havia enfatizado anteriormente, bem como a representatividade alcançada a partir de sua elaboração participativa.
A proposta já foi encaminhada ao Legislativo, e a expectativa é de que os vereadores a aprovem logo nas primeiras sessões do ano.
Aspas (1)
Na opinião de Kleber Tavares, empresário do setor de tecnologia de informação, “a aprovação do código municipal de inovação irá proporcionar para as empresas sediadas na cidade oportunidades e incentivos, utilizando viés técnico e financeiro para evoluir seus processos e produtos, aumentando assim seu nível de competitividade”.
Aspas (2)
Já para Cláudio Fernandes, professor do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense e diretor da Agência de Inovação (Agir), “a aprovação do código municipal de inovação de Nova Friburgo será uma conquista da maior importância da sociedade friburguense. A nova lei cria um ambiente seguro para empresários, governo, academia e sociedade investirem no desenvolvimento sustentável de soluções para as demandas de inclusão social, gerando novas oportunidades econômicas e reduzindo o impacto sobre o nosso ambiente”.
Aspas (3)
Por fim, no entendimento de Marcelo Verly, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Nova Friburgo, que teve papel fundamental para a concepção do código, “a construção coletiva do anteprojeto já foi, por si, uma importante inovação: recebemos contribuições importantes de representantes da academia, governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada, exemplificando o poder da integração entre os diversos setores. A expectativa é muito positiva, podendo o Código Municipal de Inovação se constituir como divisor de águas para o desenvolvimento socioeconômico de Nova Friburgo.”
Reconhecimento Merecido
A importância histórica da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, não apenas para Nova Friburgo, mas para a cultura nacional de maneira mais ampla, é obviamente conhecida e reconhecida pelos leitores.
Da mesma forma, sua intensa relação de intercâmbio com Portugal, sobretudo através da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, já rendeu muitos frutos e tem gerado boas notícias nos dois lados do Atlântico.
Prestígio
Assim, não deve surpreender que nossos patrícios estejam tão engajados nas celebrações do sesquicentenário da Campesina, a ponto de várias autoridades terem subido a serra nesta segunda-feira, 6, para tratar do tema.
Basta dizer que entre os presentes ao gabinete da presidência de nossa Câmara Municipal estava o embaixador Jaime Leitão, que atualmente exerce as funções de Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
Com certeza vem coisa boa por aí.
Lista de presenças
Também vieram a Nova Friburgo o presidente da Freguesia de Lorvão, Alípio Rui Fêlix Batista; o presidente da Freguesia de Figueira de Lorvão, Pedro assunção; o representante da Filarmônica Portuguesa, Antônio Mateus da Fonseca; o presidente da Banda de Açores, Lázaro Matos; o vice-presidente da Câmara Municipal de Penacova, João Filipe Martins Azadinho Cordeiro; o vereador da Câmara de Penacova, Luís Pedro Barbosa Antunes; o Vice-Presidente da Filarmônica Portuguesa, Manuel da Silva Santos; e o Presidente do Clube Recreativo Grêmio Português, Olivério Manoel Carvalho.
Mais sugestões
Como seria de se esperar, os convites feitos pela coluna em meio à passagem de ano continuam a ser atendidos pelos leitores, à medida em que o pessoal vai voltando de viagem e a cidade volta a ter uma ocupação mais próxima do normal.
À medida que essas contribuições venham chegando, a gente vai publicando.
Limpeza
“A coluna perguntou o que faltou para ser feito na cidade e eu digo que é cuidado e limpeza. Pagamos IPTU e Foro altos, e no mínimo a cidade tem que ser capinada e limpa. Nas Braunes o mato cresce e quem tem que limpar são os moradores, quem anda nas calçadas se depara com o mato nas beiradas, a limpeza em geral evitaria tantos entupimentos. A prefeitura tem que limpar, colocar placas, fiscalizar, criar um “disque entulhos” 0800. Mas também não adianta limpar se a população tb não se educar. A responsabilidade é de todos, se cada um fizer a sua parte com certeza o resultado será melhor.”
A mensagem é assinada pela fiel leitora Raquel Souza.
Cisterna (1)
Seneca Espinosa, por sua vez, olha para o futuro com ousadia, se permitindo imaginar um projeto arrojado para combater as cheias do Centro.
O colunista, que sempre defende que friburguenses não podem ter medo de sonhar grande (vide o sacrifício dos pioneiros e o que vivemos em 2011), sempre abrirá espaço para essa e outras ideias análogas, por mais difíceis que sejam de se tirar do papel.
Cisterna (2)
“Talvez uma das obras que possa ter impacto mais significativo para controlar as enchentes no centro da cidade (em particular na região da Farinha Filho e Praça Presidente Vargas, que sofrem com as enxurradas oriundas do Bairro Suíço), seja a construção de um ‘piscinão’ subterrâneo, por baixo da Praça Demerval Barbosa Moreira. Através desse piscinão, o enorme fluxo de água que atormenta aquela região há décadas seria contido, eliminando o alagamento daquele local. Esse reservatório seria dimensionado de tal forma que, passadas as chuvas, seu conteúdo seria depois enviado para o Rio Bengalas por bombeamento - o que pressupõe a construção de uma nova rede de galerias para esse extravasamento, seguindo da Praça através da Dante Laginestra e então caindo no rio. Obra cara e complexa - mas que é uma solução moderna que daria fim a um problema antigo naquele local, conforme vários registros históricos.”
Tiradentes
Por fim, a querida Rosemarie Künzel lembra que “a situação do Loteamento Tiradentes, no distrito de Amparo, também requer uma ação mais concreta e imediata para o que aconteceu. Uma comunidade inteira sem acesso para o transporte público é o caos.
Notas fiscais eletrônicas
O serviço de emissão de notas fiscais eletrônicas através do site da Prefeitura está suspenso para manutenção desde 27 de dezembro, com promessa de voltar ao ar nesta segunda-feira, 6. Segundo reclamações de leitores recebidas ao longo do dia, no entanto, o serviço não foi normalizado no prazo prometido, causando grandes transtornos para empresários e comerciantes da cidade. Questionada, a prefeitura emitiu nota disponibilizando um link de acesso (https://rj-novafriburgo-pm-nfs.cloud.el.com.br//paginas/sistema/login.jsf), mas, até a atualização desta notícia, a ferramenta ainda apresentava problemas. A prefeitura garantiu em nota que os serviços disponibilizados no Portal da Transparência estarão normalizados até o fim desta semana.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário