Inovação

sábado, 23 de novembro de 2019

Para pensar:
“A curadoria colaborativa de dados se tornou uma atividade central desta década. Tudo aquilo que fazemos na internet tem influência na memória coletiva. Todos têm este poder, que vem junto com a responsabilidade.”
Pierre Lévy

Para refletir:
“Não importa o quanto você foi longe no caminho errado. Volte para trás.”
Provérbio turco

Inovação
Nova Friburgo será sede, nos próximos dias 29 e 30, do 1º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos da Serra Fluminense.
O evento vai reunir representações de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, do poder público municipal, de empresas privadas e da sociedade civil organizada, servindo de plataforma para a troca de informações, experiências e aprendizados na importante questão da gestão de resíduos sólidos.

Importância
O material de divulgação do encontro lembra que a gestão de resíduos sólidos é um desafio especialmente importante para os países em desenvolvimento, e que a busca conjunta por soluções é importante para que sejam atendidas as regras da Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), que obriga os municípios a elaborarem um Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Desmistificando
A implementação da PNRS evidentemente depende do comprometimento de poder público e população, mas tal união de esforços ainda esbarra em muita desinformação.
A partir dessa percepção, o encontro de inovação busca compartilhar experiências de sucesso e de competências relacionadas à gestão de resíduos de modo a estimular iniciativas que vão garantir uma gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos.
A ideia é mostrar que, além do óbvio impacto ecológico, o PNRS também traz oportunidades para novos negócios e novos setores da economia.

Onde e quando
O evento é aberto à população e será realizado na Câmara Municipal.
Na sexta-feira, 29, a programação começa às 8h30, com a cerimônia de abertura e seguirá até 15h30, quando serão compartilhados relatos de experiências empresariais.
Já no sábado, 30, as atividades serão abertas às 8h30 com uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos e sua relação com a gestão de recursos hídricos, e se encerram a partir das 13h, com a elaboração de uma carta aberta da sociedade sobre Pgirs.
Serão sorteadas composteiras domésticas e ecokits para os participantes.
Inscrições podem ser feitas através da página: http://bit.ly/eigrs2019 .

Esperado
Após algumas semanas de espera, a secretária de Olaria, Priscilla Pitta, finalmente acatou a determinação partidária e apresentou sua carta de exoneração do cargo que exercia desde abril deste ano, e que ainda deve ocupar até o fim deste mês de novembro.
Desde que anunciou o rompimento com o governo Renato Bravo, o Partido Cidadania determinou que seus seis indicados escolhessem se iriam permanecer no governo ou no partido.
Lembrando que algumas dessas indicações eram apenas de função, por se tratarem já de servidores concursados.

Demorou
De fato, a notícia aqui é mais a demora na concretização daquilo que já se sabia há tempos, do que a carta de exoneração em si.
No final da tarde desta sexta-feira, 22, o Palácio Barão de Nova Friburgo informou que o substituto de Priscilla na pasta dedicada às demandas de nosso bairro mais populoso do município é Marcelo Soares.

Sem estrutura
O leitor sabe bem que a coluna mantém uma relação muito produtiva com a empresa de ônibus Faol, dando espaço para demandas e críticas de leitores, para respostas e comunicações por parte da empresa, e também denunciando e criticando atos de vandalismo.
Pois bem, nos últimos dias a direção da empresa tem dividido com alguns contatos na imprensa, via WhatsApp, uma enorme série de dificuldades operacionais, quer sejam causadas pelas chuvas (ou pela falta de estrutura para lidar com elas), por carros estacionados em locais proibidos, por pavimentação precária ou inexistente, e por aí vai.

Carência urgente
Tais situações reforçam no colunista a certeza de que carecemos demais de um verdadeiro plano de mobilidade que identifique e elimine gargalos, situações de risco, problemas crônicos, e aponte intervenções necessárias ou desejáveis a fim de que possamos aumentar a fluidez e a segurança de nossas ruas.
É justo reconhecer que a empresa adaptou-se rapidamente a algumas circunstâncias, mas essa precariedade não pode continuar.
Já passou da hora de tratarmos mobilidade como prioridade em nossa cidade.

Prioridade
Não é razoável que o friburguense médio gaste tanto tempo esperando ônibus, ou preso em engarrafamentos, no deslocamento que faz entre residência e local de trabalho.
Nossas distâncias são geralmente pequenas, e os percursos de maior circulação não apresentam empecilhos naturais à estruturação de ciclovias.
Parece evidente que nossa malha não comporta mais a enorme quantidade de veículos particulares, e esforços para reduzir essa demanda e fortalecer a estrutura são mais do que urgentes.

Seguem as filas
A coluna já informou e fez um apelo por apoio na divulgação, mas pessoas continuam ficando muito tempo em filas, por vezes debaixo de chuva, em busca de realizar o cadastramento biométrico nos cartórios eleitorais.
À população a coluna torna a repetir, portanto, que tal cadastramento ainda não é obrigatório em Nova Friburgo.
Quem quiser se antecipar e fazer, ótimo.
Mas ninguém vai deixar de receber aposentadoria por causa disso, ok?

Desafio
E já que falamos tanto sobre pesquisa e sustentabilidade, a coluna aproveita o embalo e publica, como desafio aos leitores, uma fotografia feita e compartilhada pelo secretário municipal de ciência e Tecnologia, Marcelo Verly.
E então, os amigos conseguem reconhecer este espaço tão importante para Nova Friburgo, tanto no passado quanto no presente - e certamente para o futuro?
E aqui vai um comentário adicional: quem ainda não conhece este espaço, precisa conhecer.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.