Inevitável

quarta-feira, 05 de setembro de 2018

Para pensar:

“Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade.”

Gabriel García Márquez

Para refletir:

"Escrever é sempre esconder algo de modo que mais tarde seja descoberto.”

Italo Calvino

Inevitável

Bom, a coluna não tinha a intenção de falar hoje sobre Saúde, tendo dado mostras na edição de ontem do enorme abismo existente entre aquilo que se diz/mostra, e aquilo que se faz longe das vistas da população.

Mas, pelo visto, não teremos escolha.

Ciranda

Christiano Huguenin deixou a Secretaria de Saúde, para agora emprestar sua inesgotável expertise à Casa Civil.

E em seu lugar deixou a também advogada Tânia Trilha, a princípio em caráter interino.

A saída era esperada, como a coluna de ontem deixou claro.

O destino, nem tanto.

Ensaiado

A coluna pode acrescentar que Huguenin chegou a ensaiar a entrega do cargo na semana passada, mas recuou, possivelmente diante das notícias de que o contrato emergencial para fornecimento de alimentação hospitalar estava sendo investigado pela Polícia Federal.

Obviamente iria pegar muito mal sair sob tais circunstâncias.

Como de fato pegou.

Insustentável

Olhando em retrospecto, as passagens do ex-secretário de Governo e do agora ex-secretário de Saúde pela administração municipal fazem lembrar a de Gengis Khan pelas planícies europeias.

Nos dois casos a permanência nos respectivos cargos tornou-se insustentável, para além de qualquer justificativa que se possa fabricar.

E os próximos dias vão revelar muitas coisas a esse respeito.

Cíclico?

Tal como os pergaminhos do cigano Melquíades, do maravilhoso livro “Cem anos de solidão”, as lendas antigas dos primeiros habitantes do Morro Queimado parecem dialogar com o presente, e tudo que vivemos por aqui.

Embora, claro, qualquer semelhança com a realidade seja mera coincidência.

Lenda antiga

Conta uma dessas lendas que, muitos milênios atrás, numa galáxia muito distante, certo rei havia sido questionado em função de descalabros cometidos por duas de suas conselheiras mais próximas, responsáveis por administrar as poções que mantinham o reino saudável.

E foi justo nesse momento de fragilidade que um conselheiro de outra atribuição foi apresentado como possível solução para o problema.

Mera coincidência

Contudo, tão logo acumulou a nova função, o conselheiro se dedicou a reunir informações que pudessem causar desconfortos ao rei.

E, de posse desse material, passou a demandar privilégios cada vez mais gulosos.

Acumulou cargos durante vários meses, conseguiu emprego para uma quantidade infame de pessoas, passou a fazer a própria prestação de contas e a escolher onde iria trabalhar, enquanto se articulava para suceder o próprio rei.

Inevitável

Em sua sede de poder, no entanto, o conselheiro caiu na tentação de se achar mais esperto do que de fato era.

E, claro, acabou tendo o destino reservado a todos aqueles que apostam seguidas vezes na falta de inteligência alheia.

Mas, claro, tudo não passa de uma lenda esquecida, sem qualquer conexão com a realidade.

Pesos e medidas (1)

Um dos grandes bafafás recentes em Nova Friburgo foi a apreensão, pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), de uma ambulância utilizada pela Cruz Vermelha em nossa cidade.

Pois bem, a todo o sensacionalismo que já foi feito a respeito do episódio, a coluna pode acrescentar uma informação que certamente terá desdobramentos futuros: uma denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público, aparentemente bem documentada, indicando a retirada, num domingo e sem qualquer pagamento, de veículo apreendido pela secretaria.

Pesos e medidas (2)

A se confirmar tal denúncia, estaríamos diante de um caso clássico de dois pesos e duas medidas, entende?

O tempo dirá.

Concessão

E já que o assunto é transporte, a coluna aproveita o gancho para fazer dois registros importantes.

O primeiro é que a Câmara Municipal de Nova Friburgo realiza nesta quarta-feira, 5, audiência pública para debater com a população o projeto de lei 431/2018, que autoriza a prefeitura a licitar a concessão do transporte público na cidade.

A reunião, requerida pelos vereadores Professor Pierre e Zezinho do Caminhão, acontece no plenário da Casa Legislativa, a partir das 18h.

Hora de dialogar

Audiência semelhante já havia sido solicitada pelo coletivo “200 anos pra quem?”, e a participação popular é importante.

Até mesmo para compreender o ponto a que a atuação da Secretaria de Governo nos trouxe.

Foram convidados para o encontro membros do Poder Executivo, representantes do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Estadual.

Aspas

“É muito importante a participação dos usuários do transporte público, associações de moradores e cidadãos em geral. A finalidade da audiência é discutir as sugestões apresentadas para melhoria do serviço que será licitado”, argumentou o vereador Professor Pierre.

O projeto de lei enviado pelo Executivo deve ser votado na próxima semana.

Primeiro de muitos

Já o segundo registro diz respeito ao valente Clube do Trem de Nova Friburgo, que no dia 22 de agosto completou um ano de atividades, com muita credibilidade, muita paixão, e muitas atividades para justificar sua existência.

Ao longo dos próximos dias a coluna - que é entusiasta do Clube desde antes de sua fundação - abrirá espaço para dar publicidade a algumas destas ações.

Rota política

O candidato ao governo do Estado do Rio pela coligação PDT/PSB, Pedro Fernandes, cumpre agenda hoje, 5, em Nova Friburgo.

Às 19h, após visitar Macuco, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras e Bom Jardim, o candidato é esperado na Rua Maximilian Falck, no Bairro Ypu.

A agenda também prevê a presença da candidata à vice-presidência, senadora Katia Abreu.

Agenda cheia

Dias atrás a coluna registrou que os friburguenses que ficarem por aqui no feriado terão a oportunidade de ir ao lançamento do segundo livro de Ilona Szabó, nesta quinta-feira, 6, no auditório da CDL a partir das 18h30.

Mas a agenda de eventos na cidade não fica por aí.

Jazz e Blues

Entre os dias 6 e 9, portanto de sexta a segunda, será realizado o Fri Jazz e Blues Festival, simultaneamente em São Pedro da Serra e Lumiar, com diversas atrações locais e de fora.

O programa é imperdível para os amantes da boa música que optarem por ficar na cidade, até mesmo porque o festival conta com a credibilidade do músico Ismael Carvalho, não apenas nos palcos, mas também na produção.

Setentona

Por solicitação do presidente da Câmara, vereador Alexandre Cruz, o Legislativo municipal realiza sessão solene em comemoração aos 70 anos de fundação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Saudade, no próximo dia 10.

Certamente será uma sessão animada!

Respostas

Diversos leitores se arriscaram a responder o desafio diferente, publicado pela coluna na edição de terça-feira.

A querida Raquel Souza perguntou se o luto manifestado através das bandeiras seria em honra ao ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, ao passo que Manoel Pinto de Faria e Gilberto Éboli concluíram (corretamente) que se tratava de um luto de caráter internacional.

Também escreveu o ex-vereador Cláudio Damião, arriscando ser algo ligado à tragédia de 2011.

Segue

De fato, havia poucas referências na imagem que pudessem dar pistas aos leitores a respeito da ocasião.

A coluna, todavia, pode informar que a imagem foi feita em 2005, num momento em que boa parte do mundo chorava a morte do Papa João Paulo II.

Parabéns a todos.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.